Opções de inscrição
Descrição do curso
Este curso foi planejado e desenhado para desenvolver a competência e confiança dos/as participantes como aprendizes autônomos/as.
Para isso, é construído a partir de percurso composto por um conjunto de atividades de aprendizagem, em uma sequência lógica e de complexidade crescente, relacionada com a competência de planejar, elaborar, implementar projetos de pesquisa em temáticas relacionadas à contabilidade, portanto inicialmente com foco no processo, mas visando a conclusão desse projetos em produtos, monografias e/ou artigos, que possam ser disseminados em eventos e revistas acadêmicas, alimentando o ciclo de geração e construção de conhecimento científico.
Objetivos gerais
A disciplina tem como objetivos gerais:
Criar um ambiente seguro que nos permita compreender como cada pessoa aprende;
Apoiar cada pessoa participante a experimentar diferentes enfoques e competências de aprendizagem;
Incentivar cada pessoa participante a identificar e exercitar suas habilidades intelectuais de forma a aumentar sua curiosidade acadêmica;
Capacitar estudantes/aprendentes a realizar reflexões críticas acerca da produção científica na área de Ciências Contábeis.
Objetivos de aprendizagem:
Ao final deste curso você será capaz de:
Compreender as suas competências como aprendiz, desenvolvendo estratégias de aprendizagem autônomas;
Propor problemas de pesquisa em temáticas contábeis, elaborando questões de pesquisa que permitam investigação científica;
Levantar, compilar e descrever os estudos anteriores em temáticas específicas, identificando pontos concordantes, controversos e lacunas;
Distinguir entre abordagens diversas de pesquisa científica em contabilidade;
Definir e descrever de maneira apropriada o método de pesquisa que será utilizado para responder à questão proposta;
Elaborar um relatório escrito de um projeto de pesquisa, de acordo com regras formais e atendendo a critérios de qualidade e ética em pesquisa;
Apresentar de forma escrita e oral o seu projeto de pesquisa, descrevendo as principais etapas;
Desenvolver sua capacidade crítica para avaliar e oferecer sugestões de aperfeiçoamento em projetos de pesquisa elaborados e apresentados por pares.
- Docente: Akira Aikyo Galvao
- Docente: Ana Carolina Oliveira Rodrigues Costa
- Docente: Hellen Figueiredo Neiva
- Docente: Silvia Pereira de Castro Casa Nova