Programação
-
Caso queira se comunicar com a professora ou monitores ao longo do semestre, para informar imprevistos, pedir auxílio, apresentar críticas ou sugestões, você pode utilizar as informações abaixo:Profa. Valéria - vsdias@if.usp.br (subject: disciplina Práticas)
Leandro (monitor educador) - leandrorabelo@usp.br
Fabiano (monitor educador) - flkirschner@gmail.com-
Caros alunos e alunas,
na aula (encontro do dia 30/06) vocês deverão entregar as fichas de estágio assinadas.
Atenção quanto a assinatura do responsável da escola!
A Ficha de Estágio deve ser assinada pelo(a) diretor(a) ou vice-diretor(a) (não pode ser do(a) coordenador(a)).
Qualquer dívida nos envie e-mail.
Abraços
-
Material para estudo.
Complementar ao material que discutimos na aula do dia 11 de agoto.
-
Entrega de N5 e N6.
Postar até dia 08 de julho.
-
- Apresentação do plano da disciplina
- Apresentação dos monitores
- Preenchimento do questionário perfil (a ser entregue na OFICINA 01)
- Levantamento de disponibilidade
- Texto de Larossa Bondía "Notas sobre a experiência e o saber da experiência" (leitura para a próxima aula - AULA 02 - 25/02)O texto, entregue em sala, encontra-se em anexo.
-
- Discutir a necessidade e importância de se planejar o que acontece na escola.
- PPP: O que é? Como se constrói? Quem constrói?
- Fechamento do texto do Bondía
- Texto para estudo: "PPP da escola: uma construção coletiva", de Ilma Passos Veiga (em anexo) - texto que será discutido na aula 03 (dia 17/03) -
Em anexo estão os principais documentos que fazem parte da legislação educacional.
-
Semana de estágio em escola.
OBS: relatório N1 - foco em relatar aspectos da estrutura física e organização da escola - PRAZO DE ENTREGA: 1º/04
relatório N2 - foco em relatar análise do PPP da escola - PRAZO DE ENTREGA: 08/04 -
Entrega de texto sobre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Em anexo.
-
Observação de aula de Física e conversa com professor sobre os materiais didáticos utilizados por ele, sobre as atividades de estágio previstas, sobre o planejamento de regências etc.
Roteiro entregue e discutida nas oficinas em anexo.
Entrega de relatório N3 - atividade individual, prazo de entrega: 15/04
-
- Discussão sobre atividades experimentais
- Plano de aula
-
Referência do livro sobre conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais:
COLL, C. et al. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998. 182 p.
(disponível nas bibliotecas do PROFIS e FEUSP)PROFIS - localizado no Corredor de Ensino (ala 2). Falar com Renata.
Site: http://fep.if.usp.br/~profis/Em anexo: tabelas com conteúdos procedimentais e atitudinais (retirados do livro "Os conteúdos na reforma").
-
ORIENTAÇÕES PARA PREPARAÇÃO DA PRIMEIRA REGÊNCIA (entrega de plano de aula N4)
O plano de aula deve contemplar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.
POSTAGEM DE N4 (até dia 20/05)
O que deve conter:
- apresentar o plano de aula (que deve ser fechado antes da regência)
- auto-avaliar a aula:
ficou satisfeito? Com o quê?
ficou insatisfeito? Com o quê?
gostou do seu desempenho?
o que mudamos para a próxima? -
Com base na atividade da aula do dia 28/04, elaboramos a lista abaixo com os principais medos, inseguranças e dicas dos colegas que já lecionam.
Medos e Inseguranças:
· Dificuldade em falar em público,
· Medo de ficar nervoso;
· Medo de não conseguir explicar o conteúdo;
· Medo de não conseguir responder as perguntas dos alunos;
· Não gostaria de dar uma aula conteudista e tradicional, mas não sei se consigo;
· Medo de não saber lidar com a indisciplina dos alunos;
· Receio de ter alunos desinteressados;
· Medo de não conseguir realizar as atividades no tempo disponível;
· Medo de não ser claro e objetivo na explicação dos conceitos;
· Medo de não ser valorizado pelos alunos por ser estagiário;
· Receio de não conseguir estabelecer um sincronismo entre a dupla.
Dicas:
· Ter atenção com o tempo disponível da aula, abordando os conceitos mais importantes primeiro;
· Estar atento as perguntas dos alunos e responde-las;
· Realizar o planejamento da aula;
· Ter domínio dos conceitos a serem abordados em aula;
· Levar em consideração a bagagem sócio cultural dos alunos;
· Explicar como estivesse explicando a si mesmo, de maneira simples;
· Realizar um trabalho prazeroso, no qual se divirta;
· Tentar se adaptar ao público;
· Manter a calma e iniciar a aula calmamente, explicando como será a aula.
-
Nessa atividade vocês têm duas opções (descritas abaixo) que constam no texto "Avaliação e Melhoria da Aprendizagem em Física da Maria Lúcia" Abib.
Prazo de entrega: 28/10
Opção 1 - Analise o processo de avaliação que você pode acompanhar no trabalho de professores de Física nas escolas onde participou, quanto a: instrumentos, atividades propostas, orientações para os alunos, critérios utilizados, representação dos resultados e abordagem avaliativa preponderante.
Para obter os dados necessários à análise podem ser realizados:
a) entrevistas com o professor e,/ou com os alunos;
b) análise de materiais produzidos pelo professor (provas, propostas de relatórios etc.);
c) análise de trabalhos produzidos pelos alunos em nível individual ou pela classe (resoluções das provas, elaboração de relatórios etc.);
d) acompanhamento em sala de aula de momentos de avaliação e de devolução e discussão dos resultados;
e) acompanhamento de reuniões de professores nas quais se discute a questão da avaliação (por ex. os conselhos de classe).
Opção 2 - Análise da avaliação utilizada em atividades de ensino que você
organizou (aulas particulares, minicursos, aulas regulares etc.).
Análise das questões seguintes, quanto a:
a) nível de ênfase cognitiva predominante: memorização e/ou compreensão;
b) inclusão de relações entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o meio ambiente;
c) promoção de momentos de metacognição
-
Nesse semestre vocês devem realizar 3 regências.
Postem aqui os planos, os relatos e as autoavaliações dessas aulas.
Vocês podem ir postando as atividades a medida que forem realizando ou entregarem todas juntas.
Procurem realizar o relato e a autoavaliação logo em seguida as regências.
Prazo de entrega: 25/11/2016