Tópico Nome Descrição
Aula 1 Arquivo Tecnologia Educacional: apresentação e motivação
URL XKCD: "Extended Mind"

XKCD: "Extended Mind"

URL Habilidades Digitais
Arquivo Apresentação: Tecnologia Educacional e estudos de eficácia
URL Pergunta sobre a Apresentação Estudos de Eficácia
URL Link para os resultados

A resposta certa era 2.5 (o tamanho de efeito, estimado "no olho" é entre 2 e 3 desvios padrão). Dos participantes que estiveram ligados à internet, aprox 25% acertou. Dos que não tiveram ligados à internet, mais que 40% acertou. Dá para tirar alguma conclusão? 

URL "Why knowing search isn't the same as having an education"

"Why knowing search isn't the same as having an education"

Arquivo Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies

Ministério de Eduçao dos EUA, Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies, maio 2009, http://www.ed.gov/about/offices/list/opepd/ppss/reports.html

Arquivo Página 20
URL Interpretação do "Tamanho do Efeito"

Interpretação do "Tamanho do Efeito"

Arquivo Improved Learning in a Large-Enrollment Physics Class

Louis Deslauriers et al.
Science 332, 862 (2011);

Aula 2 e 3 URL Plano de aula
Arquivo Apresentação: Tecnologia Web para Educadores
URL Link para a segunda parte da Apresentação

Link para a segunda parte da Apresentação

Arquivo Apresentação: Gerar páginas e ter seu domínio
Página Exercício: criar uma página Web usando PHP
Página Tarefa: criar uma página na Web
URL Exemplos de arquivos HTML

Veja neste diretório três exemplos de arquivos HTML. Baixe eles (clique com mouse-direito / "salvar como") e edite com um editor de texto como Wordpad (não use Word). Para testar suas modificações, abre o arquivo com um navegador (se o navegador já está aberto, use Ctrl-O para abrir um arquivo .html)

URL Tutorial HTML/CSS do W3schools

Tutorial HTML/CSS do W3schools

URL Mais tutoriais HMTL

A página está em português, mas os links apontam para recursos em inglês. Se alguém conhece e recomenda algum material em português, divulge no nosso fórum, por favor.

URL Codecademy
Aula 4 Arquivo Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas
URL Notas de Aula Colaborativas

Notas de Aula Colaborativas: cada grupo (de 3 ou 4) fará um resumo colaborativo da minha apresentação. Combine um nome para seu grupo e crie um pad com este nome que todos acessam.

URL Lista de sites Etherpad

Se o pad do Stoa não funciona, use um destes.

URL Tarefa Semana 4: por que trabalhar em grupo?

Clicando no link acima, será levado a um post (traduzido) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe.

A sua tarefa desta semana é escrever um post no seu blog discutindo este texto. No seu post, faça um link para o texto, e faça uma análise crítica: concorda com tudo? faria ajustes nas recomendações? no seu contexto, como trabalha em grupo? etc. etc. 

Para chegar ao seu blog, siga estas instruções: 1. acesse social.stoa.usp.br 2. vá no "painel de controle" 3. Procure "Blog" na barra lateral 4. Acrescente um post. 

Página Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2016
Página Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2015
Página Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2014
Página Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas
Pasta Resumos 2016
Pasta Resumos 2015

Resumos 2015

Pasta Resumos de 2014

Resumos de 2014

Pasta Resumos de 2013

Resumos de 2013

Aula 5 URL Wikis em Linguagem Simples

"Uma breve introdução aos wikis que ilustra como eles podem ser usados para organizar as informações de um grupo [...]"

URL Sobre Wikipédia: o essencial

"Esta página contém o indispensável, e somente o indispensável, que você precisa saber para não se decepcionar com suas primeiras experiências na Wikipédia."

URL Tutorial para Iniciantes de Wikipedia
Página Instruções para Atividade da semana, parte 1 (criar conta no Wikipedia)

Instruções para Tarefa 1: criar conta no Wikipedia

Página Instruções para a Atividade da Aula 5 (editar Wikipedia)
Arquivo Wikimedia em Sala de Aula
Arquivo Wikipedia de A a Z
URL Bem vindo à Wikipédia

Panfleto apresentando Wikipédia

URL Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida

Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida

URL Dicas de Formatação Wiki

Página com dicas de formatação e sintaxe da linguagem usando em wikis, escrito em grande parte pelo Prof. Luli Radfahrer

Aula 6 Arquivo Classificação de ferramentas de comunicação

Último slide apres aula 4: classificação ferramentas de comunicação

Página Exemplos de Video Aulas


Página Fazer um videoaula: boas práticas

Fazer um videoaula: boas práticas

Página Material e Referências sobre Aprendizagem Multimidia (tudo em inglês)

URL Material para "Oficina de Vídeo"

Apresentação e material em apoio a uma Oficina de Vídeo do Ariel Sartori (oferecido em 2010)

URL Playlist "como fazer videoaula" da SEE
URL Vídeos da turma de 2010
URL Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online (TecEd 2012)

Coleção de Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online juntado pelos alunos do TecEd 2012 (abre em outra janela). 

Página Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" (TecEd 2013)

Uma coleção de posts sobre "Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" feitas pelos alunos do TecEd 2013.

Aula 7 Arquivo Apresentação AVA 1
URL Entrar no Moodle de Testes

Criei ambientes temporários na nossa instância de desenvolvimento, para poder participar da "oficina Moodle" (aula 7 e 8 da disciplina).

Para ir à instância Moodle de Testes:

Clique no link abaixo para se logar na instância de testes e desenvolvimento do Moodle do USP. Use o botão "Senha USP" para se logar.

Após se logar, vá à categoria "Teced": clique aqui.

Agora:

1. se inscreva como aluno em "Oficina Moodle, ambiente do Ewout"

2. se inscreva como docente em algum dos outros ambientes "Curso do Professor X". Note bem: cada um dos cursos Professor X comparta somente 1 (um) Docente. Tente outro se não conseguir entrar.

Durante a oficina, mantenha o ambiente "Disciplina do Ewout" aberta numa aba do seu navegador, e o seu  ambiente "Prof XXX" numa outra aba. Alterna entre as abas com Ctrl-TAB

Página Criar conta no Moodle Cloud

Para ter acesso a um Moodle "de verdade", como adminstrador e dono do site, pode  criar uma conta no Moodle Cloud. Para os fins destas duas aulas sobre Moodle é melhor usar o ambiente no https://dev/atp.usp.br/stoa2 que disponibilizei para vocês,  mas se está pensando fazer uso de um Moodle para alguma atividade de verdade, ou se quiser criar um curso online para o seu projeto final, o Moodle Cloud é indicado.

URL Ajuda do Moodle da USP

Veja em particular a primeira dica: "Material de Referência"

URL Qual Ferramenta usar?
Aula 8 Arquivo Apresentação AVA 2
URL Entrar no Moodle de Testes

Se loga nesta instância de testes (os login e senhas serão distribuidos durante a aula) e acesse a categoria "TecEd".

Aula 9 URL Treinamento Corporativo a Distância

Apresentação do Fabrício Camargos

Arquivo Apresentação: Desafios ao AVA e "MOOCs"
URL Fundação Lehman e Coursera

A Fundação Lehman fez uma parceria com Coursera. Veja também o pdf com instruções como crirar uma conta no Coursera.

Arquivo Education at Scale

Apresentação dos fundadores do Coursera sobre Moocs

URL Apresentação no TED sobre Coursera
Arquivo Designing and running a MOOC (in 9 easy steps)

Apresentação do George Siemens sobre "Moocs"

URL Lista de cursos online abertos no exterior

Lista feita pelo Stephen Downes. A maioria dos cursos é em inglês

URL Fazer sub-títulos online para qualquer vídeo.

Veja o vídeo de 12 min do Coursera que traduzi parcialmente. Colobore e corrijam os meus erros!

Aula 10 Arquivo Apresentação Objetos de Aprendizagem
URL Registro do Grupos do Projeto Final
Arquivo Exemplo de pacote SCORM

Retirado deste curso da Profa. Paola da FFCLH. Para testar, baixe o pacote SCORM (um .zip, se quiser abre para ver o que tem lá dentro) e sobe no seu ambiente de apoio no Moodle de Testes, usando uma atividade do tipo "SCORM".

Este pacote é um exemplo como um pedaço de material didático pode ser re-usado em vários outros cursos. Repare também como no curso da Profa. Paola os videos estão hospedado num outro servidor (eaulas.usp.br) e também poderiam ser considerados "objetos de aprendizagem".

URL Link para Banco de Objetos de Aprendizagem do MEC (BIOE)
URL Currículo+ (da Secr. da Educação SP)

"Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo"

URL Ciênsação: catálogo de experimentos didáticos livres
URL Exemplo "H5P": questão para incorporar na sua página
URL Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede (UFSCAR)

Plataforma que permite customizar "games". Veja também a documentação

URL Comunidade "Recursos Educacionais Abertos"

Veja em particular o FAQ

Aula 11 Arquivo Apresentação: Mídia Social
URL Cadastro dos Grupos e Projetos
Arquivo E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf

 Capítulos 3 e 4 escaneados

Arquivo E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4
Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4.
Arquivo E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4

 Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4

URL TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil

"[...] a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. São entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos."

Recursos Projetos Arquivo Apresentação Oficina de Vídeo
Página Ilha das Flores: Roteiro
URL Escola de Vídeo

do Vimeo, em inglês

URL Gravar video da sua tela

Veja esta busca no Google por "screencast". O primeiro link é um serviço bem-conhecido (e comercial, com plano grátis) mas tem alternativas.

URL Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons

Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons

URL StoneWashed: Free Sound Effects
URL YouTube
URL Vimeo
URL Vídeos da turma TecEd de 2010

Vídeos da turma TecEd de 2010

URL Projeto Wikipédia na Universidade!

Projeto Wikipédia na Universidade!

URL Re-veja a aula 4

Re-veja a aula 4