Programação
-
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
-
276.5 Kb Documento PDF Carregado 15/08/2016 16:32
Carxs alunos
Programa com cronograma das aulas e texto básico de leitura (textos estão destacados em vermelho).
A maioria dos textos é digital. Na pasta da xerox há todos os textos indicados na bibliografia basica, organizados em 3 módulos, conforme indicado no Programa. Também há, no final, indicação de bibliografia extra para orientar estudos mais gerais e básicos (Filosofia, Sociologia, História), algumas da minha autoria, e algumas indicações extras sobre educomunicação.
-
-
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
-
146.6 Kb Apresentação Powerpoint 2007 Carregado 15/08/2016 16:40
-
-
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
-
Módulo I –Epistemologia e Educomunicação
- Ciência: definição e história
- Ciência hoje e a ciência da comunicação
- Educomunicação e a ciência: área do conhecimento, intervenção ou um novo paradigma?
-
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
-
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
-
O trabalho final da disciplina será a entrega de um paper pelo aluno (individual) que atenda aos critérios que constam das Orientações que estão publicados nesta seção com o título "Orientações para Paper".
Há publicações de roteiros para realização de pesquisa nas plataformas virtual que a USP disponibiliza, e as de universidades e outros bancos de dados de origem internacional.
-
Módulo II – A Educomunicação: história e organização teórica
- Os recentes contextos socioculturais das áreas da comunicação e da educação e suas interfaces;
- O termo e o discurso da educomunicação;
- A organização do pensamento e da intervenção social;
- Conhecimento em educomunicação: vivências, reflexões, produções;
- Educomunicação e suas áreas
- Reconhecimento Internacional da Educomunicação
-
Módulo III – Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação;
- Sobre principais axiomas, conceitos, valores, princípios e justificativas estruturantes na educomunicação;
- Sobre autores e seus contextos que constituíram os principais conceitos caros para a educomunicação;
- PAULO FREIRE e a Educação Libertária
-
Módulo III – Pensadores e pensamentos fundantes do paradigma da educomunicação;
- Sobre principais axiomas, conceitos, valores, princípios e justificativas estruturantes na educomunicação;
- Sobre autores e seus contextos que constituíram os principais conceitos caros para a educomunicação;
Pensador: Mário Kaplun
-
Exercícios em grupo a partir de situação-problema, com a construção de mural digital com os fluxogramas construídos..
-