Programação
-
- Gestão da Comunicação como “área” do campo da Educomunicação
TR 01– SOARES, Ismar.
TR 01.1 - “Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação”, in Comunicação & Educação, N. 23, jan/abril de 2002, p. 16-25, in <http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/view/4172/3911>.
TR 01.2 - “Caminhos da gestão comunicativa como prática da Educomunicação”, in BACCEGA, Maria Aparecida e COSTA, Maria Cristina. Gestão da Comunicação: Epistemologia e Pesquisa Teórica, São Paulo, Paulinas, pg. 161-188.
TR 02 – BARRANQUERO, Alejandro. “Concepto, instrumentos y desafíos de la edu-comunicación para el cambio social”, Comunicar, Huelva, 29, XV, 2007, pg. 115-123
-
- A Gestão participativa
TR 03 – ALVES, Antonia. “Gestão Escolar no Brasil e na Escola Pública – Gestão escolar no Brasil”.
TR 04 – ALVES, Antonia. “Gestão Escolar no Brasil e na Escola Pública – Administração participativa”.
TR 05 – ALVES, Antonia. “Gestão Escolar no Brasil e na Escola Pública – A gestão & exigências de qualidade e produtividade”.
-
- Comunicação/educação no espaço da educação formal
TR 06 – ALVES, Antonia. “Gestão Escolar no Brasil e na Escola Pública – Inter-relação comunicação/educação no espaço da educação formal”.
TR 07 – ALVES, Antonia. “Gestão Escolar no Brasil e na Escola Pública – Gestão e ecossistemas comunicativos”.
-
- Instrumentos úteis para a boa gestão
TR 08 – MONTEIRO. Eduardo. “Alguns instrumentos úteis para a boa gestão – dicas práticas para a gestão escolar participativa e em corresponsabilidade”, in Gestão Escolar: perspectivas, desafios e função Social. RJ, LTC, 2013: 260-286
-
- Educomunicação e planejamento participativo
TR 09 – SOARES, Ismar de Oliveira. “Planejamento de projetos de Gestão Comunicativa”, in COSTA, Cristina (org). Gestão da Comunicação, projetos de intervenção. SP, Paulinas, 2009, pg. 27-54
-
- Educomunicação e comunicação pública
MATOS, Heloisa (org.). Comunicação Pública, Interlocuções, Interlocutores e Perspectivas, SP, ECA/USP: 2013:
TR 10-1. KOÇOUSKI, Marina. “A comunicação pública no Brasil”, pg. 48-57;
TR 10-2. KUNSH, Margarida. “Comunicação pública: direitos de cidadania, fundamentos e práticas”, pg. 03-13.
TR 10-3. GUIMARÃES, Patrícia & MATOS, Heloisa. “Quem é o cidadão na comunicação pública?” 89-105.
-
– Educomunicação e pedagogia de projetos
TR 11 – ANDRADE, Lilian & Romancini, Richard. <http://pt.slideshare.net/FatimaCosta10/educomunicao-e-pedagogia-de-projetos>
TR 12 - Programa “Jornal na Educação” - Associação Nacional dos Jornais: < http://www.anj.org.br/jornaleeducacao>
TR 13 - A face educomunicativa do Canal Futura: <http://www.futura.org.br>
-
TR 14 – VIRAÇÃO. A gestão da Educomuncação no contexto da ONG Viração <www.viracao.org>.
-
(08/05) Aula 08 – Gestão da educomunicação no espaço das ONGs (Argentina) e no espaço das políticas públicas (Brasil).
TR 15- SOARES, Ana Carolina Altieri. “A educomunicação, um estudo de caso no Brasil: Educom.rádio” in Educomunicação e cidadania na América Latina. A interface comunicação/educação a partir das práticas sociais no continente: estudo de caso de políticas públicas na Argentina e no Brasil, Mestrado, ECA/USP, 2012, pg. 130-158.
TR 16 – SOARES, Ana Carolina Altieri. “A educomunicação, um estudo de caso na Argentina: Las outras vozes” in Educomunicação e cidadania na América Latina. A interface comunicação/educação a partir das práticas sociais no continente: estudo de caso de políticas públicas na Argentina e no Brasil, Mestrado, ECA/USP, 2012, pg. 159-173.
<file:///C:/Documents%20and%20Settings/garcia/Meus%20documentos/Downloads/2012_AnaCarolinaAltieriSoares.pdf>
-
- Aula 09 Gestão da educomunicação no currículo do ensino fundamental
TR 17– Lei Educom <http://www.cca.eca.usp.br/politicas_publicas/sao_paulo/lei_educom>
TR 18 – Portaria do Secretário Municipal de Educação<http://www.cca.eca.usp.br/politicas_publicas/sao_paulo/portaria_5792>
TR 19 - SOARES. Ismar de Oliveira. “A educomunicação nas novas diretrizes para o ensino fundamental de nove anos, no Brasil”
- 19.1 - “A educomunicação nas novas diretrizes para o ensino fundamental de nove anos, no Brasil”
-19.2 – “A comunicação como dispositivo para a Área da Integração no Programa Mais Educação São Paulo”
-
– Práticas educomunicativas integradas
TR 20 – PRANDINI. Paola (et all.). http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Projetos/educom/Documentos/Midiateca/Conteudo/Formato%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o/Gest%C3%A3o%20de%20Projetos/GEST%C3%83O_AULA4_APRESENTA%C3%87%C3%83O.pdf
TR 21 - PRANDINI, Paola. A educomunicação como alternativa à implementação da lei federal nº 11.645/081 <http://forumeducom.com.br/wp-content/uploads/2011/09/02-Paola-Prandini.pdf.>
TR 22 - UNICEF. Mudando sua escola, mudando sua comunidade, melhorando o mundo! Sistematização de experiências em educomunicação.Brasília, 2010.
-
(29/05) Aula 11 – Gestão da educomunicação e mundo religioso (a presença das igrejas nos espaços na mídia)
- Gilson Raslan Filho. Daí-me Almas. O pastoreio midiatizado pela TV Canção Nova (2010)
- Magali Cunha. Vinho Novo em Odre Velho: um olhar comunicacional sobre a explosão gospel no cenário religioso evangélico no Brasil (2004)
-
Encerramento