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O objetivo deste curso é analisar questões centrais em plataformas digitais. Plataformas digitais, e plataformas em geral, são conhecidos como mercados de dois lados em economia. Um exemplo não digital de um mercado de dois lados seria um jornal impresso, onde leitores e anunciantes interagem usando o jornal como plataforma. Outro exemplo seria um cartão de crédito onde consumidores e vendedores usam a plataforma do cartão de crédito para transacionar. No entanto, foi a rápida popularização das plataformas digitais como um meio de consumidores e vendedores interagirem que conferiu uma importância e destaque muito superiores ao assunto. A curso se inicia com a teoria microeconômica dos mercados de dois lados. Essa parte ressalta o problema da externalidade de rede, e a importância da elasticidade na análise. Daí em diante o foco passa a ser questões empíricas de plataformas digitais e o instrumental para analisar essas questões. Uma ferramenta chave é a estimação da demanda. A demanda permite uma série de análises, incluindo a análise do ganho de bem estar gerado pela plataforma e o estudo de precificação via elasticidade-preço da demanda. Dada a relevância deste tema, o curso cobrirá diversas técnicas de estimação, tais como estimação por variáveis instrumentais, regressão descontinua e teste A/B (ou RCT - Randomized Control Trial). O problema de como definir corretamente preços ou taxas em plataformas digitais é central nas estratégias dessas empresas. O teste A/B e a estimação da demanda e da elasticidade são os instrumentos tradicionais usados na precificação. No entanto, o uso de algoritmos de machine learning tem ganho importância nessa área, sendo bastante usado por grandes plataformas digitais. O curso cobrirá essas técnicas e suas aplicações.
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