Kursthemen
-
Disciplina: Saneamento e Meio ambiente para Arquitetura
Código: SHS0614
Duração: Semestral
Créditos Aula: 3
Carga horária total: 45h
Justificativa: Propiciar visão integrada da questão ambiental, estudando suas características, limitações e suas potencialidades, de forma a apoiar a atuação do arquiteto no planejamento e projeto de alternativas alinhadas ao desenvolvimento sustentável.
Programa resumido: Caracterização ambiental - meio físico, biológico e antrópico. As atividades antrópicas e a modificação ambiental. Impactos ambientais. Saneamento ambiental. Gestão e avaliação de sustentabilidade. Indicadores de sustentabilidade.
Critério de avaliação:
30% - Exercícios em sala de aula
70% - Relatório final (trabalho final escrito)
-
Grupos:
1. Sistema de Áreas Verdes C1 Ana Carolina de Faria Almeida Fabiana Granusso 2. Sistema de Espaços Verdes Tito Augusto Barbieri Longhini Kaio Stragliotto Beatrice Volpato Teixeira 3. Sistema de Espaços Verdes C2 Mayra Bianconi Julia Lot Silva Beatriz Frota Patrícia Peruchi 4. Sistema de Espaços Verdes C1 Bruno Henrique Gotardo de Lima Laureane Danielle Andreassa Thiago Henrique Rotta Loureiro 5. Áreas verdes C1 e entorno Natalia Vieira de Castro Carli Daniela Uttemberghe Ayrton de Andrade Diniz
Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma). -
Grupos:
6. Mobilidade C2 Jessica Sayaka Komori Jeanne Alves Vilela Vinicius Okada Micheletto de Moraes D'Amico Carlos Eduardo Bruel Wellichan 7. Mobilidade Eduardo Augusto da Costa Cordeiro Laura Adami Rafaella Pereira Amarante 8. Mobilidade Lucas Goncalves Vecchia Giovanni Venturini Bussaglia Cristiano Giansante 9. Mobilidade Isadora Santilli Neves Giuliana Serrano Sperotto Jose Vitor dos Santos Coelho Lembrando que todos os trabalhos devem ser entregues via STOA (atividade já aberta na plataforma).
-
Grupos:
10. Edificações sustentáveis Brunieli Ferreira Mori Juliana Maria Fernandes de Oliveira Mayara Maruiti Serra 11. Edificações sustentáveis Gabriele de Campos Trombeta Marina Della Libera Torteli Fernanda Itkes Vale 12. Edificações sustentáveis (água) C2 Daniela Mortatti Miyahara Murieli Pereira Tiengo 13. Restaurante Universitário Amanda Halda Gabriela Henriques Camelo Monique Malvestio de Santi -
Integração IAU
-
- Apresentação dos objetivos, programa, e modo de funcionamento da disciplina
- Apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
A apresentação de slides sobre “Modificações ambientais e impactos” trabalhará questões básicas da disciplina, tais como: pressão aos recursos naturais; os principais problemas ambientais urbanos e a influencia destes na qualidade de vida; o papel do arquiteto urbanista na resolução destes problemas e sua responsabilidade socioambiental.
Questionário de Sustentabilidade
https://www.youtube.com/watch?v=Z8FJwQAOyYQ
-
- Continuação da apresentação de slides: “Modificações ambientais e impactos”
- Vídeo 1: "Metrópole do futuro".
A aplicação do vídeo “Metrópole do futuro” propicia discussão do texto didático, e trará essa problemática para o contexto real ao trabalhar as questões no município de São Paulo e Grande SP.
Atividade realizada: aplicação da ferramenta P.E.I.R. com base no que foi apresentado no vídeo.
Para leitura:
Livro: Educação ambiental e sustentabilidade / Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Núcleo de Informações em Saúde Ambiental ; editores Arlindo Philippi Jr., Maria Cecília Focesi Pelicioni. Barueri : Manole, 2011, 2009, c 2005.
Capítulo: 4.
Livro: Saneamento, saúde e ambiente : fundamentos para um desenvolvimento sustentável / editado por Arlindo Philippi Jr. Barueri : Manole, USP, 2005.
Capítulo 1.
-
- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de resíduos sólidos”
Esta aula trará a conceituação de Saneamento Ambiental e tem como foco a questão dos resíduos sólidos. Para fomentar a reflexão nos alunos sobre o consumismo e a geração de resíduos, será utilizado o filme “A história das coisas”, sendo a discussão dessa atividade a introdução para a aula de Resíduos Sólidos.
Na parte expositiva haverá a conceituação e explicação sobre Saneamento Ambiental e Resíduos Sólidos, detalhando processos como: acondicionamento; coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos (aterros).
- Vídeo 2: “A história das coisas”. Discussão do tema abordado no vídeo.
-
- Atividade orientada: 1o atendimento aos grupos .
Tema 1: 09:30 - 10:00
Tema 2: 10:00 - 10:30
Tema 3: 10:30 - 11:00
Questionário de Sustentabilidade
https://docs.google.com/forms/d/1DrBeS0q7pqAyQQ6G-hENm_3LCiM_zCLdhcT3EKS7oHY/viewform?c=0&w=1
-
- Atividade de campo
Entrega da 1ª etapa dos Projetos da disciplina (Problematização, enfoque previsto, objetivos e dados preliminares já levantados).
-
- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – - Drenagem Urbana e Áreas verdes"
Esta aula reforçará a conceituação de Saneamento Ambiental, o enforque será na questão da drenagem urbana e no sistema de áreas verdes.- Exercício "Cidades Sustentáveis"
-
- Apresentação de slides: “Saneamento ambiental – Sistemas de abastecimento de água e esgotamento de águas residuárias"
Esta aula trabalha o tema Saneamento Ambiental com enfoque no abastecimento da água e do esgotamento de águas residuárias.* importância da qualidade de água para a qualidade de vida relacionando o aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade infantil
* etapas do abastecimento da água: captação no manancial, adução, tratamento e distribuição, como também as etapas para o tratamento do esgoto: coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição final da água tratada.
-
- Atividade orientada: Atendimento aos grupos.
Grupos - Horário
Tema Áreas Verdes 9h30 – 10h10
Tema Mobilidade 10h10 – 10h50
Tema Construções Sustentáveis 10h50 – 11h30
-
* saneamento em pequenas comunidades
* saneamento em áreas de pobreza
- Entrega da 3ª etapa dos Projetos da disciplina. -
- Atividade orientada: Atendimento aos grupos.
Grupos Horário
Tema 1 Áreas Verdes 10h15 – 10h45
Tema 2 Mobilidade 10h45 – 11h15
Tema 3 Construções Sustentáveis 11h15 – 11h45 -
Ajustes no projeto da disciplina.
-
- Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade
Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.
Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).
-
- Atividade orientada: Construção de indicadores de sustentabilidade
Esta aula está planejada para a execução de um exercício aplicado que tem por meta a construção de indicadores de sustentabilidade. Em grupos os alunos irão utilizar a Ficha Metodológica e construirão um indicador que poderá ser utilizado para o tema do estudo de caso do respectivo grupo.
Para compreender melhor os indicadores, haverá uma breve exposição sobre alguns indicadores, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Indicador de Salubridade Ambiental (ISA).
-
Avaliação Final - apresentação dos trabalhos
Grupos:
Grupo 1
8h30 – 8h45
Grupo 2
8h45 – 9h00
Grupo 3
9h00 – 9h15
Grupo 4
9h15 – 9h30
Grupo 5
9h30 – 9h45
Grupo 6
9h45 – 10h00
Grupo 7
10h00 – 10h15
Grupo 8
10h15 – 10h30
Grupo 9
10h30 – 10h45
Grupo 10
10h45 – 11h00
Grupo 11
11h00 – 11h15
Grupo 12
11h15 – 11h30
Grupo 13
11h30 – 11h45
-
Entrega do relatório final dos Projetos da disciplina.
Data limite: 3 de julho (12h)