Topic outline

  • Aula 01. Apresentação do curso

    Nesta primeira aula apresentarei o curso, sua proposta, seu plano de conteúdos a serem ministrados, seu cronograma e nosso modo de avaliação.

    09/08/2022. Aula 1. Apresentação do curso

    Este curso é dedicado a fornecer instrumentos, do ponto de vista da psicologia, para que vocês possam atuar como Terapeutas Ocupacionais

     

    Aula 1. Apresentação 09/08

    Aula 2. Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento 16/08

    Aula 3 A. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão) 23/08

    Aula 3 B. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon) 23/08

    As teorias psicanalíticas do desenvolvimento emocional (3 aulas)

    Aula 4. Filme: Freud, Além da Alma 30/08

    Aula 5. Apresentação dos fundamentos da psicanálise 13/09

    Aula 6. Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade 20/09

    Aula 7 A. As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud (quadro geral) (27/09)

    Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise 

    Aula 7 B. O lugar de Winnicott na História da Psicanálise  (27/09)

    Aula 8. Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER (04/10)

    O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise? 

    Aula 9 e 10. Objetos e fenômenos Transicionais (11 e 18 / 10)

    Aula 11. Brincar: uma exposição teórica (25 / 10)

    Aula 12. Finalização do Curso (1/11)

     

     


    16/08/2022. Aula 02. Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento 

    Power-point: 

    02 TO Aula 02 Aspectos Gerais TD

     

    Vídeos de apoio:

    1. “Teorias do Desenvolvimento: Aspectos Gerais”

    “Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento”

     

    23/08/2022.

    Aula 3 A. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão) 

    Power-point: 

     

    Vídeo de apoio:

    “Teoria do Desenvolvimento Cognitivo do ponto de vista de Piaget”

    **

     

    Aula 3 B. Wallon

    Power-point: 

     

    Vídeo de apoio:

    A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon)

     


     

    30/08/2022. Aula 04. Filme: Freud, Além da Alma 

     um filme norte-americano de 1962 dirigido por John Huston, com trilha sonora de Jerry Goldsmith.

     

    13/09/2022. Aula 05. Apresentação dos fundamentos da psicanálise 

    Power Point: Fundamentos

     Power-point:

     

    Vídeos de apoio:

    Introdução ao pensamento de Freud

    Parte 1: 

    53:07 tempo

    Parte 2: 

    20:25 tempo

     

    20/09/2022. Aula 06. Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade

    Power-point: 

     

    Vídeo de apoio:

    A Teoria do Desenvolvimento da Sexualidade

     

    ***


     

    27/09/2022. Aula 7 A. As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud 

     

    Power-point: 

     

    Vídeo de apoio:

     

    Parte 1 (35:19): 

    Parte 2 (43:10): 

     

    27/09/2022. Aula 7 B. O lugar de Winnicott na História da Psicanálise

    Power-point: 

     

    Vídeo de apoio:

     

    Parte 1. Para ler Winnicott:                 00:54:00

    Parte2. Para ler Winnicott: 

                             01:24:00

     

    Vídeo complementar: para assistir como aprofundamento

    Winnicott & Freud: continuidades e rupturas

    “Winnicott e Freud: continuidades, desenvolvimentos e rupturas” 

     

    04/10/2022. Aula 8. Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER

    Power-point: 

     

    Vídeo de apoio:

     

    Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto

    1:23:46

     

     

     

    O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise?

    AULA 9 11/10/2024. 

    e AULA 10. 18/10 Objetos e Fenômenos transicionais

    Power-point:

    Vídeo de apoio:

    Winnicott, Donald Woods. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos   Transicionais O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago         Ed., 1975.

    Material complementar : Vídeo de apoio:

    Brincar como fundamento dos cuidados inter-humanos 

    Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.

                                

     

    25/10  AULA 11. BRINCAR: UMA EXPOSIÇÃO TEÓRICA 

     

    01/11/2022. Aula 12. Finalização do curso

    COMENTAR:

    Que relações você faz entre os fenômenos transicionais, a atividade de Brincar e a prática da Terapia Ocupacional?

     


    *

    Disciplina: PSA0286 - Psicologia do Desenvolvimento II

    Developmental Psychology II

     Créditos Aula:

    2

    Créditos Trabalho:

    1

    Carga Horária Total:

    60 h

    Tipo:

    Semestral

    Ativação:

    01/01/2008

    Desativação:

     

    Objetivos

    Esta disciplina tem como objetivo principal fornecer ao graduando no curso de Terapia Ocupacional a compreensão do que são as teorias do desenvolvimento do ser humano, especialmente no que se refere ao seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Propõe-se, dentro do campo das Teorias do Desenvolvimento, apresentar, como continuidade da disciplina “Psicologia do Desenvolvimento I”: a teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon) e a teoria do desenvolvimento sócio-afetivo do ponto de vista da psicanálise (especialmente, Freud e Winnicott). Nessa direção poderemos analisar, neste contexto, a teoria da comunicação em Winnicott, que é uma teoria do brincar-com e do estar-com o outro, útil para a prática da terapia ocupacional.


     

     

    Docente(s) Responsável(eis)

    907384 – Leopoldo Fulgencio

     

     Programa Resumido

     

    907384 – Leopoldo Fulgencio

     

     Programa Resumido

     

    1.      Introdução e quadro Geral 

             a.       O que são e para que servem as teorias do desenvolvimento?

             b.      Campos e tipos das teorias do desenvolvimento

    2.      Teorias cognitivas do desenvolvimento

             a.       O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista de Piaget (revisão)

             b.      O desenvolvimento da pessoa do ponto de vista de Wallon  

    3.      O desenvolvimento socioemocional do ponto de vista da psicanálise

             b.      A teoria do desenvolvimento da sexualidade (Freud)

    b.    A teoria do desenvolvimento do ser (Winnicott )

    4.      A teoria da atividade de BRINCAR 

    Avaliação

    Participação nas aulas.

    Fichamentos de textos e de vídeos que são parte do programa do curso.

    FICHAMENTOS ENTREGUE AO LONGO DO CURSO

     

         

    Método

    Procedimentos docentes: Aulas expositivas e discussões com a participação dos alunos.


    Procedimentos discentes: fichamentos de textos; assistir vídeos com temas do curso.

     

    Critério

    Frequência às aulas, participação nas aulas, avaliação de fichamentos e nota obtida na avaliação do trabalho final do curso. 

    Norma de Recuperação

    Prova escrita e/ou trabalho.

     

     

    REFERÊNCIAS BÁSICAS:

     

    Bibliograficas

     

    Fulgencio, L. (2022). Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento. Estudo Crítico-Comparativo (Vol. 1. Origens e Consolidação). São Paulo: Blucher-FAPESP.

    Fulgencio, L. (2020). Psicanálise do Ser. A Teoria Winnicottiana do Desenvolvimento Emocional como uma Psicologia de Base Fenomenológica. São Paulo: EDUSP-FAPESP.

    Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.

  • Aula 02

    Aula 02


    31/08/2022. Aula 02. Quadro geral do campo das Teorias do Desenvolvimento 

    link para a aula gravada:

    https://drive.google.com/file/d/1art_RyTsG06pgrXM8lDdAbg1Fj8jTKSW/view


    1. “Teorias do Desenvolvimento: Aspectos Gerais”

    “Teorias Psicanalíticas do Desenvolvimento”


  • A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget

    14/08/2022. Aula 3. A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget (revisão) 

    “Teoria do Desenvolvimento Cognitivo do ponto de vista de Piaget”


  • Aula 04. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Henri Wallon)

    21/09/2022. Aula 4. A teoria do desenvolvimento da pessoa (Wallon)


  • Aula 5. Os fundamentos da psicanálise

    28/09/2022. Aula 05. Filme: Freud, Além da Alma 

     um filme norte-americano de 1962 dirigido por John Huston, com trilha sonora de Jerry Goldsmith.


  • Aula 6. Análise dos fundaments da psicanálise

    05/10/2022. Aula 06. Apresentação dos fundamentos da psicanálise  

    Introdução ao pensamento de Freud

    Parte 1: 

    53:07 tempo

    Parte 2: 

    20:25 tempo


  • Aula 7. A teoria do desenvolvimento da sexualidade

    12/10.2022. Aula 07. Apresentação da Teoria do desenvolvimento emocional do ponto de vista de Freud: a teoria do desenvolvimento da sexualidade

    A Teoria do Desenvolvimento da Sexualidade, gravado em 30/09/2021


  • Aula 8. As teorias psicanalíticas do desenvolvimento

    19/10/2022. Aula 8. As teorias psicanalíticas do Desenvolvimentos pós-Freud 

    Parte 1 (35:19): 

    Parte 2 (43:10): 

     


  • Aula 9. Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise

    26/10/2022. Aula 9. Winnicott e o desenvolvimento da psicanálise 

    O lugar de Winnicott na História da Psicanálise 

    Para Ler Winnicott

    Parte 1. Para ler Winnicott:                00:54:00

    Parte2 . Para ler Winnicott: 

                                       01:24:00

     

    Winnicott & Freud: continuidades e rupturas

    Vídeo complementar: para assistir como aprofundamento

    “Winnicott e Freud: continuidades, desenvolvimentos e rupturas” 


  • aula 10. A teoria do desenvolvimento do SER

    02/11/2022. Aula 10. Winnicott e a sua Teoria do desenvolvimento emocional: uma teoria da dependência, uma teoria do desenvolvimento do SER

    Winnicott e o Desenvolvimento do SER. Visão de Conjunto

    1:23:46


  • Aula 11. O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise? I


    09/11/2022. Aula 11.

    Brincar como uma atividade que tem valor expressivo (Klein) e Brincar como uma atividade que tem valor em si mesma, pelo fato de ser feito (Winnicott)

    Winnicott, Donald Woods. (1953c). Objetos Transicionais e Fenômenos          Transicionais O Brincar & a Realidade (pp. 13-44). Rio de Janeiro: Imago    Ed., 1975.

               


  • Aula 12. O que é Brincar do ponto de vista da psicanálise? II

    16/11/2022. Aula 12. 

    Brincar como fundamento dos cuidados inter-humanos 

     

    Winnicott, D. W. (1971a). O Brincar e a Realidade. São Paulo: UBU, 2019.

                              https://youtu.be/PaS7_xEs82o