Diagrama de temas
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Recesso (Feriados de Páscoa e Tiradentes)
Atividades para o recesso
1. Início da preparação da atividade de avaliação
A atividade de avaliação consistirá em uma Síntese Crítica do curso, a ser entregue em junho. É recomendável que uma primeira parte dessa atividade seja iniciada agora, tanto para que tudo possa ser preparado com calma, como também porque ao começar a Síntese neste ponto, cada um já estará fazendo uma revisão do que já foi tratado. Quando voltarmos do recesso, começaremos uma parte mais pesada do curso, e será muito importante que os pontos tratados até aqui estejam bem claros para todos. Certamente surgirão muitas perguntas nesta preparação, e nós poderemos tratar delas na retomada das aulas.
O arquivo com as instruções para a Avaliação está no link abaixo. Neste ponto, para começar, a sugestão é que vocês já preparem o item 1 (Resumo do curso), para as aulas 1 a 5.
Links úteis:
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- Plataforma para envio da Atividade de Avaliação:
http://disciplinas.stoa.usp.br/mod/assign/view.php?id=120153 - Arquivo com as instruções para a avaliação: FLC0277_AtividadeDeAvaliacao_2014.pdf
- Plataforma para envio da Atividade de Avaliação:
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- Pasta com todos os resumos das aulas: Aulas
2. Leituras
O recesso é uma boa oportunidade para reler os itens mais complexos da bibliografia, e colocar em dia os que eventualmente tenham ficado sem ler. Relembrando: os seguintes itens da nossa biblografia devem ter sido lidos entre as aulas 1 e 5:
- CASTILHO, A. T. de (2010) "Nova Gramática do Português Brasileiro". SP, Contexto. Capítulos 6 e 7.
- CUNHA, C. & CINTRA, L. (2001) "Nova Gramática do Português Contemporâneo". 3 ed. revista. R. de Janeiro: Nova Fronteira. [Pesquisar definições de sujeito]
- DUARTE, M.E.L. ( 2007) Termos da Oração. In: VIEIRA S.R.& BRANDÃO, S. F. (Orgs.) "Ensino de Gramática. Descrição e uso". São Paulo. Editora Contexto. pp. 186-204. [PDF]
- DUARTE, Inês (2003). Relações Gramaticais, esquemas relacionais e ordem de palavras. In Mateus et al (eds), "Gramática da Língua Portuguesa". Lisboa: Caminho, 5ª ed. Capítulo 10 (pp.277-321).
- DUARTE, Inês & BRITO, Ana Maria (2003). Predicação e Classes de Predicadores. Em: M.H.M Mateus et al (eds), “Gramática da língua portuguesa”. Lisboa: Caminho, 5ª ed. Capítulo 7.
- PERINI, Mário Alberto (2009). Por uma metodologia da descrição gramatical. Em “Estudos de Gramática Descritiva: As valências verbais”. São Paulo: Parábola, pp. 13-36.
- PERINI, M. A. (2006). “Princípios de Gramática Descritiva - Introdução ao pensamento gramatical”. São Paulo: Parábola. Capítulos 1 a 5.
- PERINI, M. A. (1995). "Para uma Nova Gramática do Português". São Paulo: Ática.
[PDF versão completa] [PDF versão leve] (p.1-49) - ROCHA LIMA, C. H. da (2003). "Gramática Normativa da Língua Portuguesa". 43a ed. Rio de Janeiro: José Olympio. [Pesquisar definições de sujeito]
Itens da lista de Materiais Complementares
Vídeos: Palestras e debates com Noam Chomsky (cf. Materiais Complementares)
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- CHOMSKY, Noam; FOUCAULT, Michel. Human Nature: Justice versus Power ("The Chomsky-Foucault Debate"), 1971 (vídeo parcial legendado e transcrição na íntegra).
- CHOMSKY, Noam. The Ideas of Chomsky, 1977 (Entrevista na BBC, vídeo).
- CHOMSKY, Noam. The Idea of Universality in Linguistics and Human Rights, 2005. (Conferência da série MIT Lectures; vídeo na íntegra).
- CHOMSKY, Noam. Problems of Knowledge & Freedom, 2011. (Entrevista na Universidade de Sydney, vídeo na íntegra)
- "How have your ideas over Universal Grammar changed over the years?".(Resposta de Noam Chomsky em palestra na série AuthorsAtGoogle, 2008, vídeo).
- "What's the connection between Chomsky's theory of linguistics and his political orientation"? Steven Pinker (Debate com Samuel Jay Keyser no MIT; vídeo na íntegra).
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