Indice degli argomenti

  • Aula 1(04/08) - Disciplina Formação e Atuação do Profissional da Informação

    Apresentação da disciplina: atividades, cronograma e programa.

    Apresentação do Filme: Sob o domínio dos Robôs.





    Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

    Educação, Informação e Comunicação

    Disciplina: 5962087 - Formação e Atuação do Profissional da Informação

    Docentes Respnsáveis: Claudio Marcondes de Castro Filho e Deise Maria Antonio Sabbag

     

    Créditos Aula: 2

    Créditos Trabalho: 0

     

    Tipo: Semestral

    Objetivos

    a) Identificar o mercado de trabalho das áreas do profissional da informação; b) apontar a legislação vigente necessária para a sua atuação; c) caracterizar os níveis do profissional da informação no Brasil.

     

     

     

    Programa Resumido

    O profissional da informação no mundo do trabalho, suas competências, habilidades e aptidões, assim como, diretrizes curriculares da ciência da Informação.

     

    Programa

    1) Formação do bibliotecário no Brasil; 1.1)formação do profissional de informação; 1.2) Biblioteconomia: ensino de graduação e pós-graduação; 1.3) Diretrizes curriculares da Ciência da Informação; 2) A profissão e o profissional da informação; 2.1) legislação da profissão; 2.2) mercado de trabalho; 2.3) honorários e vencimentos; 2.4) Educação continuada do profissional da informação

     

    Avaliação: Prova teórica (10); Apresentação e discussão de textos (10); Apresentação de seminários (10).

     

    Método: Aulas expositivas, leituras dirigidas, debates e seminários, exposição de filmes.

     

    Critério: Desempenho em sala de aula; desempenho em seminários e debates e avaliação do conteúdo apresentado em sala de aula.

     

    Norma de Recuperação: Apresentação de trabalho e/ou realização de prova escrita pelos alunos regimentalmente habilitados e segundo prazos fixados pelo Calendário Escolar

     

     

     

     

    REFERÊNCIAS

     

    ARRUDA, M.C.C.; MARTELETO, R.M.; SOUZA, D.B. Educação, trabalho e o delineamento de novos perfis profissionais: o bibliotecário em questão. Ciência da Informação, Brasília, v.29, n.3, p.14-24, set.dez. 2000.

    BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Perspectivas profissionais e educacionais em biblioteconomia e ciência da informação. Ci. Inf., Brasília, v.27, n.1, p.53-60, jan./abr. 1998.

    BARRETO, Aldo de Albuquerque. Perspectivas da Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v. 21, n.2, p. 155-166, Jul./dez., 1997.

    BORGES, Maria Alice Guimarães. O profissional da informação: somatório de formações, competências e habilidades. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004, p. 55-69.

    BRASIL. Lei nº 4084, de 30 de junho de 1962. Dispõe sobre a profissão de Bibliotecário e regula seu exercício.

    CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. Cap. 1.

    CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. Cap. 2 e Cap. 3.

    CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1). Cap. 4. Cap. 7.

    CASTRO FILHO, C. M. ; FARIA, A. C. C. ; SANTOS, D. S. O bibliotecário como profissional da informação: o mundo do trabalho, habilidades e competências. In: ________. Castro Filho, C. M. Olhares: sobre a atuação do profissional da Ciência da Informação. São Paulo: Todas as Musas, 2013. P. 9-30.

    CASTRO, César Augusto. História da biblioteconomia brasileira. Brasília: Thesaurus, 2002.

    FERREIRA, D. T. Profissional da informação: perfil de habilidades demandas pelo mercado de trabalho. Ciência da Informação, Brasília, v.32, n.1, jan./abr. 200310

    GARATTONI, Bruno. A nova arma do google. Super Interesssante, São Paulo, ed. 364, ago. 2016. 

    GUIMARÃES, José Augusto Chaves. Moderno profissional da informação: elementos para sua formação no Brasil. Transinformação, v.9, n.1, p.124-137, jan./abr., 1997.

    LANCASTER, F.W. O currículo de Ciência da Informação. Revista de Biblioteconomia de Brasília, Brasília, v.17, n.1, p.1-20, jan./jun. 1989.

    OLIVEIRA, Marlene. Origens e evolução da ciência da informação. In: OLIVEIRA, Marlene et all. Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. p.9-28.

    STRASSMANN, P. A. Information Payoff: The Transformation of Work in the Electronic Age. New York: Free Press, 1985.

    VALENTIM, M. L. P. O Profissional da informação: formação, perfil e atuação profissional. São Paulo: Polis, 2000.

    VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Equipes multidisciplinares na gestão da informação e conhecimento. In: BAPTISTA, Sofia Galvão; MUELLER, Suzana Pinheiro Machado. Profissional da informação: o espaço de trabalho. Brasília: Thesaurus, 2004, p. 154-178.

     


  • Aula 2 (11/08)

    Aula expositiva: Lições da História da Internet.

    Discussão do Filme e discussão do texto “A nova arma do Google”

    Sob do Domínio do Robôs

    1 CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. Cap. 1.

    2 GARATTONI, Bruno. A nova arma do google. Super Interesssante, São Paulo, ed. 364, ago. 2016. 


  • Aula 3 (18/08)- A nova economia em rede: trabalho, mercado, produtividade, inovação

    Grupos de Discussão

    A classe foi dividia em quatro grupos para discutir os textos selecionados

    CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. Cap. 2 e Cap. 3.



  • Aula 4 (25/08) - A nova economia em rede: trabalho, mercado, produtividade, inovação

    Grupos de Discussão

    A classe foi dividia em quatro grupos para discutir os textos selecionados

    CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1). Cap. 4. Cap. 7.


  • Aula 5 (01/09) - Ensino de Biblioteconomia no Brasil: trajetória

    Top Trends. Novas tendências para biblioteca.



    Referências

    [1] AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION. ALA. Center for the Future of Libraries. Disponível em: <http://www.ala.org/transforminglibraries/future/trends#Organization and Classification of Trends> Acesso em: 22 junho 2016.

    [2] New Review of Academic Librarianship. Special Issue: Academic Librarianship and the Future. June 2016. Disponível em: <http://explore.tandfonline.com/content/bes/nral-virtual-issue16> Acesso em: 21 junho 2016.

    [3] Society of College, National and University Libraries - SCONUL. Academic Libraries of the Future. Disponível em: <http://www.sconul.ac.uk/page/academic-libraries-of-the-future> Acesso em: 21 junho 2016. 

    [4] ASSOCIATION OF COLLEGE & RESEARCH LIBRARIES. ACRL Research Planning and Review Committee. 2016 top trends in academic libraries: A review of the trends and issues affecting academic libraries in higher education. College & Research Libraries News, v. 77 n. 6, p. 274-281, June 2016. Disponível em: <http://crln.acrl.org/content/77/6/274.full> Acesso em: 20 jul. 2016. 

    [5] ACRL. Framework for Information Literacy for Higher Education. 2015. Disponível em: <http://www.ala.org/acrl/standards/ilframework >. Acesso em: 20 jul. 2016.

    Como citar este post [ABNT/NBR 6023/2002]:

    FAUSTO, Sibele de; DUDZIAK, Elisabeth. Novas tendências para as Bibliotecas: Top Trends 2016 2016. Disponível em: <http://www.sibi.usp.br/noticias/tendencias-bibliotecas-top-trends-2016-acrl-ala/> Acesso em: DD mês. AAAA.


  • Aula 27/10/2016

    Temas para o Capítulo do Livro

    Template com as orientações.

  • Argomento 7

  • Argomento 8

  • Argomento 9

  • Argomento 10