Programação

  • AVALIAÇÃO

    1.    Texto sobre o filme "A Controvérsia de Valladolid" e o texto de Fernando Novaes apresentando as principais ideias, temas da discussão e relacionando texto e filme 2 pontos 

    2.    Trabalho em grupo: elaborar texto sobre  edifício escolhido 4 pontos

    3.    Trabalho em grupo (entrega preliminar 16/11) 2 pontos

    4.    Comentário crítico de dois textos da bibliografia obrigatória 1 ponto

    5.    Participação/ discussão em classe 1 ponto

     

     

     

     

    LISTA DE OBRAS PARA O TRABALHO EM GRUPO

    Objetivo: Fazer uma reflexão sobre um dos edifícios onde conste:

    a.    relação do edifício com a cidade

    b.    grupos sociais que participaram de sua construção, uso, manutenção

    c.    técnicas e características materiais do edifício.

    d.   explicitar os referenciais de análise e as escolhas feitas.


    Texto 5 páginas

    Primeira entrega ate 16/11

    Devolutiva e discussão em classe 18/11

    Segunda entrega 24/11

    Devolutiva e discussão 02/12

    Apresentação do trabalho 16/12

     

    Edifícios

    *Casas bandeiristas (Sítio do Padre Inácio, Sítio do Mandú, Sítio de Santo Antonio, Sítio do Tatuapé, Sítio Mirim, Casa do Sertanista, Casa do Anhanguera, Sítio Morrinhos)

    *Casa no 1, São Paulo

    *Igreja da Ordem Primeira de S. Francisco,*Igreja e Mosteiro da Luz,

    *Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo

    *igreja de São Miguel Paulista

    *Igrejas das Ordens 1a e 3a de São Francisco, no Largo de São Francisco, SP.

    *Pátio do Colégio – São Paulo

    *Quartel dos Voluntários Reais,

    Igreja de Santo Antonio

    Igreja de São Gonçalo

    Capela de Santa Cruz das Almas dos Enforcados/ Capela dos Aflitos

     

    Chafariz da Misericórdia

    Largo da Sé

    Várzea do Tamanduateí

    Rua das Casinhas


  • Aula 1 Idade Moderna nova temporalidade

    12/08 Apresentação/ Idade Moderna nova temporalidade Movimentos de ruptura, processos de continuidade. 

    LeGoff  "O tempo do trabalho na crise do século XIV" in: Para um novo conceito de Idade Média. Lisboa, Estampa, 1980 PP 61/73 

  • Aula 2 A construção da Europa

    19/08 A noção crise e processos de contato e expansão, a construção da Europa. Modernidade

    S.Gruzinski. A passagem do século, 1480-1520: as origens da globalização. São Paulo: Companhia das Letras,1999

  • Aula 3 Espaço e poder no renascimento

    26/08 Espaço e poder renascimento, estado, a construção da consciência européia

    Jean Delumeau. A civilização do Renascimento.Lisboa: Ed Estampa, 1994 ; 

    Jacques Le Goff Deve a historia ser dividida em pedaços


  • Semana da patria nao haverá aula

    09/09 Semana da Patria


  • Aula 4 Filme e discussão conjunta

    16/09 FILME Valadolid atividade conjunta DISCUSSÂO COLETIVA


  • Aula 5 Viver em colonia

    23/09 Fernando Novais."Condições de privacidade na colônia". in: História da Vida privada v.1 São Paulo: Companhia das Letras,1997, pp 13/40


  • Aula 6 escravidão, raça e familia

    30/09 Escravidão, família e raça 

    Robert Slenes Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava. Campinas, Unicamp, 2011(2a ed)


  • Aula 7 A sociedade de corte / Trabalho em classe

    07/10 A sociedade de corte 

    Norbert Elias. "Estruturas e significado do habitat" in; A sociedade de corte. Lisboa: Estampa,1995 pp 19/40 ; 

    E. Auerbach "La cour et la ville" in: Ensaios de literatura ocidental. São Paulo: Ed 34,2007, pp211/279



  • Aula 8Relações entre público e privado / Trabalho em classe

    14/10 Relações entre público e privado família e privacidade 

    P Aries."Da família medieval à família moderna" In: História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1981 pp 255/272



  • Aula 9 Morar e trabalhar na cidades XVIII / Trabalho em classe

    21/10 Morar e trabalhar na cidades XVIII

    Antigo Regime nos trópicos, vida urbana e poder local, Ronaldo Vainfas e Rodrigo Bentes Monteiro(org). Império de várias faces. São Paulo: Alameda,2009, pp 25/48

    Robert Darton, O grande massacre dos gatos. Rio de Janeiro: Graal,1996 pp 141/148 

    Leitura em classe: viajantes (textos em anexo) 

  • Nao haverá aula, feriado

    28/10 Feriado

  • Aula 10 São Paulo / Trabalho em classe

    04/11 São Paulo 

    Leitura em classe: Ilana Blaj, Benedito Lima de Toledo, Paulo César Garcez Marins

  • Aula 11 Ida ao Centro

    11/11 ida ao centro de São Paulo 


  • Aula 12 Trabalho em sala

    18/11 Trabalho em sala (conversa com os grupos sobre o trabalho final)


  • Aula 13 Atividade conjunta

    25/11 atividade conjunta publico/privado 

    Sergio Buarque de Holanda. Raizes do Brasil


  • Aula 14 Iluminismo

    02/12  Iluminismo e revolução Rupturas e continuidades: cidades e poder público e privado 

    Hanah Arendt, Da Revolução. São Paulo/Brasilia, Atica/UNB, 1988

    Michelle Perrot Os excluídos da história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988 pp 53/80; 213/234

    R Williams."Cidades de treva e luz" in: O campo e a cidade. São Paulo: Companhia das Letras, pp 291/313





  • Aula 15 Trabalho industrial

    09/12 Dimensões dos mundos do trabalho

    E.P. Thompson."Tempo, disciplina e capitalismo industrial" in Costumes em comum. São Paulo:Companhia das Letras, 1998 

    • cidades para quem?

    E.Hobsbawm "Os resultados humanos da revolução industrial" In: Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro:Forense, 1979

    Discussão finalização do trabalho


  • Aula 16 apresentação dos trabalhos

    16/12 Apresentação dos trabalhos em grupo