Programação
-
Apresentação do programa do curso e das formas de avaliação
Apresentação dos temas de pesquisa dos alunos
-
Sugestão de leitura: NOVAIS, F. e SILVA, R. Introdução. In: NOVAIS, F. e SILVA, R. (Orgs.). Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011, p. 7-70.
Definição dos temas de seminário
-
Seminário 1: BRAUDEL, Fernand. A História. In: O Mediterrâneo: o espaço e a história. Lisboa: Teorema, 1987, p. 111-131.
-
Seminário 2: FONSECA, Claudia Damasceno. “Construção e representações das paisagens urbanas”. In: Arraiais e Vilas del Rei: espaço e poder nas Minas setecentistas, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, pp. 500-556.
-
Esta aula se inicia excepcionalmente às 10h00:
Seminário 3: ELIAS, Nobert. “Ele simplesmente desistiu”; “Músicos burgueses na sociedade de corte”; “Mozart se torna artista autônomo”’ “Arte de artesão e arte de artista”; “o artista no ser humano”. In: Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995, pp. 9-66.
14h00: Palestra Profa. Dra. Ana Lúcia Duarte Lanna (FAUUSP): Sujeito e história
-
Seminário 4: WILLIAMS, Raymond, “Campo e cidade”; “Um problema de perspectiva”; “Cidade e campo” e “Cidades e campos”. In: O campo e a cidade na história e na literatura, São Paulo: Cia das Letras, 2011, pp. 11-28; 81-94 e 471-498.
-
Seminário 5: THOMPSON, E. P., Comunidade. In: A formação da classe operária na Inglaterra. A maldição de Adão. V. II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 291- 347.
-
Seminário 6: BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (Org.). Bourdieu – Sociologia. São Paulo: Ática. Coleção Grandes Cientistas Sociais, vol. 39, 1983, p.82-121.
-
Seminário 7: CHARTIER, Roger. “As práticas da escrita”. In: CHARTIER, Roger (Org.). História da vida privada: da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia da Letras, 2009, V.3, p. 113-162.
-
Seminário 8: GRUZINSKI, Serge. Livros e cartas do fim do mundo; Embaixadas ou conquistas?; Conclusão: In: A águia e o dragão: ambições europeias e mundialização no século XVI. São Paulo: Cia das Letras, 2015, p. 80-96; 97-141; p. 346-355.
-
ALTERAÇÃO DO PROGRAMA
Seminário 9: CASTRO, Luiz Guilherme Rivera de. Outros espaços e tempos heterotopias. Anais do 1° Congresso Internacional Espaços Públicos. PUC RS, 2015.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (DIA 1)
Os estudantes devem apresentar em 10/15 minutos a proposta do trabalho final da disciplina, procurando articular o tema da pesquisa com as reflexões do curso.
Apresentam neste dia: Carlos Marino, Monique, Samira, Laura
-
ALTERAÇÃO DO PROGRAMA
Seminário 10: MENESES, Ulpiano Bezerra de, “Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares”. Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, jul. 2003, p. 11-36
10h00: Palestra do Prof. Guilherme Wisnik (FAU USP): Utopia, distopia, heterotopia.
-
Seminário 11: LUCA, Tania Regina de. “História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 111-153.
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (DIA 2)
Os estudantes devem apresentar em 10/15 minutos a proposta do trabalho final da disciplina, procurando articular o tema da pesquisa com as reflexões do curso.
Apresentam neste dia: Mauricio, Diogo, Marina Lima, Camila
-
Seminário 12: BUENO, Beatriz. “Do borrão às aguadas: os engenheiros militares e a representação da Capitania de São Paulo”. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 17, n. 2, jul.-dez., 2009, p. 111-153, disponível on-line
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (DIA 3)
Os estudantes devem apresentar em 10/15 minutos a proposta do trabalho final da disciplina, procurando articular o tema da pesquisa com as reflexões do curso.
Apresentam neste dia: Sheila, Stephanie, Marina Cerchiaro, Carlos Lima
-
Apresentam neste dia: Sergio, Mirela, Fernando Dizzio
Encerramento do curso
-
A entrega deve ser feita ate o dia 07 de janeiro de 2017 pelo sistema STOA (doc ou pdf).
O trabalho final é um artigo com as normas da Revista Pós, relacionando um aspecto do curso (uma questão teórico-metodológica) com a própria pesquisa: aprofundamento na discussão de fontes de pesquisa, de método, etc.
-
A entrega deve ser feita ate o dia 07 de janeiro de 2017 pelo sistema STOA.
O trabalho é um texto de 3 a 5 páginas com o desenvolvimento de algum aspecto ou ideias iniciais do projeto de pesquisa.
-
As notas de aproveitamento do curso foram lançadas no sistema Janus.
Enviaremos os trabalhos com os comentários via email.
-