Programação
-
-
Recuperação
A recuperação (2a avaliação) da disciplina é uma prova. A sua tarefa é desenhar uma atividade pedagógica online.
Coloque-se na posição de um professor do ensino médio. Pode assumir que os seus alunos tem acesso à internet em casa, na escola ou via cellular. A sua tarefa é desenhar um plano de aula, propor uma implementação e fazer o início da implementação da sua proposta.
Para fixar as ideias, e se não tiver uma sugestão própria, sugiro o seguinte assunto para a aula: a Lei dos gases ideiais, focando na ligação entre o modelo microscópico da teoria cinética de gases e o comportamento macroscópico observado. Mas, se tiver um outro tópico em mente para uma aula, pode usar este também.
Tarefa
Para esta tarefa, vai entregar três coisas:
- Um texto descrevendo o plano de aula, contendo os objetivos de aprendizagem, uma atividade pedagógica desenhada para atingir estes objetivos e algum tipo de avaliação. Este texto deve ser bem esquemático e não ultrapassar 10 linhas de texto. (estimativa de tempo: 1/2 hora)
- Um texto descrevendo uma proposta de implementação do plano de aula, usando recursos e ferramentas online. Este texto vai descrever (usando terminologia que usamos na disciplina) as ferramentas, sites ou tecnologia que poderia ser usado para atingir os objetivos e implementar as atividades e avaliação do Texto 1. (estimativa de tempo: 1 hora)
- O início da implementação. Dependendo da sua proposta de implementação, pode usar o Moodle de testes, o a Rede Colaborativa do Stoa ou qualquer outra infraestrutura de TIC a qual você tem acesso. Não é necessário terminar a implementação (por exemplo, se usar um questionário do Moodle para fazer a avaliação, não é necessário fazer um enunciado completo das questões, é suficiente mostrar que consegueria fazer as questões). (estimativa de tempo: 1.5 horas)
Tempo de execução: a tarefa pode ser feita em aproxamidamente 3 horas.
Prazo: a tarefa deve ser entrega entre até 23h do dia 12/12/2016
Como entregar: deixar os 2 documentos em algum lugar na Web e me enviar o URL. Mandar links para o início da implementação.
Local: Sala 201 da Ala Central do IFUSP (estará aberta das 14h até 17h) ou em qualquer outro lugar com acesso à internet
Critério de avaliação:
Texto 1 (2 pontos): 1. ter os três elementos pedidos, 2. clareza e viabilidade da atividade(s) e avaliação.
Texto 2 (4 pontos): 1. ter um proposta viável para uma atividade online, 2. a atividade é apropriado para atingir o objetivo de aprendizagem 3. idem para a avaliação. 4. usar terminologia e linguagem apropriado e preciso na descrição da atividade e avaliação, explicando porque a tecnologia / ferramenta se adequa aos objetivos pedagógicos.
Esboço da Implementação (4 pontos): 1. consistência com os Textos 1 e 2. 2. complexidade técnica da implementação. 3. qualidade da implementação.
-