Programação
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Aula 11
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Ocupação do solo no Estado de São Paulo
- Estudo: Em grupos de no máximo 5 pessoas, organize-se para debater, estabelecer uma estratégia de levantamento de dados e organizar as suas conclusões sobre o assunto proposto neste trabalho.
- Tema central: "Uso da terra no Estado de São Paulo"
- Espaço de trabalho: Sala de aula Informatizada (SAI) do LCF.
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Produto Final. Um texto que descreve para o Estado de São Paulo, no formato PDF e ilustrado por um gráfico, a evolução histórica da:
- Referências e material de apoio: Site do MapBiomas.
- Dinâmica: Cada grupo terá como tarefa finalizar e entregar em um único documento uma síntese da informação produzida as discussões e levantamento de dados realizada em sala de aula. A síntese, com o respectivo gráfico, deverá ser submetida individualmente na forma de um documento PDF clicando o logo desta tarefa no topo desta seção.
1. cobertura florestal,
2. produção agrícola, e
3. produção pecuária.
Tendo como fonte de dados a série histórica de uso da terra da plataforma MapBiomas, e os limites do estado de São Paulo como recorte territorial, trabalhe nas seguintes questões (classes de uso citadas entre parênteses):
- Primeiro faça o download das áreas anuais catalogadas nas classes Formação Florestal (1.1), Formação Savânica (1.2), Mangue (1.3), Restinga Arborizada (1.4) e Silvicultura (3.3) para o período 1985 a 2020. Em seguida, construa um gráfico de linha para representar a evolução da área destinada a essas classes no Estado de São Paulo. Finalize esta primeira rodada com um único parágrafo que descreva essa evolução.
- Repita o processo, mas desta vez faça o download das áreas anuais catalogadas na classe Pastagem (3.1) para o período 1985 a 2020. Construa o gráfico de linha para representar a evolução da área destinada a essa classe no Estado de São Paulo e conclua novamente com um único parágrafo que descreva essa evolução.
- Nesta terceira rodada, repita mais uma vez os passos anteriores, fazendo o download das áreas anuais catalogadas na classe Agricultura (3.2) para o período 1985 a 2020, construindo d gráfico de linha que representa a evolução da área destinada a essa classe no Estado de São Paulo e apontando em um único parágrafo sua conclusão sotre essa evolução.
Ao final das três rodadas, cada membro de cada grupo deverá fazer o upload de suas respectivas conclusões, ilustradas por valores relativos (% da área total) em um único gráfico que mostra a evolução das três classes.