Kursthemen
-
-
Plano de curso e combinados do semestre
-
Planilha com a frequência, realização de atividades em aula e entrega de leituras comentadas.
-
Média final e descrição da nota.
-
-
Quais as características/competências de um bom professor?
-
Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo;
[0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;
[0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;
[0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do capítulo de livro:
O papel da didática na formação do educador - Cipriano Luckesi
A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 06/03 às 18:59. -
Realizar a leitura comentada do capítulo de livro:
O papel da didática na formação do educador - Cipriano Luckesi
-
-
Materiais utilizados no jogo.
-
Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo;
[0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;
[0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;
[0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do capítulo de livro:
Na vida, dez; Na escola, zero: os contextos culturais da aprendizagem da matemática - Terezinha Nunes Carraher, David William Carraher e Analúcia Dias Schiemann
A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 13/03 às 18:59.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo;
[0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;
[0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;
[0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
O vídeo indicado para a semana é .
A entrega deverá ser feita até 20/03 às 18:59.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo;
[0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;
[0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;
[0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do texto:
Planejamento Reverso - Wiggins (2019)
A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 03/04 às 18:59.
-
-
-
Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo;
[0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;
[0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;
[0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do texto:
Um Estudo sobre o Feedback Formativo na Avaliação em Matemática e sua Conexão com a Atribuição de Notas - Rafael Filipe Novôa Vaz e Lilian Nasser
A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 24/04 às 18:59.
-
-
Durante a disciplina será solicitada a exploração de alguns textos e vídeos que vão embasar as discussões feitas em sala de aula. Para todos os textos e vídeos, deverá ser entregue um arquivo seguindo as orientações a seguir:
[0,1] Indicar o título, autoria e ano do texto/vídeo;
[0,3] Breve resumo (com suas palavras) do que o texto/vídeo aborda;
[0,2] Elaborar 3 questões ou curiosidades que surgiram ao explorar o material;
[0,2] Indicar 2 trechos que chamaram a atenção;
[0,2] Comentário crítico e pessoal sobre o material.
As questões podem ser respondidas em um texto único (corrido) ou respondidas individualmente. A leitura será indicada com ao menos uma semana de antecedência, portanto, a entrega só poderá ser feita até a data e horário da aula. Entregas posteriores só serão aceitas em casos excepcionais (atestado).
Para esta semana, a leitura que deverá ser feita é do capítulo de livro:
Fases das tecnologias digitais na exploração matemática em sala de aula: das calculadoras gráficas aos celulares inteligentes - Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria, Laís Aparecida Romanello e Nilton Silveira Domingues
A entrega deve ser feita até o início da próxima aula - 05/06 às 18:59.
-
-
-
Ao longo da disciplina mobilizamos conhecimentos para a construção de propostas de aula. Investigamos a estrutura de um plano de aula e os seus elementos. Além disso, exploramos propostas metodológicas distintas. Escolham uma das metodologias apresentadas em aula, um conteúdo presente no Currículo do Estado de São Paulo, idealizem e descrevam o contexto e elaborem a proposta de aula (em duplas ou trios).
O trabalho deverá seguir as orientações apresentadas na sequência:
Capa (disciplina, estudantes, professor, tema, ano);
Sumário;
1 - Introdução (apresentação do trabalho, indicando o seu objetivo, a disciplina em que está sendo realizado e aspectos gerais sobre Didática e Planejamento de Aula);
2 - Descrição do ambiente imaginado (descrever uma sala de aula em toda a sua multiplicidade, imaginando a estrutura física, o ano escolar, localidade e os estudantes que compõem a turma);
3 - Plano de aula (partindo do cenário imaginado, deverá ser proposta uma partindo das metodologias trabalhadas durante as aulas, contemplando os seguintes itens: título da aula, justificativa, tema, objetivos de aprendizagem, componentes curriculares, duração, metodologia, descrição da atividade, recursos pedagógicos e materiais utilizados, critérios e estratégias de avaliação);
4 - Considerações Finais (Aspectos gerais que foram aprendidos e comentários gerais acerca da elaboração do trabalho);
Referências;
Apêndice - Etapas do Planejamento Reverso.
O trabalho deverá ser entregue até a data estabelecida por apenas um dos integrantes do grupo.
Os critérios de avaliação estão descrito a seguir:
Seguir a estrutura do trabalho e utilização de elementos pré e pós textuais [0,5];
Elaboração da introdução de acordo com as diretrizes indicadas [0,75];
Elaborar o plano de aula de forma coerente e exequível [2,0];
Refletir acerca de aspectos gerais do processo de desenvolvimento do trabalho nas considerações finais [0,75].
-