Topic outline
-
Contatos da professora:email: celi@usp.brwhatsapp: (11) 99512-5937
-
Atividade avaliativa
(com atribuição de nota)
Peso
Data de entrega/apresentação
1
Elaboração de uma pequena sequência de ensino investigativa (SEI) explicitando quais elementos da DEENCI (texto 5) estão presentes
3
08/05
2
Atividade de busca de parques, museus etc. e elaboração de visita a um museu ou parque
3
22/05
3
Apresentação de jogos, modelos, simulações, aulas práticas/demonstração: elaborar uma apresentação teórica (revisão bibliográfica) acerca da importância do uso de uma dessas modalidades didáticas e/ou recursos didáticos para o ensino de ciências e aplicar uma atividade com os colegas da classe em que uma dessas modalidades/recursos sejam utilizados.
4
Data agendada para cada grupo
Todas as atividades avaliativas serão realizadas em grupos.
Considerando o total de 12 alunos teremos 3 grupos de 4 alunos ou 4 grupos de 3 alunos.
Para a atividade avaliativa 3, cada grupo ficará responsável pela apresentação de uma das temáticas referentes a modalidades didáticas. São elas:
a) Visitas, excursões e atividades de campo no ensino de ciências
b) Jogos no ensino de ciências
c) Uso de modelos e simulações no ensino de ciências
d) Atividades experimentais no ensino de ciências (aulas práticas e demonstrações)
Atividades assíncronas
(contam como presença)
Data de entrega
Exercício de análise BNCC/ Currículo da Cidade
07/05
Exercício de análise unidade 3 – Caderno da Cidade
07/05
Busca de informações sobre museus, parques, zoológicos e outros espaços não-formais de educação em ciências
21/05
-
Apenas um integrante de cada grupo precisa disponibilizar o arquivo referente ao exercício de análise comparativa entre BNCC e Currículo da Cidade (Aula 5).
Os documentos estão disponíveis em PDF na aba "BNCC e Currículo da Cidade".
-
Exercício de análise da unidade 3 do caderno da Cidade (8º ano, volume 1) a partir dos textos 5 e 6 (Aula 6).
-
Elaborar uma pequena SEI (Sequência de Ensino Investigativa) explicitando quais elementos da DEEnCI (texto 5) estão presentes.
A atividade avaliativa 1 consiste na elaboração de uma SEI usando, obrigatoriamente, o texto 5 (CARDOSO & SCARPA, 2018) como referência.Não há um número específico de aulas e todos podem, inclusive, determinar a duração de cada aula em sua SEI. A finalidade do exercício é criar uma SEI coerente com o referencial usado, mas como essa coerência será construída pode ser uma determinação do grupo. Apesar desta liberdade, é importante ressaltar que para fazer a avaliação eu precisarei entender, ou seja, cada decisão deve ser apresentada com clareza e ser devidamente explicitada. -
Elaborar, de acordo com orientações específicas disponíveis na aula sobre visitas a espaços não formais:
1. a atividade de levantamento de espaços de visitação (parques, museus etc.)
2. elaboração de roteiro de visita ao museu ou parque visitado pelo grupo.
-
Seminários sobre jogos, modelos, simulações, aulas práticas/demonstração:
elaborar uma apresentação teórica (revisão bibliográfica) acerca da importância do uso de uma dessas modalidades didáticas e/ou recursos didáticos para o ensino de ciências e aplicar uma atividade com os colegas da classe em que uma dessas modalidades/recursos sejam utilizados.
-