Kursthemen

  • ÉTICA: plano da disciplina, bibliografia, instruções gerais e dados do professor

    Disciplina: CJE 0615 – Ética
    Às quartas, das 21h10 às 22h50, primeiro semestre de 2024.

    Professor: Eugênio Bucci

    Monitor: Bruno Henrique de Moura (bhmoura@usp.br)

    Objetivos:

    1. Ajudar o aluno a compreender a profissão de jornalista e a profissão de editor de livros, levando em conta que ambas, fundadas no direito à informação e na liberdade de expressão, têm como função maior levar ao público a verdade dos fatos e a pluralidade das ideias. A postura crítica e independente contribui para a excelência nos dois casos e ajuda a formar cidadãos capazes de vigiar, delegar e exercer o poder.

    2. Fornecer ao aluno os conceitos elementares e os parâmetros básicos para que ele saiba equacionar os dilemas éticos vividos no exercício profissional do jornalismo e da editoração.

    3. Apresentar algumas das grandes questões da Ética – aqui compreendida preliminarmente como parte da Filosofia que estuda costumes e valores.

     

    Programa

    1. O que significa falar de ética: em lugar do “certo” versus o “errado”, o “certo” versus o “certo” – a dimensão dos costumes e a dimensão da consciência individual.

    2. A construção histórica do valor da liberdade.

    3. A apologia de Sócrates, segundo Platão, e o compromisso com a verdade: entre a arrogância e a simplicidade.

    4. A tragédia do não-diálogo em Antígona.

    5. A virtude em Aristóteles.

    6. A “filia” em Epicuro.

    7. Imperativo Categórico Universal (Kant).

    8. Convicção e responsabilidade (Weber).

    9. A independência editorial.

    10. Conflitos de interesse de ordem econômica (a fórmula Igreja X Estado; relações com o mercado e com o Estado) e conflitos de interesse de ordem de consciência.

    11. Ética da comunicação na era da indústria cultural: como o entretenimento tende a engolir o jornalismo e como o jornalismo pode se emancipar (independência no interior dos conglomerados; soluções colaborativas).

     

    Método

    1. Aulas expositivas.

    2. Aulas com a participação de grupos (temáticos) de alunos como monitores especiais.

    3. Discussão de textos e filmes em sala de aula.


    Avaliação

    Critério

    1. Prova I (peso 1).

    2. Desempenho nas aulas monitoradas (peso 4).

    3. Trabalho final (peso 5).

    OBS: Erros graves de português (como concordância, regência, pontuação e grafia) acarretarão cortes na nota.


    AULAS MONITORADAS POR GRUPOS TEMÁTICOS

    Cada grupo distribuirá para a classe, com UMA semana de antecedência, um texto de cerca de 8 mil caracteres com o resumo do ponto e com a subdivisão de temas por integrante do grupo (ATENÇÃO: quando houver feriado na semana anterior ao seminário, o texto deverá ser entregue com DUAS semanas de antecedência). Esse documento será um dos roteiros a ser levado em conta para a apresentação da aula. É obrigatório que se acrescentem, na bibliografia desses documentos, textos que não façam parte da bibliografia básica do curso. A aula, no entanto, é conduzida pelo professor, de modo que não é necessário que o grupo prepare uma exposição para a classe, a não ser num caso excepcional: nos seminários sobre os filmes, aí, sim, os grupos serão chamados a conduzir parte da aula e, portanto, devem preparar a apresentação.

    Bibliografia 

    PRINCIPAL

    ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max.  A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Em: Dialética do Esclarecimento, Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

    ARISTÓTELES (384-322 a.C.). Ética a Nicômaco. Livros I e IV. Coleção “Os Pensadores”, São Paulo: Nova Cultural/Círculo do Livro, 1996.

    BÍBLIA. Português.  Gênesis. In: Bíblia Sagrada.

    BUCCI, Eugênio. “Igreja”, “Estado”e certas circunstâncias. Revista da ESPM, volume 17, ano 16, edição n. 5, setembro outubro de 2010, p. 26-37. 

    BUCCI, Eugênio. “O Desejo de Censura”. Artigo publicado em O Estado de S. Paulo no dia 31 de julho de 2011, no Caderno Especial Sob Censura, páginas H7, H8 e H9. http://bit.ly/1DHeZTE

    BUCCI, Eugênio. “Igreja”, “Estado” e certas circunstâncias. Revista da ESPM, volume 17, ano 16, edição n. 5, setembro outubro de 2010, p. 26-37. 

    KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70. 2005.

    MATTOSO, G. Editadura: exclusão versus opressão editorial. Em: BUSATO et al (org.) A versão do autor. São Paulo: Com-Arte, 2004. 

    MOTTA PESSANHA, José Américo. As delícias do jardim. Em: NOVAES, Adauto (org.) Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

    MUNIZ JR, José de Souza. Editoração, mediação e poder: a meritocracia dos mercados simbólicos e a arbitragem do editor de livros. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 31, Natal (RN). Anais... Intercom: São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R0529-1.pdf

    MUNIZ JR, José de Souza. Movimentos recentes das editoras de livros e a situação dos trabalhadores do setor. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 31, Natal (RN). Anais... Intercom: São Paulo, 2008. Disponível em: < http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-0121-1.pdf>

    PLATÃO (427-347 aC). Apologia de Sócrates. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural/Círculo do Livro, 1996.

    SÓFOCLES (496-405 a.C.). Antígona. Tradução de Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

    WEBER, Max. “A política como vocação”. Em: Ciência e Política, duas vocações. São Paulo: Cultrix. 2000.


    COMPLEMENTAR

    ABRAMO, Cláudio. A regra do jogo. O jornalismo e a ética do marceneiro. São Paulo: Companhia das Letras, 1999

    BUCCI, Eugênio. Sobre Ética e Imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

    BUCCI, Eugênio. A imprensa e o dever da liberdade. São Paulo: Contexto, 2009. 

    BUCCI, Eugênio. O fator Leo Minosa. Revista Imagens, vol. 2, p. 62-67. Campinas: Editora da Unicamp, 1994.

    CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 12ª edição. São Paulo: Ática, 2001.

    COMPARATO, Fábio Konder. Ética: Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

    GOMES, Mayra R. Ética e jornalismo. Uma cartografia dos valores. São Paulo: Escrituras, 2002.

    KOVACH, Bill. ROSENSTIEL, Tom. The Elements of Journalism. New York: Three Rivers Press (Crown Publishing Group, Random House), 2007.


    CÓDIGOS

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. (http://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/06/04-codigo_de_etica_dos_jornalistas_brasileiros.pdf)

    BRASIL. Lei nº 12813, de 16 de maio de 2013. Dispõe sobre o conflito de interesses no exercício de cargo ou emprego do Poder Executivo federal e impedimentos posteriores ao exercício do cargo ou emprego; e revoga dispositivos da Lei nº 9.986, de 18 de julho de 2000, e das Medidas Provisórias nºs 2.216-37, de 31 de agosto de 2001, e 2.225-45, de 4 de setembro de 2001. (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12813.htm)

    BRASIL. Código de Conduta da Alta Administração Federal (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Codigos/codi_Conduta/Cod_conduta.htm#codigoconduta

    Código de Ética da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros. (http://www.apel.pt/gest_cnt_upload/editor/File/Codigo_Etica_Escolar_2016.pdf)

    Código de Ética ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro. (http://www.abdl.com.br/site/quem-somos/codigo-de-etica/)

    Código de Ética da Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros.

    (http://www.abrelivros.org.br/home/images/abrelivros/arquivos/codigo_etica.pdf)

    Código de Ética da Editora do Brasil. (http://www.editoradobrasil.com.br/flipbook/codigo-de-etica/index.html)

    Código de Ética do Autor de Livro Educativo. Abrale – Associação Brasileira do Autor de Livro Educativo. (http://www.abrale.com.br/documentos/codigo-de-etica-do-autor-de-obra-educativa/)

    OUTROS TEXTOS

    Ética togada

    (Editorial da Folha de S.Paulo de 18 de novembro de 2003)

    https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2023/11/etica-togada.shtml 

    How to produce trustworthy news without “objectivity” 

    By Leonard Downie Jr., Weil Family Professor of Journalism and Andrew Heyward, Research Professor, ASU Walter Cronkite School of Journalism and Mass Communication
    https://cronkitenewslab.com/digital/2023/01/26/beyond-objectivity/

    Chafurdei no lixo do presidente. Edna Dantas
    
    https://arquivo.espm.edu.br/revista/jornalismo/2016-abr-mai-jun/32/

    FILMES:

    • O Informante (The Insider, EUA, 1999). Direção: Michael Mann.

    • A Doce Vida (La Dolce Vita, Itália, 1960). Direção: Federico Fellini.

    • Cidadão Kane (Citizen Kane, EUA, 1941). Direção: Orson Welles. 

    • A montanha dos Sete Abutres (The Big Carnival, 1951). Direção: Billy Wilder. 

    • Cidadão Ilustre. Argentina-Espanha, 2016. Direção: Gastón Duprat e Mariano Cohn.

    • Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight, EUA-Canada, 2015). Direção: Tom McCarthy.

     

    Sobre o professor:

    Eugênio Bucci, jornalista, graduado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade de São Paulo, é doutor pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente é professor titular, vinculado ao Departamento de Informação e Cultura (CBD), dando aulas na graduação, nos cursos de Jornalismo (CJE) e jornalismo (CBD), e na pós-graduação (PPGCOM). É integrante do Comitê de Governança da Cátedra Oscar Sala, no IEA-USP (da qual foi coordenador acadêmico até agosto de 2023). Foi editor da revista Teoria e Debate (1987 a 1991). Na Editora Abril, ocupou os cargos de diretor de redação, nas revistas Superinteressante (1994 a 1998) e Quatro Rodas (1998 a 1999), e de Secretário Editorial (1996 a 2001). Foi presidente da Radiobrás (de 2003 a 2007). Autor de alguns livros sobre jornalismo e comunicação, é hoje articulista quinzenal de O Estado de S. Paulo. Em 2011, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão, na categoria Liderança Emergente, concedido pela Intercom. Em 2012, recebeu o Prêmio Excelência Jornalística, na categoria Opinião, da SIP (Sociedad Interamericana de Prensa). Em 2013, recebeu, pela Revista de Jornalismo ESPM, o Prêmio Esso de “Melhor Contribuição à Imprensa”. Em 2017, recebeu o Prêmio Tese Destaque, na USP, por ter orientado a melhor tese de 2016 na área de Ciências Sociais Aplicadas. 

    Sobre o monitor:

    Bruno Henrique de Moura é bacharal em direito pela Universidade de Brasília, mestrando em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, presidente da Associação Brasiliense de Cronistas Desportivos, vice-presidente da Comissão Nacional Disciplinar do STJDU e jornalista com passagens pelo jornal O Estado de S. Paulo, portal JOTA, TV Câmara Distrital, rádios Mais Brasil News, Nova Aliança, dentre outros órgãos. Durante sua graduação, foi monitor das disciplinas Ética na Comunicação e Ética no Jornalismo na UnB. É membro do grupo de pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da USP e advogado com foco em direito penal e liberdade de expressão.


  • Semana de recepção aos calouros

    26 de fevereiro a 01 de março.

    Semana de recepção aos calouros. 

    Não haverá atividade em sala de aula.

  • Aula 1 – 06/03

    PROVA: Uma prova rápida, a ser feita em dez minutos.  PROVA (PESO 1)

    Apresentação do curso.

    Divisão da turma em grupos.

    Prova 1.

    Origens dos termos ética moral. A oposição entre “certo” e “errado”. O dilema entre o “certo” e o “certo”.


  • Aula 2 – 13/03

    O apelo sensacionalista em A Montanha dos Sete Abutres
    A partir de cenas do filme de Billy Wilder, de 1951, a aula buscará refletir com a turma sobre a linha ética que deve separar a imprensa do espetáculo (sobretudo dos espetáculos mórbidos). Esse exercício será conduzido pelo monitor Bruno Henrique de Moura.
  • Aula 3 – 20/03

    As narrativas sobre as origens da civilização são sempre míticas. Esses relatos nos mostram como os homens estão, desde sempre, condenados a depender uns dos outros. Estão condenados, portanto, à ética. Esta aula cuidará dos sentidos das palavras ética e civilização.

    Para ouvir: O samba dos animais, de Jorge Mautner.

    Leitura: 

    • Gênesis (da Bíblia Sagrada, evidentemente).

  • Semana Santa – Não haverá aula – 27/03

  • Aula 4 – 03/04

    Apresentação geral da ética na visão dos gregos. Sófocles e a tragédia de Édipo. As cidades de Tebas, Corinto, e Delfi. A polis e o oikos. A Ética e a felicidade em Sócrates, Platão, Aristóteles e Epicuro. 

    Leitura:

    • SÓFOCLES (496-405 a.C.). Antígona. Tradução de Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.


  • Aula 5 – 10/04

    Antígona é, a seu modo, uma tragédia do não-diálogo. Pela leitura da peça de Sófocles, somos expostos a temas fundamentais para a reflexão acerca dos princípios éticos e as razões legítimas e boas de cada um dos lados de um conflito. Os princípios são superiores às leis? Como podem prevalecer as razões de cada um?

    Leitura: 

    • (a mesma da aula anterior) SÓFOCLES (496-405 a.C.). Antígona. Tradução de Millôr Fernandes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

    COMENTÁRIOS: Grupo 1 (trabalho peso 4)


  • Aula 6 – 17/04

    Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ). Noção de conflitos de interesses. Assessores de Imprensa e Jornalistas. Nessa aula serão vistos o conceito de conflitos de interesse e os modos pelos quais eles são – ou não são – equacionados pelo Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (FENAJ). Também será debatido o papel do Assessor de Imprensa e do Jornalista. As duas profissões podem ser reguladas por um mesmo código?

    O grupo poderá, se julgar adequado, abordar em seu texto o caso do chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no primeiro semestre de 2020, Fabio Wajngarten, procurando destacar os argumentos de cada um dos lados envolvidos na história. Alternativamente, o grupo poderá pesquisar episódios de conflito de interesses em casas editoriais (editoras de livros).

    COMENTÁRIOS: Grupo 2 (trabalho peso 4)

    Leituras:

  • Aula 7 – 24/04

    A ética do repórter em: 

    A Doce Vida (La Dolce Vita, Itália, 1960). Direção: Federico Fellini.

    O nascimento do jornalismo de celebridades e do jornalismo como entretenimento.

    Apresentação do Grupo 3 (40 minutos). No seminário, o grupo pode exibir cenas do filme, desde que não se ultrapasse o limite da exposição, que é de 30 minutos.

    COMENTÁRIOS: Grupos 3

  • Dia do Trabalho – 01/05 – Não haverá aula

  • Aula 8 – 08/05

    A ética do repórter em:

    Spotlight – Segredos Revelados (Spotlight, EUA-Canada, 2015). Direção: Tom McCarthy.

    O que faz o repórter ou o editor quando as convicções de seus amigos ou de sua família são feridas pela reportagem em que trabalha? Como não permitir que as conveniências da empresa embaracem a investigação que atende apenas ao direito à informação da sociedade? 

    Apresentação do Grupo 4 (40 minutos). No seminário, o grupo pode exibir cenas do filme, desde que não se ultrapasse o limite da exposição, que é de 30 minutos.

    COMENTÁRIOS: Grupo 4


  • Aula 9 – 15/05

    A defesa de Sócrates, segundo Platão. A humildade e a arrogância. Lembremos que Sócrates foi considerado arrogante e humilde, embora as duas características sejam opostas. Por quê? Como a busca pela verdade do filósofo grego pode servir de exemplo para os jornalistas? O princípio de toda boa reportagem: saber que nada se sabe.

    COMENTÁRIOS: Grupo 5 (trabalho peso 4)

    Leituras:

    • PLATÃO. Apologia de Sócrates. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural/Círculo do Livro, 1996.
    • Balada, de Mário Faustino (poema).
    • Poema em Linha Reta, de Fernando Pessoa (poema).


  • Aula 10 – 22/05

    A virtude em Aristóteles: a felicidade de cada um e o caminho do meio. O filósofo propõe o princípio do meio-termo para encontrar o caminho da felicidade. Quais as origens dos princípios aristotélicos?

    COMENTÁRIOS: Grupo 6 (trabalho peso 4)

    Leitura:

    • ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, Livros I e IV. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural/Círculo do Livro, 1996. Preferência para os “livros” (capítulos) 1 e 4. 



  • Aula 11 – 29/05

    Epicuro e as delícias do jardim. Como alcançar a felicidade em conformidade com a natureza. Em oposição a Aristóteles, Epicuro propõe o afastamento da polis. O princípio da não submissão às paixões.

    Leitura:

    • MOTTA PESSANHA, José Américo. As delícias do jardim. Em: NOVAES, Adauto (org.) Ética.São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

    COMENTÁRIOS: Grupo 7 (trabalho peso 4)


  • Aula 12 – 05/06

    Aula 11 – 30/06

    O imperativo categórico e a ética pelo dever. Quais as possíveis relações entre o imperativo categórico de Kant e o jornalismo? Quais as relações entre o imperativo categórico e o dever da verdade que cabe ao jornalista?

    Leituras:

    • KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70. 2005..
    • CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 12ª edição. São Paulo: Ática, 2001. (Ler a Unidade 8, capítulo 5).
    • COMPARATO, Fábio Konder. Ética: Direito, Moral e Religião no Mundo Moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 2006. (Ler o Capítulo VII da Parte II).

    COMENTÁRIOS: Grupo 8 (trabalho peso 4)



  • Aula 13 – 12/06

    Convicção e Responsabilidade. Max Weber pensa a profissão do político e do jornalista e ensina as diferenças entre a obediência cega aos princípios e a flexibilidade orientada pela responsabilidade pela conseqüência dos atos.

    Leitura:

    • WEBER, Max. A política como vocação. Em: Ciência e Política, duas vocações. São Paulo: Cultrix. 2000.

    COMENTÁRIOS: Grupo 9 (trabalho peso 4)


  • Aula 14 – 19/06

    O método Igreja X Estado da empresa jornalística. A “invenção” de Henry Luce e a nova sistematização do assunto segundo Bill Kovach e Tom Rosenstiel. Como separar os interesses comerciais dos interesses editoriais (que devem conter o interesse público) na empresa jornalística? E, depois de separá-los, como fazê-los conviver? Que soluções a revista The Economist adotou para garantir a independência editorial e impedir que interesses de acionistas interfiram na linha editorial da publicação? O grupo deve pesquisar ainda os parâmetros de governança do Axios (novo site jornalístico lançado nos Estados Unidos) e como essa questão é tratada em editoras de livro, para evitar que as funções editoriais sejam capturadas por interesses econômicos.

    LEITURA

    • The Economist. Textos sobre governança, regime de escolha do editor e sobre propriedade que constam do site da Economist

    • BUCCI, Eugênio. “Igreja”, “Estado” e certas circunstâncias. Revista da ESPM, volume 17, ano 16, edição n. 5, setembro outubro de 2010, p. 26-37. 

    • KOVACH, Bill. ROSENSTIEL, Tom. The Elements of Journalism. New York: Three Rivers Press (Crown Publishing Group, Random House), 2007. Capítulo 3, “Who journalists work for?”

    COMENTÁRIOS: Grupo 10 (trabalho peso 4)

  • Aula 15 – 26/06

    A indústria cultural. Adorno e a filosofia que tratou das diferenças entre a massa e a consciência individual e enxergou a cultura como produção da indústria capitalista. O que isso tem a ver com a ética jornalística e com a ética das editoras de livros?

    Leitura:

    • ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max.  A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. Em: Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

    COMENTÁRIOS: Grupo 11 (trabalho peso 4)



  • PRAZO PARA A ENTREGA DO TRABALHO FINAL: 2 de julho, 12h00 (meio dia).

    Trabalho final (PESO 5)

    Envie seu trabalho, em PDF (não em Word), para bhmoura@usp.br, com cópia para ebucci@usp.br.

    Escreva no título do e-mail: Trabalho de Ética e em seguida o seu nome. 

    O seu texto deve ter, NO MÁXIMO, 5 000 toques (cerca de 900 palavras).

  • Divisão dos grupos de trabalho

    Postamos a divisão de grupos para os trabalhos semanais. Esse tópico pode ser atualizado nas próximas semanas, caso algum aluno que ainda não tenha grupo atribuído nos procure para tanto. Imprescindível que vocês se conectem para organizar o trabalho. Há uma aba de inscritos no curso que está no moodle e onde vocês podem ver o e-mail do colega de grupo. De toda forma, para facilitar, já estamos indicando os que lá constam aqui. Além disso, importante procurar seu parceiro na sala de aula

    GRUPO 1
    Fernanda Rafael Silva - fernandarsilva@usp.br
    Luiza Gabriela Silva dos Santos - luizagabriela@usp.br

    Marcelo Henrique Donega Martins de Souza - marcelo.henrique.souza@usp.br


    GRUPO 2
    Isadora Batista da Silva - isadorabatista@usp.br
    Nicoly Modesto Ferreira dos Santos -  nicoly.modesto@usp.br
    Tauane Pereira Ybarra - taayy@usp.br

    Grupo 3 
    Bernardo Carabolante de Moraes - bernardocm0411@usp.br
    Isabella Tomaz da Silva Lopes - isabella.tomaz.lopes@usp.br
    Isabella Zanelli Avian - isabellazanelliavian@usp.br

    Grupo 4
    Beatriz La Corte de Lacerda Rodrigues - beatrizlacorte@usp.br
    Giulia Azevedo Polizeli - giulia.polizeli@usp.br
    Alinne Aguiar - alinnemariaaguiar@usp.br 

    Grupo 5
    Enzo Campestrin - enzo.campestrin@usp.br
    Giovanna Gonçalves Accioli - giovannagaccioli@usp.br
    Gustavo Henrique Morais Radeelli - gustavohmr10@usp.br

    Grupo 6
    Gabriela Duarte Gomes 
    Breno Guimarães Marino - brenomarino2005@usp.br
    Henrique de Oliveira Giacomin - henrique.giacomin@usp.br
    Olivia Rueda Bastos - oliviarb@usp.br

    Grupo 7
    Frederico Canal Gomes - fredcanalgomes@usp.br
    Luana Lima Mendes - luanalimamendes@usp.br
    Matheus de Oliveira - matheus2004sa@usp.br
    Ana Luiza Vieira Custódio - acustodio@usp.br

    Grupo 8
    Luiz Henrique de Paula Dias - lhp.dias11973@usp.br
    Maria Clara Jerônimo de Souza Ramos - mariaclarasr@usp.br
    Regina Lemmi - regina_lemmi@usp.br

    Grupo 9
    Matheus Soares Machado - matheus.soares.machado@usp.br
    Maria Luiza Vieira Gonçalves - marialuizavieiragoncalves@usp.br
    Rafael Rodrigues Cesar de Souza - rafael.rcs@usp.br

    Grupo 10
    Guilherme Henrique de Andrade Leme - guilherme.leme@usp.br
    Victor Henrique Nunes da Silva - victorhndsilva@usp.br
    Maria Luiza Ribeiro Teixeira - malurt@usp.br
    Lara Cafaro Arouca Sobreira Amorim - laracafaro@usp.br

    Grupo 11
    Leonardo Littieri de Almeida Oliveira - leo.littieri@usp.br
    Talita de Paula Souza - talitapaula12@usp.br
    Larissa Guedes Bilak - larissabilak@usp.br
    Guilherme Bianchi Fávaro - guifavaro240306@usp.br