Programação

  • Semana 1 - Apresentação do curso

    Apresentação do programa do curso e das formas de avaliação

    Apresentação dos temas de pesquisa dos alunos


  • Semana 2 - Fazer história da arquitetura e da cidade hoje

    Sugestão de leitura: NOVAIS, F. e SILVA, R. Introdução. In: NOVAIS, F. e SILVA, R. (Orgs.). Nova História em perspectiva. São Paulo: Cosac & Naify, 2011, p. 7-70.

    Definição dos temas de seminário


  • Semana 3 - Tempo e história

    Seminário 1: BRAUDEL, Fernand. A História. In: O Mediterrâneo: o espaço e a história. Lisboa: Teorema, 1987, p. 111-131.


  • Semana 4 - Espaço e história

    Seminário 2: FONSECA, Claudia Damasceno. “Construção e representações das paisagens urbanas”. In: Arraiais e Vilas del Rei: espaço e poder nas Minas setecentistas, Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2011, pp. 500-556.


  • Semana 5 - Sujeito e história

    Esta aula se inicia excepcionalmente às 10h00:

    Seminário 3: ELIAS, Nobert. “Ele simplesmente desistiu”; “Músicos burgueses na sociedade de corte”; “Mozart se torna artista autônomo”’ “Arte de artesão e arte de artista”; “o artista no ser humano”. In: Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995, pp.  9-66.

    14h00: Palestra Profa. Dra. Ana Lúcia Duarte Lanna (FAUUSP): Sujeito e história

  • Semana 6 - Classe, cultura e sociedade 1

    Seminário 4: WILLIAMS, Raymond, “Campo e cidade”; “Um problema de perspectiva”; “Cidade e campo” e “Cidades e campos”. In: O campo e a cidade na história e na literatura, São Paulo: Cia das Letras, 2011, pp. 11-28; 81-94 e 471-498.


  • Semana 7 - Classe, cultura e sociedade 2

    Seminário 5: THOMPSON, E. P., Comunidade. In: A formação da classe operária na Inglaterra. A maldição de Adão. V. II. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988, p. 291- 347.


  • Semana 8 - Redes e campo profissional

    Seminário 6: BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (Org.). Bourdieu – Sociologia. São Paulo: Ática. Coleção Grandes Cientistas Sociais, vol. 39, 1983, p.82-121.


  • Semana 9 - Práticas e representações

    Seminário 7: CHARTIER, Roger. “As práticas da escrita”. In: CHARTIER, Roger (Org.). História da vida privada: da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia da Letras, 2009, V.3, p. 113-162.


  • Semana 10 - Modernidade, centro, periferia

    Seminário 8: GRUZINSKI, Serge. Livros e cartas do fim do mundo; Embaixadas ou conquistas?; Conclusão:  In: A águia e o dragão: ambições europeias e mundialização no século XVI. São Paulo: Cia das Letras, 2015, p. 80-96;  97-141; p. 346-355.


  • Semana 11 - Utopia, distopia, heterotopias

    ALTERAÇÃO DO PROGRAMA


    Seminário 9: CASTRO, Luiz Guilherme Rivera de. Outros espaços e tempos heterotopias. Anais do 1° Congresso Internacional Espaços Públicos. PUC RS, 2015.


    APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (DIA 1)

    Os estudantes devem apresentar em 10/15 minutos a proposta do trabalho final da disciplina, procurando articular o tema da pesquisa com as reflexões do curso.

    Apresentam neste dia: Carlos Marino, Monique, Samira, Laura


  • Semana 12 - Discussão das pesquisas

    ALTERAÇÃO DO PROGRAMA


    Seminário 10: MENESES, Ulpiano Bezerra de, “Fontes visuais, cultura visual, História visual. Balanço provisório, propostas cautelares”. Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, jul. 2003, p. 11-36



    10h00: Palestra do Prof. Guilherme Wisnik (FAU USP): Utopia, distopia, heterotopia.

  • Semana 13 - Discussão das pesquisas

    Seminário 11: LUCA, Tania Regina de. “História dos, nos e por meio dos periódicos”. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2008, v. 1, p. 111-153.


    APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (DIA 2)

    Os estudantes devem apresentar em 10/15 minutos a proposta do trabalho final da disciplina, procurando articular o tema da pesquisa com as reflexões do curso.

    Apresentam neste dia: Mauricio, Diogo, Marina Lima, Camila


  • Semana 14 - Discussão das pesquisas

    Seminário 12: BUENO, Beatriz. “Do borrão às aguadas: os engenheiros militares e a representação da Capitania de São Paulo”. Anais do Museu Paulista. São Paulo, v. 17, n. 2, jul.-dez., 2009, p. 111-153, disponível on-line


    APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (DIA 3)

    Os estudantes devem apresentar em 10/15 minutos a proposta do trabalho final da disciplina, procurando articular o tema da pesquisa com as reflexões do curso.

    Apresentam neste dia: Sheila, Stephanie, Marina Cerchiaro, Carlos Lima

  • Semana 15 - Encerramento do curso

    Apresentam neste dia: Sergio, Mirela, Fernando Dizzio


    Encerramento do curso



  • ENTREGA DOS TRABALHOS - alunos regulares e especiais com pesquisas em andamento

    A entrega deve ser feita ate o dia 07 de janeiro de 2017 pelo sistema STOA (doc ou pdf).


    O trabalho final é um artigo com as normas da Revista Pós, relacionando um aspecto do curso (uma questão teórico-metodológica) com a própria pesquisa: aprofundamento na discussão de fontes de pesquisa, de método, etc.

  • ENTREGA DOS TRABALHOS - alunos especiais com projetos de pesquisa

    A entrega deve ser feita ate o dia 07 de janeiro de 2017 pelo sistema STOA.


    O trabalho é um texto de 3 a 5 páginas com o desenvolvimento de algum aspecto ou ideias iniciais do projeto de pesquisa.

  • NOTAS DOS TRABALHOS

    As notas de aproveitamento do curso foram lançadas no sistema Janus. 

    Enviaremos os trabalhos com os comentários via email. 

  • Tópico 19