Indice degli argomenti

  • Semana 1 - 28/02

    • Quais as características/competências de um bom professor?

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:


      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do capítulo de livro:

      O papel da didática na formação do educador - Cipriano Luckesi


      A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 06/03 às 18:59.

    • Realizar a leitura comentada do capítulo de livro:

      O papel da didática na formação do educador - Cipriano Luckesi



  • Semana 2 - 06/03

    • Materiais utilizados no jogo.

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:


      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do capítulo de livro:

      Na vida, dez; Na escola, zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática - Terezinha Nunes Carraher, David William Carraher e Analúcia Dias Schiemann


      A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 13/03 às 18:59.

  • Semana 3 - 13/03

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:

      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      O vídeo indicado para a semana é .


      A entrega deverá ser feita até 20/03 às 18:59.



  • Semana 4 - 20/03

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:


      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do texto:

      Planejamento Reverso - Wiggins (2019)


      A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 03/04 às 18:59.

  • Semana 5 - 03/04

  • Semana 6 - 10/04

  • Semana 7 - 17/04

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:


      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do texto:

      Um Estudo sobre o Feedback Formativo na Avaliação em Matemática e sua Conexão com a Atribuição de Notas - Rafael Filipe Novôa Vaz e Lilian Nasser


      A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 24/04 às 18:59.

  • Semana 8 - 24/04

  • Semana 9 - 08/05

  • Semana 10 - 15/05

  • Semana 11 - 22/05

  • Semana 12 - 29/05

    • Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:


      • [0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo; 

      • [0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;

      • [0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;

      • [0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;

      • [0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.


      As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).

      Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do capítulo de livro:

      Fases das tecnologias digitais na exploração matemática em sala de aula: das calculadoras gráficas aos celulares inteligentes - Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Laís Aparecida Romanello e Nilton Silveira Domingues


      A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 05/06 às 18:59.

  • Semana 13 - 05/06

  • Semana 14 - 12/06

  • Semana 15 - 19/06

  • Trabalho Final

    • Ao longo da disciplina mobilizamos conhecimentos para a construção de propostas de aula. Investigamos a estrutura de um plano de aula e os seus elementos. Além disso, exploramos propostas metodológicas distintas. Escolham uma das metodologias apresentadas em aula, um conteúdo presente no Currículo do Estado de São Paulo, idealizem e descrevam o contexto e elaborem a proposta de aula (em duplas ou trios).

      O trabalho deverá seguir as orientações apresentadas na sequência:


      • Capa (disciplina, estudantes, professor, tema, ano);

      • Sumário;

      • 1 - Introdução (apresentação do trabalho, indicando o seu objetivo, a disciplina em que está sendo realizado e aspectos gerais sobre Didática e Planejamento de Aula);

      • 2 - Descrição do ambiente imaginado (descrever uma sala de aula em toda a sua multiplicidade, imaginando a estrutura física, o ano escolar, localidade e os estudantes que compõem a turma);

      • 3 - Plano de aula (partindo do cenário imaginado, deverá ser proposta uma partindo das metodologias trabalhadas durante as aulas, contemplando os seguintes itens: título da aula, justificativa, tema, objetivos de aprendizagem, componentes curriculares, duração, metodologia, descrição da atividade, recursos pedagógicos e materiais utilizados, critérios e estratégias de avaliação);

      • 4 - Considerações Finais (Aspectos gerais que foram aprendidos e comentários gerais acerca da elaboração do trabalho);

      • Referências;

      • Apêndice - Etapas do Planejamento Reverso.


      O trabalho deverá ser entregue até a data estabelecida por apenas um dos integrantes do grupo.

      Os critérios de avaliação estão descrito a seguir:


      • Seguir a estrutura do trabalho e utilização de elementos pré e pós textuais [0,5];

      • Elaboração da introdução de acordo com as diretrizes indicadas [0,75];

      • Elaborar o plano de aula de forma coerente e exequível [2,0];

      • Refletir acerca de aspectos gerais do processo de desenvolvimento do trabalho nas considerações finais [0,75].