Agenda do Curso

  • PROGRAMA ETOLOGIA -1º SEMESTRE 2017

    Vera Silvia Raad Bussab e Patrícia Izar


  • 13 março - 19 março

    Apresentação do curso (13/03)


      


    Composição da média final em Etologia:

    (0,2 x Média das provinhas) + (0,2 x P1) + (0,2 x P2) + (0,4 x Trabalho)

     

     IMPORTANTE: para a aprovação, é necessário obter, no mínimo: média 5,00 na parte teórica (Provinhas, Prova 1 e Prova 2) e média 5,00 na parte prática (Apresentações e trabalho escrito).


  • 20 março - 26 março

    1a. aula  - A abordagem etológica (20/03 – 8:00-10:00h)

    a) Pontes, FAR, Izar, P. O estudo das relações sociais sob a perspectiva etológica. In: Temas Pertinentes na Construção da psicologia contemporânea. Belém: Editora Universitária UFPA, 2005, p. 65-71.

    b) Carvalho, AMA. Etologia e Comportamento social. In: Psicologia, reflexões (im)pertinentes. São Paulo: Casa do Psicólogo. 1998. p. 195-205.

    10:00 às 12:00h – Aula prática


  • 27 março - 2 abril

    2a. aula - O apego humano: a abordagem etológica (27/03)

    a) Bussab,V.S.R. (2005) A complexidade da vinculação afetiva humana: reflexões sobre a contribuição da Etologia. Em A. Garcia, RS Tokumaru & EB Borlotti (orgs). Etologia: uma perspectiva histórica e tendências contemporâneas.

    b) Bowlby (1984a)  Apego. Martins Fontes - A teoria do impulso secundário (p. 226-239).

    c) Konner, M.J. (1981) Etologia de um povo que vive da caça e de coleta. Em Blurton Jones (1981) Estudos etológicos do comportamento infantil. Pioneira, (295-315).

    10:00 às 12:00h – Aula prática


  • 3 abril - 9 abril

    3a. aula - Causa e função: o adaptativo e o patológico (03/04)

    a) Bowlby (1984a) Apego. Martins Fontes - Função do comportamento instintivo (p.133-143) (p.239-243).

    b) Bowlby (1984b) Separação. Martins Fontes - Postulados básicos da teoria de angústia e medo (p.85-94).

    c) Bowlby (1984b) Separação. Martins Fontes - Formas de comportamento indicativas de medo (p.95-104).

    d) Hrdy,S.B. (2001) A Mãe Natureza: uma visão feminina da Evolução. Ed. Campus. cap. 17 – “A salvo do quê” ou “a salvo de quem”? (pp 427-437).

    10:00 às 12:00h – Aula prática


  • 10 abril - 16 abril

    10/04 – FERIADO SEMANA SANTA


  • 17 abril - 23 abril

    4a. aula – Os tipos de apego, conflito e ansiedade (17/04)

    a) Bussab, V.S.R. (2003) Afetividade e interação social em crianças: perspectiva Psico-Etológica. Tese de Livre Docência, IPUSP (tópicos extraídos da parte 2; pp. 35-45).

    b) Bowlby (1984b) Separação. Martins Fontes - Apego com angústia e fobias da infância (pp.277-301).

    c) Bussab, V.S.R. (2002) Nas malhas do apego: natureza, cultura e desenvolvimento humano. Em SAS Leite (org), Cultura, cognição e afetividade. Casa do Psicólogo. Pp – 11-25.

    10:00 às 12:00h – Escolha de temas de trabalho para prática da segunda unidade


  • 24 abril - 30 abril

    24/04: PRIMEIRA PROVA

     


  • 1 maio - 7 maio

    01/05 – Recesso: feriado Dia do Trabalho

  • 8 maio - 14 maio

    08/05 – Semana de Psicologia

  • 15 maio - 21 maio

    5ª aula - Comportamento inato: Estímulos Sinal; Padrão Fixo de Ação; Ritualização (15/05)

    a)      Otta, E. (1994). O sorriso e seus significados. Petrópolis: Vozes. Cap. 1 - O sorriso do bebê ou de como dois pontos podem bastar, pp. 13-28. Cap. 4 – A herança primata: Natureza versus Cultura, pp. 55-77.

    b)      Carvalho, A.M.A. (1998) Etologia e Comportamento Social. Em Psicologia, reflexões impertinentes. Pp. 212- 222.

    10:00 às 12:00h – Aula prática


  • 22 maio - 28 maio

    6ª aula - Dicotomia Instinto versus Aprendizagem e Superação da Dicotomia (22/05)

    a)      Bussab, V.S.R.; Ribeiro, F.L.R. & Otta, E. (2004) Inato vs. adquirido: a persistência da dicotomia.

    b)      Seligman, M. E. P. & Hager, J. L. Biological boundaries of learning. Nova York: Appleton-Century-Crofts, 1972. Cap. 1 Introdução, pp. 1-6. (Tradução condensada: Limites à aprendizagem, pp. 6-11).

    10:00 às 12:00h – Aula prática


  • 29 maio - 4 junho

    29/05 – MESA REDONDA 1


  • 5 junho - 11 junho

    aula –Pexe oxemoarai – (Vamos brincar?) a brincadeira das crianças Parakanã (05/06)

    a)      Gosso, Y. & Otta, E. (2003) Em uma aldeia Parakanã. Em Carvalho, A. M. A. et colab. (eds.) Brincadeira e cultura: Viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo.

    10:00 às 12:00h – Aula prática

  • 12 junho - 18 junho

    8ª aula - Biologicamente cultural (12/06)

    a)      Bussab, VSR & Ribeiro, FL (1998). Biologicamente cultural. Em Psicologia, reflexões impertinentes. Pp. 175 –193

    b)      Tomasello, M. (2003). Origens culturais e aquisição do conhecimento. Atenção conjunta e aprendizagem cultural.

    10:00 às 12:00h – Aula prática


  • 19 junho - 25 junho

    19/6 – MESA REDONDA 2 – CONCLUSÕES E PREPARAÇÃO PARA A PROVA


  • 26 junho - 2 julho

    Segunda Prova e entrega dos trabalhos: 26/06


  • 3 julho - 9 julho

    03/07: Prova substitutiva de toda a matéria para quem perdeu uma das provas, mediante justificativa documentada.