Tópico | Nome | Descrição |
---|---|---|
Aula 1 | Tecnologia Educacional: apresentação e motivação | |
XKCD: "Extended Mind" | XKCD: "Extended Mind" |
|
Habilidades Digitais | ||
Apresentação: Tecnologia Educacional e estudos de eficácia | ||
Pergunta sobre a Apresentação Estudos de Eficácia | ||
Link para os resultados | A resposta certa era 2.5 (o tamanho de efeito, estimado "no olho" é entre 2 e 3 desvios padrão). Dos participantes que estiveram ligados à internet, aprox 25% acertou. Dos que não tiveram ligados à internet, mais que 40% acertou. Dá para tirar alguma conclusão? |
|
"Why knowing search isn't the same as having an education" | "Why knowing search isn't the same as having an education" |
|
Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies | Ministério de Eduçao dos EUA, Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies, maio 2009, http://www.ed.gov/about/offices/list/opepd/ppss/reports.html |
|
Página 20 | ||
Interpretação do "Tamanho do Efeito" | Interpretação do "Tamanho do Efeito" |
|
Improved Learning in a Large-Enrollment Physics Class | Louis Deslauriers et al. |
|
Aula 2 e 3 | Plano de aula | |
Apresentação: Tecnologia Web para Educadores | ||
Link para a segunda parte da Apresentação | Link para a segunda parte da Apresentação |
|
Apresentação: Gerar páginas e ter seu domínio | ||
Exercício: criar uma página Web usando PHP | ||
Tarefa: criar uma página na Web | ||
Exemplos de arquivos HTML | Veja neste diretório três exemplos de arquivos HTML. Baixe eles (clique com mouse-direito / "salvar como") e edite com um editor de texto como Wordpad (não use Word). Para testar suas modificações, abre o arquivo com um navegador (se o navegador já está aberto, use Ctrl-O para abrir um arquivo .html) |
|
Tutorial HTML/CSS do W3schools | Tutorial HTML/CSS do W3schools |
|
Mais tutoriais HMTL | A página está em português, mas os links apontam para recursos em inglês. Se alguém conhece e recomenda algum material em português, divulge no nosso fórum, por favor. |
|
Codecademy | ||
Aula 4 | Apresentação: Redes e Ferramentas Colaborativas | |
Notas de Aula Colaborativas | Notas de Aula Colaborativas: cada grupo (de 3 ou 4) fará um resumo colaborativo da minha apresentação. Combine um nome para seu grupo e crie um pad com este nome que todos acessam. |
|
Lista de sites Etherpad | Se o pad do Stoa não funciona, use um destes. |
|
Tarefa Semana 4: por que trabalhar em grupo? | Clicando no link acima, será levado a um post (traduzido) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe. A sua tarefa desta semana é escrever um post no seu blog discutindo este texto. No seu post, faça um link para o texto, e faça uma análise crítica: concorda com tudo? faria ajustes nas recomendações? no seu contexto, como trabalha em grupo? etc. etc. Para chegar ao seu blog, siga estas instruções: 1. acesse social.stoa.usp.br 2. vá no "painel de controle" 3. Procure "Blog" na barra lateral 4. Acrescente um post. |
|
Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2016 | ||
Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2015 | ||
Posts sobre Trabalho em Equipe: destaques de 2014 | ||
Clay Shirky sobre o poder das novas ferramentas colaborativas | ||
Resumos 2016 | ||
Resumos 2015 | Resumos 2015 |
|
Resumos de 2014 | Resumos de 2014 |
|
Resumos de 2013 | Resumos de 2013 |
|
Aula 5 | Wikis em Linguagem Simples | "Uma breve introdução aos wikis que ilustra como eles podem ser usados para organizar as informações de um grupo [...]" |
Sobre Wikipédia: o essencial | "Esta página contém o indispensável, e somente o indispensável, que você precisa saber para não se decepcionar com suas primeiras experiências na Wikipédia." |
|
Tutorial para Iniciantes de Wikipedia | ||
Instruções para Atividade da semana, parte 1 (criar conta no Wikipedia) | Instruções para Tarefa 1: criar conta no Wikipedia |
|
Instruções para a Atividade da Aula 5 (editar Wikipedia) | ||
Wikimedia em Sala de Aula | ||
Wikipedia de A a Z | ||
Bem vindo à Wikipédia | Panfleto apresentando Wikipédia |
|
Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida | Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida |
|
Dicas de Formatação Wiki | Página com dicas de formatação e sintaxe da linguagem usando em wikis, escrito em grande parte pelo Prof. Luli Radfahrer |
|
Aula 6 | Classificação de ferramentas de comunicação | Último slide apres aula 4: classificação ferramentas de comunicação |
Exemplos de Video Aulas |
|
|
Fazer um videoaula: boas práticas | Fazer um videoaula: boas práticas |
|
Material e Referências sobre Aprendizagem Multimidia (tudo em inglês) | ||
Material para "Oficina de Vídeo" | Apresentação e material em apoio a uma Oficina de Vídeo do Ariel Sartori (oferecido em 2010) |
|
Playlist "como fazer videoaula" da SEE | ||
Vídeos da turma de 2010 | ||
Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online (TecEd 2012) | Coleção de Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online juntado pelos alunos do TecEd 2012 (abre em outra janela). |
|
Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" (TecEd 2013) | Uma coleção de posts sobre "Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" feitas pelos alunos do TecEd 2013. |
|
Aula 7 | Apresentação AVA 1 | |
Entrar no Moodle de Testes | Criei ambientes temporários na nossa instância de desenvolvimento, para poder participar da "oficina Moodle" (aula 7 e 8 da disciplina). Para ir à instância Moodle de Testes:Clique no link abaixo para se logar na instância de testes e desenvolvimento do Moodle do USP. Use o botão "Senha USP" para se logar. Após se logar, vá à categoria "Teced": clique aqui. Agora: 1. se inscreva como aluno em "Oficina Moodle, ambiente do Ewout" 2. se inscreva como docente em algum dos outros ambientes "Curso do Professor X". Note bem: cada um dos cursos Professor X comparta somente 1 (um) Docente. Tente outro se não conseguir entrar. Durante a oficina, mantenha o ambiente "Disciplina do Ewout" aberta numa aba do seu navegador, e o seu ambiente "Prof XXX" numa outra aba. Alterna entre as abas com Ctrl-TAB |
|
Criar conta no Moodle Cloud | Para ter acesso a um Moodle "de verdade", como adminstrador e dono do site, pode criar uma conta no Moodle Cloud. Para os fins destas duas aulas sobre Moodle é melhor usar o ambiente no https://dev/atp.usp.br/stoa2 que disponibilizei para vocês, mas se está pensando fazer uso de um Moodle para alguma atividade de verdade, ou se quiser criar um curso online para o seu projeto final, o Moodle Cloud é indicado. |
|
Ajuda do Moodle da USP | Veja em particular a primeira dica: "Material de Referência" |
|
Qual Ferramenta usar? | ||
Aula 8 | Apresentação AVA 2 | |
Entrar no Moodle de Testes | Se loga nesta instância de testes (os login e senhas serão distribuidos durante a aula) e acesse a categoria "TecEd". |
|
Aula 9 | Treinamento Corporativo a Distância | Apresentação do Fabrício Camargos |
Apresentação: Desafios ao AVA e "MOOCs" | ||
Fundação Lehman e Coursera | A Fundação Lehman fez uma parceria com Coursera. Veja também o pdf com instruções como crirar uma conta no Coursera. |
|
Education at Scale | Apresentação dos fundadores do Coursera sobre Moocs |
|
Apresentação no TED sobre Coursera | Nâo deixe de ler esta análise do Tony Bates. |
|
Designing and running a MOOC (in 9 easy steps) | Apresentação do George Siemens sobre "Moocs" |
|
Lista de cursos online abertos no exterior | Lista feita pelo Stephen Downes. A maioria dos cursos é em inglês |
|
Fazer sub-títulos online para qualquer vídeo. | Veja o vídeo de 12 min do Coursera que traduzi parcialmente. Colobore e corrijam os meus erros! |
|
Aula 10 | Apresentação Objetos de Aprendizagem | |
Registro do Grupos do Projeto Final | ||
Exemplo de pacote SCORM | Retirado deste curso da Profa. Paola da FFCLH. Para testar, baixe o pacote SCORM (um .zip, se quiser abre para ver o que tem lá dentro) e sobe no seu ambiente de apoio no Moodle de Testes, usando uma atividade do tipo "SCORM". Este pacote é um exemplo como um pedaço de material didático pode ser re-usado em vários outros cursos. Repare também como no curso da Profa. Paola os videos estão hospedado num outro servidor (eaulas.usp.br) e também poderiam ser considerados "objetos de aprendizagem". |
|
Link para Banco de Objetos de Aprendizagem do MEC (BIOE) | ||
Currículo+ (da Secr. da Educação SP) | "Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo" |
|
Ciênsação: catálogo de experimentos didáticos livres | ||
Exemplo "H5P": questão para incorporar na sua página | ||
Recursos Educacionais Multiplataforma Abertos na Rede (UFSCAR) | Plataforma que permite customizar "games". Veja também a documentação |
|
Comunidade "Recursos Educacionais Abertos" | Veja em particular o FAQ |
|
Aula 11 | Apresentação: Mídia Social | |
Cadastro dos Grupos e Projetos | ||
E-Learning_and_Social_Networking_Handbook.pdf | Capítulos 3 e 4 escaneados |
|
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4 | Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4. |
|
E-Learning and Social Networking Handbook Resumo cap. 3 e 4 | Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4 |
|
TIC EDUCAÇÃO - Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Brasil | "[...] a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. São entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos." |
|
Recursos Projetos | Apresentação Oficina de Vídeo | |
Ilha das Flores: Roteiro | ||
Escola de Vídeo | do Vimeo, em inglês |
|
Gravar video da sua tela | Veja esta busca no Google por "screencast". O primeiro link é um serviço bem-conhecido (e comercial, com plano grátis) mas tem alternativas. |
|
Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons | Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons |
|
StoneWashed: Free Sound Effects | ||
YouTube | ||
Vimeo | ||
Vídeos da turma TecEd de 2010 | Vídeos da turma TecEd de 2010 |
|
Projeto Wikipédia na Universidade! | Projeto Wikipédia na Universidade! |
|
Re-veja a aula 4 | Re-veja a aula 4 |