Programação

  • Segundo semestre de 2016



    Caso queira se comunicar com a professora ou monitores ao longo do semestre, para informar imprevistos, pedir auxílio, apresentar críticas ou sugestões, você pode utilizar as informações abaixo:

    Profa. Valéria - vsdias@if.usp.br (subject: disciplina Práticas)
    Leandro (monitor educador) - leandrorabelo@usp.br
    Fabiano (monitor educador) - flkirschner@gmail.com

  • Relação Professor-Aluno / Estilos docentes

  • ENTREGA DAS ÚLTIMAS ATIVIDADES DO 1º SEMESTRE

  • AULA 01 18/02

    - Apresentação do plano da disciplina
    - Apresentação dos monitores
    - Preenchimento do questionário perfil (a ser entregue na OFICINA 01)
    - Levantamento de disponibilidade

    - Texto de Larossa Bondía "Notas sobre a experiência e o saber da experiência" (leitura para a próxima aula - AULA 02 - 25/02)

    O texto, entregue em sala, encontra-se em anexo.

  • AULA 2 25/02

    - Discutir a necessidade e importância de se planejar o que acontece na escola.
    - PPP: O que é? Como se constrói? Quem constrói?

    - Fechamento do texto do Bondía
    - Texto para estudo: "PPP da escola: uma construção coletiva", de Ilma Passos Veiga (em anexo) - texto que será discutido na aula 03 (dia 17/03)

  • LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL

  • ESTÁGIO NA ESCOLA 07 a 11/03

    Semana de estágio em escola.

    OBS: relatório N1 - foco em relatar aspectos da estrutura física e organização da escola - PRAZO DE ENTREGA: 1º/04

    relatório N2 - foco em relatar análise do PPP da escola - PRAZO DE ENTREGA: 08/04
  • AULA 3 - 17/03

    Entrega de texto sobre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Em anexo.

  • ESTÁGIO NA ESCOLA 28/03 a 01/04

    Observação de aula de Física e conversa com professor sobre os materiais didáticos utilizados por ele, sobre as atividades de estágio previstas, sobre o planejamento de regências etc.

    Roteiro entregue e discutida nas oficinas em anexo.

    Entrega de relatório N3 - atividade individual, prazo de entrega: 15/04

  • OFICINA 04/04 a 08/04

  • AULA 04 07/04

    Referência do livro sobre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais:

    COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998. 182 p.

    (disponível nas bibliotecas do PROFIS e FEUSP)

    PROFIS - localizado no Corredor de Ensino (ala 2). Falar com Renata.
    Site: http://fep.if.usp.br/~profis/

    Em anexo: tabelas com conteúdos procedimentais e atitudinais (retirados do livro "Os conteúdos na reforma").

  • AULA 05 28/04

    ORIENTAÇÕES PARA PREPARAÇÃO DA PRIMEIRA REGÊNCIA (entrega de plano de aula N4)

    O plano de aula deve contemplar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

    POSTAGEM DE N4 (até dia 20/05)

    O que deve conter:

    - apresentar o plano de aula (que deve ser fechado antes da regência)

    - auto-avaliar a aula
    ficou satisfeito? Com o quê?
    ficou insatisfeito? Com o quê?
    gostou do seu desempenho?
    o que mudamos para a próxima?

  • Quadro de medos, inseguranças e dicas

    Com base na atividade da aula do dia 28/04, elaboramos a lista abaixo com os principais medos, inseguranças e dicas dos colegas que já lecionam.


    Medos e Inseguranças:

    ·         Dificuldade em falar em público,

    ·         Medo de ficar nervoso;

    ·         Medo de não conseguir explicar o conteúdo;

    ·         Medo de não conseguir responder as perguntas dos alunos;

    ·         Não gostaria de dar uma aula conteudista e tradicional, mas não sei se consigo;

    ·         Medo de não saber lidar com a indisciplina dos alunos;

    ·         Receio de ter alunos desinteressados;

    ·         Medo de não conseguir realizar as atividades no tempo disponível;

    ·         Medo de não ser claro e objetivo na explicação dos conceitos;

    ·         Medo de não ser valorizado pelos alunos por ser estagiário;

    ·         Receio de não conseguir estabelecer um sincronismo entre a dupla.

     

    Dicas:

    ·         Ter atenção com o tempo disponível da aula, abordando os conceitos mais importantes primeiro;

    ·         Estar atento as perguntas dos alunos e responde-las;

    ·         Realizar o planejamento da aula;

    ·         Ter domínio dos conceitos a serem abordados em aula;

    ·         Levar em consideração a bagagem sócio cultural dos alunos;

    ·         Explicar como estivesse explicando a si mesmo, de maneira simples;

    ·         Realizar um trabalho prazeroso, no qual se divirta;

    ·         Tentar se adaptar ao público;

    ·         Manter a calma e iniciar a aula calmamente, explicando como será a aula.

     




  • Textos - Avaliação

  • N7 - atividade de avaliação

    Nessa atividade vocês têm duas opções (descritas abaixo) que constam no texto "Avaliação e Melhoria da Aprendizagem em Física da Maria Lúcia" Abib. 


    Prazo de entrega: 28/10


    Opção 1 - Analise o processo de avaliação que você pode acompanhar no trabalho de professores de Física nas escolas onde participou, quanto a: instrumentos, atividades propostas, orientações para os alunos, critérios utilizados, representação dos resultados e abordagem avaliativa preponderante.

     

    Para obter os dados necessários à análise podem ser realizados:

    a) entrevistas com o professor e,/ou com os alunos;

    b) análise de materiais produzidos pelo professor (provas, propostas de relatórios etc.);

    c) análise de trabalhos produzidos pelos alunos em nível individual ou pela classe (resoluções das provas, elaboração de relatórios etc.);

    d) acompanhamento em sala de aula de momentos de avaliação e de devolução e discussão dos resultados;

    e) acompanhamento de reuniões de professores nas quais se discute a questão da avaliação (por ex. os conselhos de classe).

     

    Opção 2 - Análise da avaliação utilizada em atividades de ensino que você

    organizou (aulas particulares, minicursos, aulas regulares etc.).

     

    Análise das questões seguintes, quanto a:

    a) nível de ênfase cognitiva predominante: memorização e/ou compreensão;

    b) inclusão de relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente;

    c) promoção de momentos de metacognição


  • N8 - Regências 2º Semestre

    Nesse semestre vocês devem realizar 3 regências.


    Postem aqui os planos, os relatos e as autoavaliações dessas aulas.

    Vocês podem ir postando as atividades a medida que forem realizando ou entregarem todas juntas.

    Procurem realizar o relato e a autoavaliação logo em seguida as regências.

    Prazo de entrega: 25/11/2016