Programação

  • Contatos da professora:

    email: celi@usp.br
    whatsapp: (11) 99512-5937

  • ACH 4016 - Metodologia de ensino de ciências 1 – 2024

    Profa. Celi Rodrigues Chaves Dominguez (celi@usp.br/ 99512-5937)

    Data

    Aula

    Temas/conteúdos da aula

    06/03

    1

    Apresentações dos participantes.

    Apresentação do cronograma de aula e combinados.

    Representações de ciência e cientistas.

    Conhecimento científico x conhecimento cotidiano.

    13/03

    2

    Alfabetização científica.

    Análise e discussão de vídeo: Alfabetização científica – Neil de Grasse Tyson. Disponível em:

    .

    Discussão do texto 1

    10/04

    3

    A disciplina “Ciências” no Ensino Fundamental.

    Discussão do texto 2.

    Role play

    Aula/atividade assíncrona 1

    (até 16/04)

    4

    BNCC – Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf.

    Currículo da Cidade (PMSP) – Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/50633.pdf.

    Exercício de análise da BNCC e Currículo da Cidade (Moodle)

    17/04

    5

    As ciências naturais nos documentos curriculares oficiais (BNCC e Currículo da Cidade)

    Discussão do Texto 3 e da atividade assíncrona 1 

    Planejamento/ Níveis de planejamento

    Até 23/04

    Atividade

    Assíncrona 2

    6

    Leitura dos textos 4 e 5

    Exercício de análise da unidade 3 do caderno da Cidade (8º ano, volume 1) a partir do texto 4

    24/04 

    7

    Ensino de Ciências por investigação

    Discussão dos critérios para a elaboração da atividade avaliativa 1.

    Discussão do texto 4

    Discussão da atividade assíncrona 2

    08/05

    8

    Apresentação da atividade avaliativa 1.

    Discussão do texto 5

    15/05

    9

    Discussão do texto 6.

    Preparação das atividades assíncronas de busca de museus e visitações virtuais.

    Discussão dos critérios para a elaboração da atividade avaliativa 2.

    Discussão dos critérios para a elaboração da atividade avaliativa 3.

    A combinar (sábado)

    10

    Visita presencial a museu de ciências

    Aula/atividade assíncrona

    Até 21/05

    11

    Atividade de busca de museus e parques de ciências e espaços não formais que podem servir para ensinar ciências.

    Visita virtual a um museu de ciências.

    Sugestão:

     https://abcmc.org.br/centros-e-museus-de-ciencia/museus-brasil/  (Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências)

    https://abcmc.org.br/abcmc/wp-content/uploads/2020/09/Guia-Centros-e-Museus-2015-baixa-resolu%C3%A7%C3%A3o-divulga%C3%A7%C3%A3o.pdf

    (Guia de Centros e Museus de Ciências do Brasil – 2015)

    22/05

    12

    Sistematização da visita ao museu.

    Apresentação, entrega e discussão da atividade avaliativa 2

    29/05

    13

    Seminário: Jogos didáticos para o ensino de ciências: Quais os tipos, por que, como e quando usar? 

    Atividade de aula: análise de jogos para o ensino de Ciências.

    05/06

    14

    Seminário: Por que, como e quando elaborar atividades experimentais (aulas práticas e demonstrações) para ensinar Ciências?

    Análise e discussão de protocolos para atividades experimentais

    12/06

    15

    Seminário: Modelos e simulações no ensino de ciências. Definições, limites e possibilidades. Por que, como e quando usar cada um deles?

    Discussão: onde buscar e como elaborar ou escolher bons modelos e simulações

    19/06

    16

    Seminário: Aulas de campo e educação ambiental

    Discussão do texto 7

    26/06

    17

    Discussão do texto 8

    Avaliação da disciplina e encerramento









































































    Bibliografia:

    Texto 1: SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. In: Investigações em Ensino de Ciências – V16(1), pp. 59-77, 2011  http://143.54.40.221/index.php/ienci/article/view/246/172

    Texto 2: TRIVELATO, S. L. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de ciências. São Paulo: Cengage Learning, 2011. [Capítulo 1 – A Ciência no Ensino Fundamental (p. 1-11)]

    Texto 3: SASSERON, L. H. Ensino de ciências por investigação e o desenvolvimento de práticas: uma mirada na Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. V. 18, n. 3, set/dez, 2018. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4833

    Texto 4: CARDOSO, M. J. C.; SCARPA, D. L. Diagnóstico de Elementos do Ensino de Ciências por Investigação (DEEnCI): uma ferramenta de análise de propostas de ensino investigativas.  Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências.v. 18, n. 3, set/dez, 2018. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4788

    Texto 5: CARVALHO, A. M. P.  O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, A. M. P. (org.)  Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula.  São Paulo: Cengage Learning, 2017.

    Texto 6: MARANDINO, M. Interfaces na relação museu escola. In: Caderno Catarinense de Ensino de Física, vol. 18, n. 1, p. 85-100, abril/2001. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6692.

    Texto 7: PESSOA, G. P.; BRAGA, R. B. O trabalho de campo como estratégia de educação ambiental nas escolas: uma proposta para o ensino médio. In: Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 7, n. 1 – pp. 104 – 122, 2012. DOI: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.vol7.n1.p104-122

    Texto 8: CAVALHEIRO, L. W.; NISHIJIMA, T. Uma situação de estudo como estratégia de educação ambiental à abordagem problemática dos riachos degradados em uma escola. In: Pesquisa em Educação Ambiental, vol. 9, n. 2 – pp. 10-22, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.18675/2177-580X.vol9.n2.p10-22

    TEXTOS DE LEITURA OPCIONAL:

    LORENZETTI, E.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, volume 3, nº 1, junho de 2001, p. 1-17. www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/download/35/66.

    SASSERON, L. H. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Revista Ensaio. V. 17, n. especial, nov., 2015, p. 49-67. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

    SCARPA, D. L.; CAMPOS, N. F. Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação. Estudos avançados. 32 (94), 2018.

     

    Atividade avaliativa

    Peso

    Data de entrega

    1

    Elaboração de uma pequena sequência de ensino investigativa (SEI) explicitando quais elementos da DEENCI (texto 5) estão presentes

    3

    08/05

    2

    Atividade de busca de parques, museus etc. e elaboração de visita a um museu ou parque

    3

    22/05

    3

    Seminários:

    ü  Jogos

    ü  Modelos

    ü  Simulações

    ü  Atividades experimentais (aulas práticas/demonstração)

    Elaborar uma apresentação teórica (revisão bibliográfica) acerca da importância do uso da modalidade didática e/ou recurso didático para o ensino de ciências e aplicar uma atividade com os colegas da classe envolvendo a modalidade/recurso escolhido por seu grupo.

    4

    Data agendada individualmente para cada grupo

     

     

     

     

     

     

     

     

     


     

    Todas as atividades avaliativas serão realizadas em grupos.

    Considerando o total de .

    Para a atividade avaliativa 3, cada grupo ficará responsável pela apresentação de uma temática. São elas:

    a)       Visitas, excursões e atividades de campo no ensino de ciências

    b)      Jogos no ensino de ciências

    c)       Uso de modelos no ensino de ciências

    d)      Simulações no ensino de ciências

    e)      Aulas práticas no ensino de ciências

    f)        Demonstrações no ensino de ciências