Programação

  • TEMA (11) - Políticas de regularização do fluxo escolar: aceleração, ciclos e progressão continuada

    BARRETO, Elba Siqueira de Sá; SOUSA, Sandra Zákia Estudos sobre ciclos e progressão escolar no Brasil: uma revisão. Educação e Pesquisa, v. 30, n.1, p.31-50, jan./abr. 2004. 

    JACOMINI, M. Educar sem reprovar: desafio de uma escola para todos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.3, p. 557-572, set./dez. 2009.



    TEMA (12) - Qualidade do ensino e avaliações em larga escala

    BONAMINO, Alicia; SOUSA, Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, v.38, n. 2, p.373-388, abr./jun. 2012.

    MINHOTO, Maria Angélica Pedra. Política de Avaliação da Educação Brasileira: limites e perspectivas. Jornal de Políticas Educacionais, [S.I.], v. 10, n. 19, jun. 2016. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/50214>. Acesso em: 30 nov. 2023.


    Leitura complementar:

    FREITAS, Luiz Carlos de. [et al]. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 7 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

    BAUER, A.; ALAVARSE, O. M.; OLIVEIRA, R. P. de. Avaliações em larga escala: uma sistematização do debate. Educação e Pesquisa, 2015, vol.41, p. 1367-1384.

    MENDES, G.; CARAMELO, J.; ARELARO, L.; TERRASÊCA, M.; SORDI, M.; KRUPPA, S. Autoavaliação como estratégia de resistência à avaliação externa ranqueadora. Dossiê – Para onde caminham as atuais avaliações educacionais? Educação e Pesquisa, v.41, n. especial, p.1283-1298, dez. 2015. São Paulo, Faculdade de Educação da USP, 2015.