Programação

  • Estratégias didáticas 


    Objetivos da presente aula

    - Definir e avaliar semelhanças e diferenças entre  Recurso - Instrumento - Estratégia - Metodologia didáticos  

    - Identificar e refletir sobre subsídios importantes para elaboração de uma boa estratégia didática 

    - Conhecer algumas das principais estratégias didáticas para o Ensino de Biologia, avaliando possibilidades e desafios de aplicação  

    - Reconhecer e compreender diferentes tipos de textos que tratam sobre estratégias, como artigos de pesquisa, relatos de experiência, capítulos de livros, dentre outros. 

    Estudo prévio

    1. Para iniciar os estudos: lembre-se de uma estratégia/atividade didática que você tenha vivenciado na escola e que te marcou positivamente.

    2. Assista dois vídeos sobre subsídeos importantes para a elboração de estratégias didáticas.





    3. Retome sua lembrança inicial e tente perceber o porquê de sua escolha. Você consegue identificar se algum(s) subsídeo (s) abordado(s) nos vídeos estava presente? --> Registre sua reflexão na atividade individual disponível aqui no ambiente. 

    Estudo em aula

    1. Retomada dos pontos principais dos vídeos, a partir das impressões dos estudantes, complementadas pela professora.
    2. Painel integrado sobre estratégias/recursos específicas
    - aulas práticas e demosntrações,
    - trabalho de campo,
    - debate a partir de situação problema,
    - uso de jogos,
    - uso de modelos,
    - aulas expositivas e expositivas dialogadas.
    3. Orientações sobre o trabalho individual.

    Para saber mais (disponível após a aula) 
    Você pode aprofundar seus conhecimentos com:
    - 3 video aulas sobre estratégias especificas;
    - 1 capítulo de livro (indicamos este material como um bom material de estudo, inclusive para a prova);
    - 6 artigos (sobre as estratégias específicas abordadas em aula)