Programação
-
Contatos da professora:email: celi@usp.brwhatsapp: (11) 99512-5937
-
Os textos 4 e 5 apresentam discussões importantes sobre a abordagem de ensino de ciências por investigação.O texto 4 se refere a uma ferramenta que foi criada com o propósito de auxiliar pesquisadores na avaliação ou proposição de sequências de ensino com abordagem investigativa e o texto 5 apresenta indicativos dos elementos que as sequências de ensino investigativas (SEIs) devem conter.No Caderno da Cidade disponível nesta página (8o ano, vol. 1), a Unidade 3 (Será que é mesmo mais comum ter gripe no inverno? - Pág. 78 a 114) deve ser analisada com uso da ferramenta DEEnCI e .Para isto, vocês devem indicar em cada atividade, quais os elementos da DEEnCI aparecem em cada uma das atividades disponíveis na Unidade 3.
-
CARVALHO, A. M. P. O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2017.
-
Este texto apresenta uma sequência de ensino investigativa (SEI) elaborada a partir do texto 4. Uma leitura que, apesar de não ser obrigatória, pode ajudá-los a compreender melhor como usar a ferramenta DEEnCi.