Kursthemen
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1. No dia da aula experimental o aluno deverá apresentar no CADERNO:
a) Nome do experimento;
b) Data;
c) Introdução;
d) Fluxograma (deve ser anexado no STOA até as 18h30 do dia da realização do experimento);
e) Tabela de reagentes e segurança (deve ser anexado no STOA até as 18h30 do dia da realização do experimento);
f) PEL (deve ser anexado no STOA até as 18h30 do dia da realização do experimento).
2. O RELATÓRIO deverá ser manuscrito e conter:
a) Capa;
b) Nome completo e número USP de cada integrante da dupla;
c) Resultados;
1. Utilizar tabelas para organizar os dados;
2. Utilizar gráficos e diagramas quando necessário.
d) Discussão;
c) Conclusão;
d) Referencias Bibliográficas.
Não há necessidade de fazer RESUMO, METODOLOGIA e MATERIAL E REAGENTES!!!
OBS: A confecção do relatório deve conter a contribuição de ambos os integrantes da dupla.
Usem o arquivo para as seções de Resultados e Discussão, onde muitos conceitos importantes deverão ser discutidos.
Obrigada,
Cintya.
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Caros estudantes,
Estamos disponibilizando arquivos correspondentes aos materiais entregues na aula de 26 de fevereiro. Observem que houve uma pequena alteração no cronograma.
Profas Glaucia e Daniela
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Caros alunos,
Aqui vocês encontram duas apostilas: uma referente a vidrarias e outros materiais e outra com todos os experimentos que serão realizados ao longo desse primeiro semestre.
Profas Glaucia e Daniela
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 1.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 2.
Profa Glaucia e Daniela
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com os Pré-Exercícios de Laboratório (PEL) relativo ao experimento 2.
Profas Glaucia e Daniela
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Pessoal,
segue modelo da TABELA que vcs devem montar toda vez que forem realizar experimentos. Os dados vcs podem adquirir digitando o nome do produto quimico no google seguido por FISPQ, COSSH ou MERCK.Ex: Boro-hidreto de sodio FISPQ - aparecera o link abaixo.
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Caros estudantes,
Esta é a tabela com dados das amostras usadas no experimento de determinação da densidade de sólidos que vocês fizeram na sexta-feira, dia 18 de março.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 3.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com os Pré-Exercícios de Laboratório (PEL) relativo ao experimento 3.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com a Tabela de reagentes relativa ao experimento 3 (vejam modelo no STOA).
Profa Glaucia
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Bom dia pessoal,
Gostaria de lembrar que para os próximos relatórios serão necessários os cálculos de erros, medias e desvios. Desta forma, pratiquem o uso de algarismos significativos, pois se trata de um conceito importante na área experimental.
Bom feriado e uma feliz Páscoa !!
Cintya.
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A seção de Referências Bibliográficas é importantíssima, pois demonstra para o leitor o quão profundamente quem redigiu o relatório pesquisou sobre o assunto. Invistam nesta seção, será onde vocês mais aprenderão a filtrar e correlacionar informações. O arquivo está bem auto explicativo, qualquer dúvida me procurem.
Brigada,
Cintya.
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 4.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com os Pré-Exercícios de Laboratório relativos ao experimento 4.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com a Tabela de reagentes relativa ao experimento 4.
Profa Glaucia
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Caros estudantes,
Não esqueçam que os arquivos a seguir (fluxograma, PEL e Tabela de reagentes) também devem estar no caderno de laboratório!
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 5.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com os Pré-Exercícios de Laboratório relativos ao experimento 5.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com a Tabela de reagentes relativa ao experimento 5.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 6.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o PEL relativo ao experimento 6.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com a Tabela de reagentes relativa ao experimento 6.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 7.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o PEL relativo ao experimento 7.
Profa Glaucia
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Prezados alunos,
Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com a Tabela de reagentes relativa ao experimento 6.
Profa Glaucia
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Prezados(as), as pessoas que ficaram devendo alguma tarefa do SEMESTRE PASSADO APENAS, por favor, disponibilizem neste espaço.
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Todos os trabalhos pendentes do semestre anterior devem ser postados neste espaço.
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Neste espaço devem ser disponibilizadas as respostas dos PELs, fluxogramas e FISPQs
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 9.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o PEL relativo ao experimento 9.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com a Tabela de reagentes relativa ao experimento 9.
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Descreva o procedimento e os materiais que serão necessários para o preparo das soluções do item 4.1 do roteiro.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o Fluxograma relativo ao experimento 10.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o PEL relativo ao experimento 10.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com a Tabela de reagentes relativa ao experimento 10.
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LOPES, A.R.C. Reações químicas: fenômeno, transformação e representação. Química Nova na Escola, v. 1, p. 7-9, 1995.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 11.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o PEL relativo ao experimento 11.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com a Tabela de Reagentes relativa ao experimento 11.
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Prezados alunos, segue uma cópia dos exercícios entregue na última aula experimental (16/09/2016) juntamente com as tabelas de solubilidade, Ka e pKa que irão auxilia-los na resolução.
Data de entrega: 30/09/2016
Obrigada,
Cintya, Prof. Daniela, Glaucia e Yassuko.
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Palestra proferida pelos integrantes do Laboratório de Resíduos Químicos da USP RP, Adriano e Danilo. no dia 23 de setembro.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 12.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o PEL composto por duas perguntas e respostas relativas ao experimento 12 que serão elaboradas por cada um de vocês, .
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com as FISPQs relativas ao experimento 12.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 13.
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Nesse espaço vocês podem inserir o PEL relativo ao problema de eletroquímica (questão a) e às pilhas virtuais (questão b) do experimento 13.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com parte das FISPQs relativas ao experimento 13.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com o fluxograma relativo ao experimento 14.
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Nesse espaço vocês podem inserir as respostas do PEL relativo ao experimento 14.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com parte das FISPQs relativas ao experimento 14.
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Nesse espaço vocês podem inserir um arquivo com os dados relativos ao experimento virtual de cinética.
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Pessoal, segue o arquivo que a professora Yassuko comentou na aula.
Leiam com atenção, pois muito do que é discutido no artigo, voces viram neste bloco. Aproveitem para revisar para a prova.
Att,
Professora Yassuko, Glaucia e monitora Cintya.
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Pessoal, segue as normas para a realização da prova substitutiva:
1) Ter tirado menos que 5,0 na P3;
2) Responder apenas as questões que precisar substituir (2, 7 ou 8), cada questão respondida, será substituída a nota na P3;OBS: Ver anexo, identifique sua nota em cada questão e verifique quais questões irá fazer no dia da prova.
Ex: Se você tirou 1,0 na questão 2 na P3, não há necessidade de responde-la novamente.3) Cada questão vale 1,0.
Conteúdo questão 02: Tampão NH3/NH4+
Conteúdo questão 07: Separação de íons Fe3+/Al3+
Conteúdo questão 08: Equações iônicas e/ou de equilíbrio químicoNA no arquivo significa que o aluno não tem a necessidade de fazer a prova substitutiva.
A prova será realizada no dia 02/11, após o término da P4.Obrigada,Professora Glaucia e Yassuko.
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