Agenda do Curso
-
PROGRAMA ETOLOGIA -1º SEMESTRE 2017
Vera Silvia Raad Bussab e Patrícia Izar
-
Apresentação do curso (13/03)
Composição da média final em Etologia:
(0,2 x Média das provinhas) + (0,2 x P1) + (0,2 x P2) + (0,4 x Trabalho)
IMPORTANTE: para a aprovação, é necessário obter, no mínimo: média 5,00 na parte teórica (Provinhas, Prova 1 e Prova 2) e média 5,00 na parte prática (Apresentações e trabalho escrito).
-
1a. aula - A abordagem etológica (20/03 – 8:00-10:00h)
a) Pontes, FAR, Izar, P. O estudo das relações sociais sob a perspectiva etológica. In: Temas Pertinentes na Construção da psicologia contemporânea. Belém: Editora Universitária UFPA, 2005, p. 65-71.
b) Carvalho, AMA. Etologia e Comportamento social. In: Psicologia, reflexões (im)pertinentes. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1998. p. 195-205.
10:00 às 12:00h – Aula prática
-
2a. aula - O apego humano: a abordagem etológica (27/03)
a) Bussab,V.S.R. (2005) A complexidade da vinculação afetiva humana: reflexões sobre a contribuição da Etologia. Em A. Garcia, RS Tokumaru & EB Borlotti (orgs). Etologia: uma perspectiva histórica e tendências contemporâneas.
b) Bowlby (1984a) Apego. Martins Fontes - A teoria do impulso secundário (p. 226-239).
c) Konner, M.J. (1981) Etologia de um povo que vive da caça e de coleta. Em Blurton Jones (1981) Estudos etológicos do comportamento infantil. Pioneira, (295-315).
10:00 às 12:00h – Aula prática
-
3a. aula - Causa e função: o adaptativo e o patológico (03/04)
a) Bowlby (1984a) Apego. Martins Fontes - Função do comportamento instintivo (p.133-143) (p.239-243).
b) Bowlby (1984b) Separação. Martins Fontes - Postulados básicos da teoria de angústia e medo (p.85-94).
c) Bowlby (1984b) Separação. Martins Fontes - Formas de comportamento indicativas de medo (p.95-104).
d) Hrdy,S.B. (2001) A Mãe Natureza: uma visão feminina da Evolução. Ed. Campus. cap. 17 – “A salvo do quê” ou “a salvo de quem”? (pp 427-437).
10:00 às 12:00h – Aula prática
-
10/04 – FERIADO SEMANA SANTA
-
4a. aula – Os tipos de apego, conflito e ansiedade (17/04)
a) Bussab, V.S.R. (2003) Afetividade e interação social em crianças: perspectiva Psico-Etológica. Tese de Livre Docência, IPUSP (tópicos extraídos da parte 2; pp. 35-45).
b) Bowlby (1984b) Separação. Martins Fontes - Apego com angústia e fobias da infância (pp.277-301).
c) Bussab, V.S.R. (2002) Nas malhas do apego: natureza, cultura e desenvolvimento humano. Em SAS Leite (org), Cultura, cognição e afetividade. Casa do Psicólogo. Pp – 11-25.
10:00 às 12:00h – Escolha de temas de trabalho para prática da segunda unidade
-
24/04: PRIMEIRA PROVA
-
01/05 – Recesso: feriado Dia do Trabalho
-
08/05 – Semana de Psicologia
-
5ª aula - Comportamento inato: Estímulos Sinal; Padrão Fixo de Ação; Ritualização (15/05)
a) Otta, E. (1994). O sorriso e seus significados. Petrópolis: Vozes. Cap. 1 - O sorriso do bebê ou de como dois pontos podem bastar, pp. 13-28. Cap. 4 – A herança primata: Natureza versus Cultura, pp. 55-77.
b) Carvalho, A.M.A. (1998) Etologia e Comportamento Social. Em Psicologia, reflexões impertinentes. Pp. 212- 222.
10:00 às 12:00h – Aula prática
-
6ª aula - Dicotomia Instinto versus Aprendizagem e Superação da Dicotomia (22/05)
a) Bussab, V.S.R.; Ribeiro, F.L.R. & Otta, E. (2004) Inato vs. adquirido: a persistência da dicotomia.
b) Seligman, M. E. P. & Hager, J. L. Biological boundaries of learning. Nova York: Appleton-Century-Crofts, 1972. Cap. 1 Introdução, pp. 1-6. (Tradução condensada: Limites à aprendizagem, pp. 6-11).
10:00 às 12:00h – Aula prática
-
29/05 – MESA REDONDA 1
-
7ª aula –Pexe oxemoarai – (Vamos brincar?) a brincadeira das crianças Parakanã (05/06)
a) Gosso, Y. & Otta, E. (2003) Em uma aldeia Parakanã. Em Carvalho, A. M. A. et colab. (eds.) Brincadeira e cultura: Viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo.
10:00 às 12:00h – Aula prática -
8ª aula - Biologicamente cultural (12/06)
a) Bussab, VSR & Ribeiro, FL (1998). Biologicamente cultural. Em Psicologia, reflexões impertinentes. Pp. 175 –193
b) Tomasello, M. (2003). Origens culturais e aquisição do conhecimento. Atenção conjunta e aprendizagem cultural.
10:00 às 12:00h – Aula prática
-
19/6 – MESA REDONDA 2 – CONCLUSÕES E PREPARAÇÃO PARA A PROVA
-
Segunda Prova e entrega dos trabalhos: 26/06
-
03/07: Prova substitutiva de toda a matéria para quem perdeu uma das provas, mediante justificativa documentada.