Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Psicologia
Ajuda com Pesquisar cursos
Geral: - Oferecer subsídios à formação do psicólogo para atuar e participar na construção do SUS. Específicos: - Experenciar e refletir sobre o trabalho em equipe. - Experenciar e refletir sobre a ação do psicólogo e as contribuições da Psicologia na atenção primária. - Propiciar articulação entre teoria e prática no campo da saúde coletiva.
O objetivo central desta disciplina é oferecer aos alunos um contato sistemático com as teorias desenvolvidas pelas principais correntes da Psicologia, por meio dos eixos epistemológicos e socioculturais nos quais se organizam. A característica da Psicologia como um espaço de dispersão e sua constante esperança de reunificação será enfocada a partir do lugar da Psicologia no plano da ética e de seu lugar entre as diferentes ciências.
a) apresentar um panorama introdutório e crítico da produção social das diferenças; b) apontar a tensão e conflito na articulação indivíduo e sociedade; c) discutir diferentes facetas dos preconceitos e estereótipos, a partir de exemplos concretos; d) refletir sobre práticas e concepções em que as diferenças podem ensejar alargamento dos horizontes culturais.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP