Programação

  • Esta é a página da disciplina de tópicos atuais em física do segundo semestre de 2015. Nesta página serão colocados links para vídeos, artigos, apresentações e qualquer outro tipo de material que usaremos durante a disciplina. Aqui você também encontra informações práticas sobre a disciplina, como critérios de avaliação.

    O fórum geral de discussão serve como canal de comunicação entre os participantes da disciplina. Esperamos que conversas interessantes possam surgir neste forum.

    Aproveitem!

    Alexandre Suaide

    • Use este formulário para sua avaliação na disciplina.

      PREENCHER O FORMULÁRIO ENTRE 28/11 e 5/12

      INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

      1. Use este formulário para entrar sua avaliação na disciplina. 
      2. Cada aluno só pode preencher o formulário uma única vez
      3. O não preenchimento do formulário no prazo estabelecido (entre 28/11 e 5/12) acarreta na reprovação automática do aluno. Não haverá tolerância em relação a este prazo
      4. A sua nota deve corresponder a sua frequência nas aulas. Seja realista. Caso a média da turma seja muito distante da percepção do professor em relação à frequência em sala de aula, as notas serão renormalizadas para refletir melhor a frequência real. Deste modo, superestimar a sua nota pode acarretar na diminuição da nota dos seus colegas. Alunos com nota maior ou igual a 5,0 serão aprovados.

  • Introdução

    A física (do grego Physis, Natureza) é a ciência que estuda o comportamento geral da Natureza (do Universo), procurando entender as leis básicas que regem seu comportamento, sua composição, sua origem e evolução. Ela também estuda e realiza a aplicação destes conhecimentos na nossa vida. Assim, o físico pode se enveredar por diversos caminhos de atuação, desde a ciência básica (experimental ou teórica), que procura entender como o Universo funciona, em diferentes escalas (desde o mais microscópico, \(\sim 10^{-18}\text{ m}\), ao mais macroscópico, \(\sim 10^{26}\text{ m}\) ) e  o físico aplicado, que procura promover este conhecimento ao nosso dia a dia, seja na criação de tecnologia ou na aplicação em outras áreas do conhecimento. 

    Podemos estudar a Natureza em diferentes escalas: de tamanho (figura 1), de tempo (figura 2), de temperatura (figura 3). O interessante é saber que estas escalas estão relacionadas entre si. Estudando o comportamento da Natureza em uma escala qualquer permite você entender o que acontece em outra escala. É uma das belezas da física.

    Nesta disciplina vamos olhar algumas destas escalas, discutir alguns fenômenos interessantes, suas aplicações, e como estas coisas são investigadas cientificamente. Não teremos nenhuma sequência preferencial, faremos muitos desvios ao longo das semanas. Divirtam-se.


    Figura 1 - Escalas de tamanho no Universo.


    Figura 2 - Escalas de tempo no Universo


    Figura 3 - Escalas de temperatura no Universo.

    Um aluno, o Alexsander Rodrigues, mandou um link legal onde a gente pode navegar pelas várias ordens de grandeza das dimensões espaciais no Universo. O link é http://htwins.net/scale2/lang.html.

    Como atividade preliminar da introdução à disciplina, na primeira aula, recomendo a todos assistirem ao primeiro episódio da série Cosmos, com Neil Degrasse Tyson. O vídeo, além de tratar das questões das escalas envolvidas no Universo, faz uma bela introdução do que ele é e de como nós o observamos e aprendemos sobre ele. É inspirador.


  • Relatividade

    Neste tópico da disciplina iremos discutir alguns aspectos da Teoria da Relatividade de Einstein. Este é um assunto bastante fundamental e presente na física contemporânea. 

    • Artigo publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física, volume 27, páginas 27-36 (2004)

      "Albert Einstein por duas vezes alterou de maneira profunda nossos conceitos de espaço e tempo com a sua teoria da relatividade: primeiro no âmbito da teoria especial de 1905 e depois com a teoria geral de 1915. Como foi o jovem Albert Einstein capaz de dar in ́ıcio a esta revolução?"

    • Tradução do artigo publicado por A. Einstein em  Jahrbuch der Radioaktivit ̈at und Elektronik 4, 411-462 (1907).

      É uma tradução de um artigo científico. Fica aqui para quem estiver interessado em ler. O Começo é bem acessível para alunos de primeiro ano de graduação (Introdução e parte I) mas, na medida em que avança, já se faz necessário um conhecimento mais profundo de física (parte II e adiante).

    • Artigo publicado por Nivaldo Lemos na Revista Brasileira de Ensino de Física, volume 23, página 3 (2001)

      "Examinaremos a origem histórica da equação E = mc2 e sua interpretação. Tratamos com especial cuidado uma questão polêmica: a massa de uma partícula é simplesmente um escalar (invariante) ou uma quantidade variável, dependente da velocidade?"

  • Tópico 3

  • Tópico 4

  • Tópico 5

  • Tópico 6

  • Tópico 7

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10