Diagrama de temas
-
-
Profa. Dra. Simone Galina: svgalina@usp.br
Mestrando José Yoshiriro (monitora PAE da disciplina): jyoshiriro@usp.br
Horário de atendimento presencial da professora: quartas 10h - 12h, sala 37, bloco C1 - FEA-RP/USP
-
-
Insira o arquivo ou link com noticia aqui (pode ser antes ou após comentá-la em aula)
Comentários podem ser feitos por qualquer estudante aqui.
-
-
Cap. 1 - Administração da Produção
-
Cap. 2 - Papel Estratégico e Objetivos da Produção
-
Ver
-
Cap. 3 - Estratégia da Produção
-
Matriz Importância X Desempenho
Plano de Ação
PS1: coloquem nome de todos os componentes no trabalho; apenas 1 do grupo deve entregar
PS2: podem entregar no formato Word ou PPT
DURAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES: 10 min / grupo
-
Cap. 4 - Projeto de Processos
Cap. 5 - Projeto de Produtos e Serviços-
Respondam as 3 questões indicadas no texto
Entregar 1 arquivo por grupo
-
Entregue 1 resposta por grupo
Façam em grupo as atividades conforme solicitado nas questões abaixo (pag. 168 - Livro texto 2a edição):
1) Usando seus conhecimentos como cliente de uma biblioteca da universidade, tente gerar três novas maneiras para melhorar os serviços da biblioteca para você. Discuta a viabilidade, a aceitabilidade e a vulnerabilidade de cada um.
2) Olhe cuidadosamente para um item de mobília que você possui e crie uma estrutura de produto e uma lista de materiais para ele.Não esqueça os pregos, os diferentes tipos de parafusos e cola.
3) Escolha UMA das duas questões abaixo para desenvolver:
3.a) Desenhe um diagrama de fluxo de informações, descrevendo os processos envolvidos em uma decisão que você deve tomar com freqUência, como o que fazer à noite (exemplo). Avalie a complexidade e a perfeição do diagrama.
3.b) Desenhe um diagrama de fluxo de processo, descrevendo sua última consulta com o médico. Como você acha que o processo poderia ser melhorado?
-
Cap. 6 - Projeto da Rede de Operações Produtivas
-
Cap. 7 - ARRANJO FÍSICO E FLUXO
-
A atividade deve ser feita em grupos de 4 a 6 pessoas, como já havíamos trabalhado anteriormente.
Cada grupo deve realizar uma pesquisa na internet, em bases de dados ou em outras fontes de informações e escolher alguma empresa/caso (livre escolha) em que alguma inovação tecnológica 4.0 (livre escolha) ou alguma mudança relacionada à industria 4.0 tenha impactado de maneira significativa os Processos (manufatura ou serviços).
Após escolher o caso, cada grupo deve coletar informações secundárias sobre o assunto / Processo, ou seja, deve acessar outras notícias relacionadas, publicações acadêmicas, relatórios setoriais, informações nas páginas de internet das empresas, vídeos, reação do mercado ou comunidade, dentre outras informações diversas sobre o assunto / Processo. É importante destacar as mudanças que ocorreram após a aplicação do(s) processo(s) de tecnologia 4.0, sejam elas positivas ou negativas.
Monte um relato curto do caso utilizando alguma tecnologia interessante de comunicação, sejam criativos!! A tecnologia / o formato de comunicação é livre, ou seja, pode ser o que o grupo mais se interessar, mas façam algo que seja inovador para a equipe, alguns exemplos: um vídeo relato, um podcast, um app.
Joguem-se na criatividade, vamos tentar achar formas de comunicar o conhecimento de forma acessível, clara e agradável! É importante considerar que o formato da comunicação valerá 30% da nota, os demais 70% são referentes ao conteúdo.
OBSERVAÇÕES: Lembrando que a fonte de dados deve constar no trabalho, tanto o link da notícia principal abordada pelo grupo, quanto também outros links e informações diversas que vocês julgarem pertinentes.
ENTREGA: até 12h de 30/11/2023
No dia 01/12/2023, as produções serão apresentadas para toda a turma em aula (tempo por grupo: 5 minutos)
-
Cap. 11 - Planejamento e Controle da Capacidade
Cap. 16 do livro de Jacobs e Chase - Planejamento de Vendas e Operações (S&OP) (técnicas de previsão de demanda) -
Cap. 12 - Planejamento e Controle de Estoque
-
Exercício INDIVIDUAL
Sugiro que façam uma planilha com os 3 exercícios (1 aba para cada exercício)
-