Química e Física Molecular
O aluno estará apto, após concluir a disciplina, a selecionar o método cromatográfico adequado para determinada análise, escolher e otimizar as condições de análise assim como determinar a instrumentação adequada.
Discutir conceitos ligados a processos de separação de compostos em escala analítica e preparativa. Introduzir conhecimentos de métodos de análise cromatográficos usando diversos tipos de detectores espectrométricos e espectroscópicos.
Dar aos estudantes noções básicas sobre os possíveis impactos ambientais das diversas substâncias classificadas como poluentes (aquáticos, atmosféricos e sólidos). As bases toxicológicas da ecotoxicologia. Fundamentos de ecotoxicologia.

Levar o aluno a relacionar as propriedades físico-químicas das biomoléculas e diagnosticar as metodologias (clássicas e modernas) disponíveis a serem utilizadas na purificação e caracterização das mesmas.

Objetivo básico desta disciplina, como pode ser visto, é complementar a disciplina de Bioquímica I (SQM414), em que será focado sobre os princípios gerais do Metabolismo Celular e da Biologia Molecular, procurando capacitá-lo a compreender os mecanismos moleculares que regem a função celular normal. Estes objetivos serão atingidos pela introdução, exemplificação e discussão de conceitos fundamentais, procurando capacitar o aluno a enfrentar e resolver problemas teóricos relacionados ao Metabolismo e Engenharia Genética, com o auxílio da bibliografia básica adequada.
Apresentar ao aluno conceitos básicos de Fundamentos de Físico-química e Química Inorgânica .
Apresentar e discutir conceitos avançados de química analítica, especialmente de cinética, equilíbrio e termodinâmica aplicados à química analítica, assim como métodos de separação.
A disciplina de tem como objetivo revisar e aprofundar no estudo de biomoléculas, das enzimas e do metabolismo. É objetivo relacionar o metabolismo às propriedades físico-químicas das biomoléculas enfatizando os mecanismos enzimáticos, com enfoque reacional químico, envolvidos no metabolismo.
Estudar as propriedades físicas e químicas das biomoléculas, seus níveis de organização e suas interações metabólicas nos organismos superiores, de modo a possibilitar a compreensão de suas funções fisiológicas em bases moleculares e energéticas. Introduzir conceitos de enzimas, cinética enzimática e mecanismos de ação enzimática
Obrigatória para Bacharel em Química, Química de Alimentos, Bacharel em Química com atribuições tecnológicas em Materiais e em Meio Ambiente.

e-Disciplinas - Ambiente de apoio às disciplinas da USP