A pró-atividade de cada grupo no estudo devidamente aprofundado dos artigos indicados será, provavelmente, determinante no sucesso desses grupos. Ou seja, uma adequada dedicação prévia será importante para que os grupos consigam uma boa participação nas dinâmicas a serem desenvolvidas coletivamente.
Para auxiliar no estudo dos artigos, seguem abaixo tópicos e questionamentos que os alunos deverão buscar compreender sobre cada artigo.
Objetivo/justificativa
- Qual a importância/relevância da análise descrita no artigo?
- Quais os principais desafios para se conseguir sucesso nesse tipo de análise?
Materiais e Métodos / Resultados
- Qual/quais as técnicas usadas para o preparo de amostras? Como essa técnica funciona? Quais os principais parâmetros que afetam/influenciam o desempenho dessa técnica?
- Como foi feita a separação analítica dos compostos de interesse? Como é o princípio de separação dessa técnica? Qual o papel dos constituintes da fase móvel, eletrólito etc? Que tipo de mecanismo de interação a fase estacionária promove?
- Como foi feita a análise, sob os aspectos quantitativos? Os parâmetros de validação foram devidamente empregados?
- Como foi feita a análise, sob os aspectos qualitativos? Há a devida identificação dos analitos de interesse? Quais os fatores que garantem essa adequada identificação?
- Houve algum cuidado em mitigar os efeitos da matriz complexa da amostra? Como foi avaliado o efeito de matriz remanescente?
- Qual o principal avanço conseguido por meio deste artigo?
- Quais críticas podem ser feitas? O que poderia ter sido melhorado ou feito de outra maneira?