Indice degli argomenti
-
-
Aqui você vai encontrar vários detalhes da disciplina, como datas de provas, cálculo de médias, material bibliográfico, entre outros.
-
O Run Codes é o sistema que será usado para você enviar seus exercícios semanais. Para isso, é necessário fazer um cadastro neste sistema, usando o código de matrícula M2J4.
-
Material com dicas para deixar os códigos mais claros e legíveis.
-
-
Os trabalhos podem ser feitos em grupos de até 3 pessoas. Quem quiser fazer o trabalho individualmente ou em dupla pode, desde que o total de grupos não passe de 30.
Você tem até dia 28 de abril (segunda-feira), às 14h, para escolher aqui qual será seu grupo. Quem não fizer essa escolha até esta data, terá o grupo escolhido pela professora.
-
Aqui você tem todos os detalhes sobre o jogo a ser implementado no trabalho.
-
Seu grupo de trabalho tem até 26 de maio (segunda-feira), às 23h59min, para entregar a versão do trabalho que implementa o jogo para humano(a) x humano(a).
Apenas o arquivo fonte (.c) deve ser enviado, por um(a) único(a) componente do grupo. Caso seu grupo tenha separado o código fonte em vários arquivo, entregue um arquivo compactado (.zip) contendo todos eles e um arquivo README explicando como deve ser feita a compilação.
Lembre-se que o código deve ser feito em C (não C++) e deve funcionar no Linux. -
Seu grupo de trabalho tem até 23 de junho (segunda-feira), às 23h59min, para entregar a versão do trabalho que implementa o jogo para humano(a) x computador.
Apenas o arquivo fonte (.c) deve ser enviado, por um(a) único(a) componente do grupo. Caso seu grupo tenha separado o código fonte em vários arquivo, entregue um arquivo compactado (.zip) contendo todos eles e um arquivo README explicando como deve ser feita a compilação.
Lembre-se que o código deve ser feito em C (não C++) e deve funcionar no Linux.
-
-
-
As atividades de extensão podem ser feitas em grupos de até 8 pessoas. Quem quiser fazer a atividade de extensão em grupos menores, ou até individualmente, pode, desde que o total de grupos não passe de 15.
Você tem até dia 26 de maio (segunda-feira), às 14h, para escolher aqui qual será seu grupo. Quem não fizer essa escolha até esta data, terá o grupo escolhido pela professora.
-
Cada grupo deverá desenvolver um vídeo, áudio, animação, história em quadrinhos ou o que achar mais interessante para explicar para um público de Ensino Médio, que nunca teve contato com programação, o que é programação, como ela é feita, quais as dificuldades, etc. É importante mencionar que o material produzido será disponibilizado em uma página para acesso do público geral.
Os vídeos e áudios devem ter até 10 minutos de duração. No caso de algo em formato de texto, ele deve ser tal que sua leitura leve no máximo 10 minutos.
Cada grupo deve enviar um arquivo com o material ou um colocar um link para ele na caixa de texto desta atividade. Deve ser informado também, na caixa de texto, como foi feita a divisão de tarefas no grupo para realização da atividade de extensão.
O prazo para entrega desta atividade é 25 de junho, às 23h59min.
-
-
Aqui estão os exercícios resolvidos durantes as aulas extras, de revisão, que o Arthur (estagiário PAE) ministrou nos dias 14/4 (Google Meet) e 22/4 (sala 1-004).
-
Programa em C para exemplificar o uso de algumas operações aritméticas.
-
Programa em C para exemplificar o uso de algumas operações lógicas.
-
Programa em C para exemplificar o uso da estrutura condicional "if".
-
Programa em C que lê 5 inteiros maiores que zero e mostra quantos são pares.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Algoritmo escrito em aula para definir como fazer um bolo de cenoura.
-
Material que faz um resumo da história da computação.
-
-
-
Material sobre tipos de dados, variáveis e comandos de atribuição, leitura e escrita. Na Aula 05 foram vistos tipos de dados, variáveis, comandos de atribuição e de leitura. Na Aula 07 foram vistos os comandos de escrita.
-
-
-
Material sobre sistemas operacionais, editores de texto, compiladores e terminal.
-
-
-
Programa em C que declara variáveis, faz escrita na tela e leitura do teclado. Exercício feito para treinar o uso dessas ferramentas.
-
Material sobre operações aritméticas, operadores relacionais, conectivos lógicos e expressões lógicas. Na Aula 07 foram vistas as operações aritméticas. Na Aula 08, foram vistos os operadores relacionais, conectivos e expressões lógicas.
-
Programa em C que lê um valor total T e um parcial P e calcula quanto P representa, em porcentagem, de T.
-
-
-
Programa em C que lê dois valores reais a e b e calcula o valor de a dividido por b.
-
Material sobre estruturas condicionais ("if" e "switch-case"). Na Aula 08 foi visto o comando "if". Na Aula 11 foi visto o comando "switch-case".
-
Programa em C que lê dois valores reais a e b. Se o valor de b for 0, dá uma mensagem de erro. Caso contrário, calcula o valor de a dividido por b.
-
Programa em C que lê os coeficientes a, b e c de uma equação de segundo grau ax^2 + bx + c = 0. Primeiramente, verifica se a é 0. Em caso positivo, mostra uma mensagem de erro. Em caso negativo, calcula o valor de delta e calcula o número de raízes reais distintas baseado no valor de delta (negativo, nulo ou positivo).
-
-
-
Enunciado do Exercício 1, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 21/03 (sexta-feira), às 18h.
Este exercício valerá até 4 pontos para a Lista 1.
-
Enunciado do Exercício 2, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 21/03 (sexta-feira), às 18h.
Este exercício valerá até 6 pontos para a Lista 1.
-
-
-
Programa em C que lê os lados L1, L2 e L3 de um triângulo. Verifica se os lados de fato correspondem a um triângulo, calcula e mostra o perímetro e a área do triângulo e, por fim, o classifica em equilátero, isósceles, escaleno e triângulo retângulo.
-
-
-
Programa em C com o exemplo da estrutura condicional "switch-case" feito no slide da aula, tanto com o comando "break" como sem. Em ambos os casos, o programa tem um código correspondente que usa somente a estrutura "if".
-
Programa em C que lê o código de uma operação (soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e raiz quadrada), lê os operandos, realiza a operação selecionada e mostra o resultado. Usa a estrutura condicional "switch-case".
-
-
-
Enunciado do Exercício 3, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 29/03 (sábado), às 23h59min.
Este exercício valerá até 3 pontos para a Lista 2.
-
Enunciado do Exercício 4, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 29/03 (sábado), às 23h59min.
Este exercício valerá até 7 pontos para a Lista 2.
-
-
-
Material sobre estruturas de repetição ("while", "for" e "do-while"). Na Aula 13 vimos apenas "while". Na Aulas 14 vimos "for" e "do-while".
-
Programa em C que lê mostra números inteiros enquanto os números lidos são maiores ou iguais a zero.
-
Programa em C que lê um número inteiro n e mostra todos os inteiros de 1 a n.
-
Programa em C que lê um número inteiro n, seguido de n números reais. Soma os números reais lidos e mostra o resultado final.
-
Programa em C que lê um número inteiro n e calcula o valor do fatorial de n.
-
-
-
Programa em C que lê um número inteiro n e calcula o valor do fatorial de n. Usa o comando "do-while" para garantir que o número digitado seja maior ou igual a 0 e o comando "for" para calcular o fatorial.
-
-
-
Enunciado do Exercício 5, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 04/04 (sexta-feira), às 23h59min.
Este exercício valerá até 4 pontos para a Lista 3.
-
Enunciado do Exercício 6, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 04/04 (sexta-feira), às 23h59min.
Este exercício valerá até 6 pontos para a Lista 3.
-
-
-
Programa em C que lê um número k e mostra os k primeiros termos da Sequência de Fibonacci. Usa "do-while" e "switch-case".
-
Programa em C que lê um número k e mostra os k primeiros termos da Sequência de Fibonacci. Usa "do-while".
-
Programa em C que lê um número k e mostra os k primeiros termos da Sequência de Fibonacci. Usa "do-while" e "for".
-
Programa em C que lê dois números L e C e mostra as coordenadas:
(1,1) (1,2) (1,3) ... (1,C)
(2,1) (2,2) (2,3) ... (2,C)
...
(L,1) (L,2) (L,3) ... (L,C)
-
Material sobre vetores (arrays).
-
-
-
Programa em C que lê uma quantidade n de números a serem digitados e os n números. Calcula e mostra a média desses números. Em seguida, mostra, para cada número digitado, se ele é maior ou igual à média ou se é menor que a média. Por fim, mostra quantos números digitados estavam acima da (ou com valor igual à) média e quantos estavam abaixo da média.
-
Programa em C que lê uma quantidade n de números a serem digitados e os n números. Calcula e mostra a média desses números. Em seguida, conta e mostra todos os números digitados que são maiores ou iguais à média, depois todos os que são menores que a média. Por fim, mostra quantos números digitados estavam acima da (ou com valor igual à) média e quantos estavam abaixo da média.
-
-
-
Enunciado do Exercício 7, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 13/04 (domingo), às 23h59min.
Este exercício valerá até 5 pontos para a Lista 4.
-
Enunciado do Exercício 8, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 13/04 (domingo), às 23h59min.
Este exercício valerá até 5 pontos para a Lista 4.
-
-
-
-
-
-
-
Material sobre matrizes (arrays bidimensionais).
-
Programa em C que lê os elementos de uma matriz 3x2 de inteiros e a mostra na tela.
-
Programa em C que lê os elementos de uma matriz 3x3 de reiais e calcula seu determinante.
-
-
-
Enunciado do Exercício 9, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 25/04 (sexta-feira), às 23h59min.
Este é o único exercício da Lista 5, que valerá até 10 pontos.
-
-
-
-
Programa em C que lê um inteiro positivo n, calcula e mostra as n primeiras linhas do Triângulo de Pascal, dado por:
1
1 1
1 2 1
1 3 3 1
1 4 6 4 1
...
-
-
-
-
Material sobre registros (structs).
-
Programa em C que lê os 3 lados (inteiros) de dois triângulos e calcula suas áreas e seus perímetros. Usa struct para armazenar os dados de cada triângulo.
-
Programa em C que lê os 3 lados (inteiros) de dois triângulos e calcula suas áreas e seus perímetros. Usa struct para armazenar os dados de cada triângulo e um vetor de dois elementos dessas structs para armazenar os dados dos dois triângulos.
-
Programa em C que lê os 3 lados (inteiros) de dois triângulos e calcula suas áreas e seus perímetros. Usa struct para armazenar os dados de cada triângulo. Para armazenar os lados, usa um vetor (dentro da struct). Também usa um vetor de dois elementos dessas structs para armazenar os dados dos dois triângulos.
-
-
-
Programa em C que lê a parte real e imaginária de 2 números complexos, calcula a soma e o produto desses números e mostra os resultados. Usa struct para armazenar os dados de cada número complexo.
-
Programa em C que lê a parte real e imaginária de 2 números complexos, calcula a soma e o produto desses números e mostra os resultados. Usa struct para armazenar os dados de cada número complexo e um vetor para armazenar os números lidos.
-
Material sobre funções (sub-rotinas).
-
-
-
Enunciado do Exercício 10, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 10/05 (sábado), às 23h59min.
Este é o único exercício da Lista 6, que valerá até 10 pontos.
-
-
-
Programa em C que lê um número inteiro n e verifica se n é perfeito. Um número é chamado de perfeito se ele é igual à soma de seus divisores próprios.
-
Programa em C que lê um número inteiro n e mostra todos os números perfeitos de 2 a n. Um número é chamado de perfeito se ele é igual à soma de seus divisores próprios.
-
Programa em C que mostra um exemplo de função que recebe um valor como parâmetro, mas não devolve nenhum valor. E outra que não recebe nenhum valor e não devolve nenhum valor.
-
Programa em C que lê dois números (n e k) e calcula a combinação de n, k a k (ou n escolhe k). Usa uma função para calcular o valor da combinação e outra para calcular o fatorial.
-
Programa em C que lê dois números (n e k) e calcula a combinação de n, k a k (ou n escolhe k). Usa uma função para calcular o valor da combinação e outra para calcular o fatorial. Coloca os cabeçalhos das funções no início do programa, para poder declarar as funções em qualquer ordem.
-
-
-
Material sobre ponteiros, elaborado pelo Prof. Mauro.
-
Programa em C que lê os 3 coeficientes a, b e c de uma equação de segundo grau ax^2 + bx + c = 0 e calcula suas raízes. Usa uma função para fazer este cálculo.
-
-
-
Enunciado do Exercício 11, que deve ser entregue pelo Run Codes até dia 16/05 (sexta-feira), às 23h59min.
Este é o único exercício da Lista 7, que valerá até 10 pontos.
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-