Aperçu des sections
-
Nesta primeira aula apresentarei o curso, sua proposta, seu plano de conteúdos a serem ministrados, seu cronograma e nosso modo de avaliação.
09/08/2022. Aula 1. Apresentação do curso
Este curso é dedicado a fornecer instrumentos, do ponto de vista da psicologia, para que vocês possam atuar como Terapeutas Ocupacionais
Aula 1. Apresentação 09/08
Aula 2. Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento 16/08
Aula 3 A. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão) 23/08
Aula 3 B. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon) 23/08
As teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional (3 aulas)
Aula 4. Filme: Freud, Além da Alma 30/08
Aula 5. Apresentação dos fundamentos da psicanálise 13/09
Aula 6. Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade 20/09
Aula 7 A. As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud (quadro geral) (27/09)
Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise
Aula 7 B. O lugar de Winnicott na História da Psicanálise (27/09)
Aula 8. Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER (04/10)
O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise?
Aula 9 e 10. Objetos e fenômenos Transicionais (11 e 18 / 10)
Aula 11. Brincar: uma exposição teórica (25 / 10)
Aula 12. Finalização do Curso (1/11)
16/08/2022. Aula 02. Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento
Power-point:
02 TO Aula 02 Aspectos Gerais TD
Vídeos de apoio:
1. “Teorias do Desenvolvimento: Aspectos Gerais”
“Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento”
23/08/2022.
Aula 3 A. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão)
Power-point:
Vídeo de apoio:
“Teoria do Desenvolvimento Cognitivo do ponto de vista de Piaget”
**
Aula 3 B. Wallon
Power-point:
Vídeo de apoio:
A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon)
30/08/2022. Aula 04. Filme: Freud, Além da Alma
um filme norte-americano de 1962 dirigido por John Huston, com trilha sonora de Jerry Goldsmith.
13/09/2022. Aula 05. Apresentação dos fundamentos da psicanálise
Power Point: Fundamentos
+
Power-point:
Vídeos de apoio:
Introdução ao pensamento de Freud
Parte 1:
53:07 tempo
Parte 2:
20:25 tempo
20/09/2022. Aula 06. Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade
Power-point:
Vídeo de apoio:
A Teoria do Desenvolvimento da Sexualidade
***
27/09/2022. Aula 7 A. As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud
Power-point:
Vídeo de apoio:
Parte 1 (35:19):
Parte 2 (43:10):
27/09/2022. Aula 7 B. O lugar de Winnicott na História da Psicanálise
Power-point:
Vídeo de apoio:
Parte 1. Para ler Winnicott: 00:54:00
Parte2. Para ler Winnicott:
01:24:00
Vídeo complementar: para assistir como aprofundamento
Winnicott & Freud: continuidades e rupturas
“Winnicott e Freud: continuidades, desenvolvimentos e rupturas”
04/10/2022. Aula 8. Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER
Power-point:
Vídeo de apoio:
Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto
1:23:46
O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise?
AULA 9 11/10/2024.
e AULA 10. 18/10 Objetos e Fenômenos transicionais
Power-point:
Vídeo de apoio:
Winnicott, Donald Woods. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.
Material complementar : Vídeo de apoio:
Brincar como fundamento dos cuidados inter-humanos
Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.
25/10 AULA 11. BRINCAR: UMA EXPOSIÇÃO TEÓRICA
01/11/2022. Aula 12. Finalização do curso
COMENTAR:
Que relações você faz entre os fenômenos transicionais, a atividade de Brincar e a prática da Terapia Ocupacional?
*
Disciplina: PSA0286 - Psicologia do Desenvolvimento II
Developmental Psychology II
Créditos Aula:
2
Créditos Trabalho:
1
Carga Horária Total:
60 h
Tipo:
Semestral
Ativação:
01/01/2008
Desativação:
Objetivos
Esta disciplina tem como objetivo principal fornecer ao graduando no curso de Terapia Ocupacional a compreensão do que são as teorias do desenvolvimento do ser humano, especialmente no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Propõe-se, dentro do campo das Teorias do Desenvolvimento, apresentar, como continuidade da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento I”: a teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon) e a teoria do desenvolvimento sócio-afetivo do ponto de vista da psicanálise (especialmente, Freud e Winnicott). Nessa direção poderemos analisar, neste contexto, a teoria da comunicação em Winnicott, que é uma teoria do brincar-com e do estar-com o outro, útil para a prática da terapia ocupacional.
Docente(s) Responsável(eis)
907384 – Leopoldo Fulgencio
Programa Resumido
907384 – Leopoldo Fulgencio
Programa Resumido
1. Introdução e quadro Geral
a. O que são e para que servem as teorias do desenvolvimento?
b. Campos e tipos das teorias do desenvolvimento
2. Teorias cognitivas do desenvolvimento
a. O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista de Piaget (revisão)
b. O desenvolvimento da pessoa do ponto de vista de Wallon
3. O desenvolvimento socioemocional do ponto de vista da psicanálise
b. A teoria do desenvolvimento da sexualidade (Freud)
b. A teoria do desenvolvimento do ser (Winnicott )
4. A teoria da atividade de BRINCAR
Avaliação
Participação nas aulas.
Fichamentos de textos e de vídeos que são parte do programa do curso.
FICHAMENTOS ENTREGUE AO LONGO DO CURSO
Método
Procedimentos docentes: Aulas expositivas e discussões com a participação dos alunos.
Procedimentos discentes: fichamentos de textos; assistir vídeos com temas do curso.Critério
Frequência às aulas, participação nas aulas, avaliação de fichamentos e nota obtida na avaliação do trabalho final do curso.
Norma de Recuperação
Prova escrita e/ou trabalho.
REFERÊNCIAS BÁSICAS:
Bibliograficas
Fulgencio, L. (2022). Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento. Estudo Crítico-Comparativo (Vol. 1. Origens e Consolidação). São Paulo: Blucher-FAPESP.
Fulgencio, L. (2020). Psicanálise do Ser. A Teoria Winnicottiana do Desenvolvimento Emocional como uma Psicologia de Base Fenomenológica. São Paulo: EDUSP-FAPESP.
Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.
-
Aula 02
31/08/2022. Aula 02. Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento
link para a aula gravada:
https://drive.google.com/file/d/1art_RyTsG06pgrXM8lDdAbg1Fj8jTKSW/view
1. “Teorias do Desenvolvimento: Aspectos Gerais”
“Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento”
-
14/08/2022. Aula 3. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão)
“Teoria do Desenvolvimento Cognitivo do ponto de vista de Piaget”
-
21/09/2022. Aula 4. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon)
-
28/09/2022. Aula 05. Filme: Freud, Além da Alma
um filme norte-americano de 1962 dirigido por John Huston, com trilha sonora de Jerry Goldsmith.
-
05/10/2022. Aula 06. Apresentação dos fundamentos da psicanálise
Introdução ao pensamento de Freud
Parte 1:
53:07 tempo
Parte 2:
20:25 tempo
-
12/10.2022. Aula 07. Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade
A Teoria do Desenvolvimento da Sexualidade, gravado em 30/09/2021
-
19/10/2022. Aula 8. As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud
Parte 1 (35:19):
Parte 2 (43:10):
-
26/10/2022. Aula 9. Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise
O lugar de Winnicott na História da Psicanálise
Para Ler Winnicott
Parte 1. Para ler Winnicott: 00:54:00
Parte2 . Para ler Winnicott:
01:24:00
Winnicott & Freud: continuidades e rupturas
Vídeo complementar: para assistir como aprofundamento
“Winnicott e Freud: continuidades, desenvolvimentos e rupturas”
-
02/11/2022. Aula 10. Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER
Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto
1:23:46
-
09/11/2022. Aula 11.
Brincar como uma atividade que tem valor expressivo (Klein) e Brincar como uma atividade que tem valor em si mesma, pelo fato de ser feito (Winnicott)
Winnicott, Donald Woods. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos Transicionais O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago Ed., 1975.
-
16/11/2022. Aula 12.
Brincar como fundamento dos cuidados inter-humanos
Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.
https://youtu.be/PaS7_xEs82o