Abschnitt | Name | Beschreibung |
---|---|---|
Aula 1 | ||
XKCD: "Extended Mind" |
||
A resposta certa era 2.5 (o tamanho de efeito, estimado "no olho" é entre 2 e 3 desvios padrão). Dos participantes que estiveram ligados à internet, aprox 25% acertou. Dos que não tiveram ligados à internet, mais que 40% acertou. Dá para tirar alguma conclusão? |
||
"Why knowing search isn't the same as having an education" |
||
Ministério de Eduçao dos EUA, Evaluation of Evidence-Based Practices in Online Learning: A Meta-Analysis and Review of Online Learning Studies, maio 2009, http://www.ed.gov/about/offices/list/opepd/ppss/reports.html |
||
Interpretação do "Tamanho do Efeito" |
||
Louis Deslauriers et al. |
||
Aula 2 e 3 | ||
Link para a segunda parte da Apresentação |
||
Veja neste diretório três exemplos de arquivos HTML. Baixe eles (clique com mouse-direito / "salvar como") e edite com um editor de texto como Wordpad (não use Word). Para testar suas modificações, abre o arquivo com um navegador (se o navegador já está aberto, use Ctrl-O para abrir um arquivo .html) |
||
Tutorial HTML/CSS do W3schools |
||
A página está em português, mas os links apontam para recursos em inglês. Se alguém conhece e recomenda algum material em português, divulge no nosso fórum, por favor. |
||
Aula 4 | ||
Notas de Aula Colaborativas: cada grupo (de 3 ou 4) fará um resumo colaborativo da minha apresentação. Combine um nome para seu grupo e crie um pad com este nome que todos acessam. |
||
Se o pad do Stoa não funciona, use um destes. |
||
Clicando no link acima, será levado a um post (traduzido) de Tony Bates, um de uma série de posts sobre como desenhar ambientes de aprendizagem online. Neste texto ele destaca a importância do trabalho em equipe. A sua tarefa desta semana é escrever um post no seu blog discutindo este texto. No seu post, faça um link para o texto, e faça uma análise crítica: concorda com tudo? faria ajustes nas recomendações? no seu contexto, como trabalha em grupo? etc. etc. Para chegar ao seu blog, siga estas instruções: 1. acesse social.stoa.usp.br 2. vá no "painel de controle" 3. Procure "Blog" na barra lateral 4. Acrescente um post. |
||
Resumos 2015 |
||
Resumos de 2014 |
||
Resumos de 2013 |
||
Aula 5 | "Uma breve introdução aos wikis que ilustra como eles podem ser usados para organizar as informações de um grupo [...]" |
|
"Esta página contém o indispensável, e somente o indispensável, que você precisa saber para não se decepcionar com suas primeiras experiências na Wikipédia." |
||
Instruções para Tarefa 1: criar conta no Wikipedia |
||
Panfleto apresentando Wikipédia |
||
Avaliando a qualidade dos artigos da Wikipéida |
||
Página com dicas de formatação e sintaxe da linguagem usando em wikis, escrito em grande parte pelo Prof. Luli Radfahrer |
||
Aula 6 | Último slide apres aula 4: classificação ferramentas de comunicação |
|
|
||
Fazer um videoaula: boas práticas |
||
Apresentação e material em apoio a uma Oficina de Vídeo do Ariel Sartori (oferecido em 2010) |
||
Coleção de Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online juntado pelos alunos do TecEd 2012 (abre em outra janela). |
||
Uma coleção de posts sobre "Ferramentas e Serviços para dar Aulas Online" feitas pelos alunos do TecEd 2013. |
||
Aula 7 | ||
Criei ambientes temporários na nossa instância de desenvolvimento, para poder participar da "oficina Moodle" (aula 7 e 8 da disciplina). Para ir à instância Moodle de Testes:Clique no link abaixo para se logar na instância de testes e desenvolvimento do Moodle do USP. Use o botão "Senha USP" para se logar. Após se logar, vá à categoria "Teced": clique aqui. Agora: 1. se inscreva como aluno em "Oficina Moodle, ambiente do Ewout" 2. se inscreva como docente em algum dos outros ambientes "Curso do Professor X". Note bem: cada um dos cursos Professor X comparta somente 1 (um) Docente. Tente outro se não conseguir entrar. Durante a oficina, mantenha o ambiente "Disciplina do Ewout" aberta numa aba do seu navegador, e o seu ambiente "Prof XXX" numa outra aba. Alterna entre as abas com Ctrl-TAB |
||
Para ter acesso a um Moodle "de verdade", como adminstrador e dono do site, pode criar uma conta no Moodle Cloud. Para os fins destas duas aulas sobre Moodle é melhor usar o ambiente no https://dev/atp.usp.br/stoa2 que disponibilizei para vocês, mas se está pensando fazer uso de um Moodle para alguma atividade de verdade, ou se quiser criar um curso online para o seu projeto final, o Moodle Cloud é indicado. |
||
Veja em particular a primeira dica: "Material de Referência" |
||
Aula 8 | ||
Se loga nesta instância de testes (os login e senhas serão distribuidos durante a aula) e acesse a categoria "TecEd". |
||
Aula 9 | Apresentação do Fabrício Camargos |
|
A Fundação Lehman fez uma parceria com Coursera. Veja também o pdf com instruções como crirar uma conta no Coursera. |
||
Apresentação dos fundadores do Coursera sobre Moocs |
||
Nâo deixe de ler esta análise do Tony Bates. |
||
Apresentação do George Siemens sobre "Moocs" |
||
Lista feita pelo Stephen Downes. A maioria dos cursos é em inglês |
||
Veja o vídeo de 12 min do Coursera que traduzi parcialmente. Colobore e corrijam os meus erros! |
||
Aula 10 | ||
Retirado deste curso da Profa. Paola da FFCLH. Para testar, baixe o pacote SCORM (um .zip, se quiser abre para ver o que tem lá dentro) e sobe no seu ambiente de apoio no Moodle de Testes, usando uma atividade do tipo "SCORM". Este pacote é um exemplo como um pedaço de material didático pode ser re-usado em vários outros cursos. Repare também como no curso da Profa. Paola os videos estão hospedado num outro servidor (eaulas.usp.br) e também poderiam ser considerados "objetos de aprendizagem". |
||
"Recursos digitais articulados com o Currículo do Estado de São Paulo" |
||
Plataforma que permite customizar "games". Veja também a documentação |
||
Veja em particular o FAQ |
||
Aula 11 | ||
Capítulos 3 e 4 escaneados |
||
Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4. |
||
Resumo e Tradução dos Capítulos 3 e 4 |
||
"[...] a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. São entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos." |
||
Recursos Projetos | ||
do Vimeo, em inglês |
||
Veja esta busca no Google por "screencast". O primeiro link é um serviço bem-conhecido (e comercial, com plano grátis) mas tem alternativas. |
||
Jamendo: música licenciado sob Licenças do tipo Creative Commons |
||
Vídeos da turma TecEd de 2010 |
||
Projeto Wikipédia na Universidade! |
||
Re-veja a aula 4 |