Topic outline

  • Contatos da professora:

    email: celi@usp.br
    whatsapp: (11) 99512-5937

  •  

    Atividade avaliativa

    (com atribuição de nota)

    Peso

    Data de entrega/apresentação

    1

    Elaboração de uma pequena sequência de ensino investigativa (SEI) explicitando quais elementos da DEENCI (texto 5) estão presentes

    3

    08/05

    2

    Atividade de busca de parques, museus etc. e elaboração de visita a um museu ou parque

    3

    22/05

    3

    Apresentação de jogos, modelos, simulações, aulas práticas/demonstração: elaborar uma apresentação teórica (revisão bibliográfica) acerca da importância do uso de uma dessas modalidades didáticas e/ou recursos didáticos para o ensino de ciências e aplicar uma atividade com os colegas da classe em que uma dessas modalidades/recursos sejam utilizados.

    4

    Data agendada para cada grupo






     








    Todas as atividades avaliativas serão realizadas em grupos.

    Considerando o total de 12 alunos teremos 3 grupos de 4 alunos ou 4 grupos de 3 alunos.

    Para a atividade avaliativa 3, cada grupo ficará responsável pela apresentação de uma das temáticas referentes a modalidades didáticas. São elas:

    a)       Visitas, excursões e atividades de campo no ensino de ciências

    b)      Jogos no ensino de ciências

    c)       Uso de modelos e simulações no ensino de ciências

    d)      Atividades experimentais no ensino de ciências (aulas práticas e demonstrações)

    Atividades assíncronas

    (contam como presença)

    Data de entrega

    Exercício de análise BNCC/ Currículo da Cidade

    07/05

    Exercício de análise unidade 3 – Caderno da Cidade

    07/05

    Busca de informações sobre museus, parques, zoológicos e outros espaços não-formais de educação em ciências

     21/05


    • Apenas um integrante de cada grupo precisa disponibilizar o arquivo referente ao exercício de análise comparativa entre BNCC e Currículo da Cidade (Aula 5).

      Os documentos estão disponíveis em PDF na aba "BNCC e Currículo da Cidade".

    • Exercício de análise da unidade 3 do caderno da Cidade (8º ano, volume 1) a partir dos textos 5 e 6 (Aula 6).

    • Elaborar uma pequena SEI (Sequência de Ensino Investigativa) explicitando quais elementos da DEEnCI (texto 5) estão presentes.


      A atividade avaliativa 1 consiste na elaboração de uma SEI usando, obrigatoriamente, o texto 5 (CARDOSO & SCARPA, 2018) como referência.
      Não há um número específico de aulas e todos podem, inclusive, determinar a duração de cada aula em sua SEI. A finalidade do exercício é criar uma SEI coerente com o referencial usado, mas como essa coerência será construída pode ser uma determinação do grupo. Apesar desta liberdade, é importante ressaltar que para fazer a avaliação eu precisarei entender, ou seja, cada decisão deve ser apresentada com clareza e ser devidamente explicitada.

    • Elaborar, de acordo com orientações específicas disponíveis na aula sobre visitas a espaços não formais:

      1. a atividade de levantamento de espaços de visitação (parques, museus etc.)

      2. elaboração de roteiro de visita ao museu ou parque visitado pelo grupo.

    • Seminários sobre jogos, modelos, simulações, aulas práticas/demonstração:

      elaborar uma apresentação teórica (revisão bibliográfica) acerca da importância do uso de uma dessas modalidades didáticas e/ou recursos didáticos para o ensino de ciências e aplicar uma atividade com os colegas da classe em que uma dessas modalidades/recursos sejam utilizados.