Programação
-
Estratégias didáticas
Objetivos da presente aula
- Definir e avaliar semelhanças e diferenças entre Recurso - Instrumento - Estratégia - Metodologia didáticos
- Identificar e refletir sobre subsídios importantes para elaboração de uma boa estratégia didática
- Conhecer algumas das principais estratégias didáticas para o Ensino de Biologia, avaliando possibilidades e desafios de aplicação
- Reconhecer e compreender diferentes tipos de textos que tratam sobre estratégias, como artigos de pesquisa, relatos de experiência, capítulos de livros, dentre outros.
Estudo prévio
1. Para iniciar os estudos: lembre-se de uma estratégia/atividade didática que você tenha vivenciado na escola e que te marcou positivamente.
2. Assista dois vídeos sobre subsídeos importantes para a elboração de estratégias didáticas.
3. Retome sua lembrança inicial e tente perceber o porquê de sua escolha. Você consegue identificar se algum(s) subsídeo (s) abordado(s) nos vídeos estava presente? --> Registre sua reflexão na atividade individual disponível aqui no ambiente.
Estudo em aula
1. Retomada dos pontos principais dos vídeos, a partir das impressões dos estudantes, complementadas pela professora.
2. Painel integrado sobre estratégias/recursos específicas
- aulas práticas e demosntrações,
- trabalho de campo,
- debate a partir de situação problema,
- uso de jogos,
- uso de modelos,
- aulas expositivas e expositivas dialogadas.
3. Orientações sobre o trabalho individual.
Para saber mais (disponível após a aula)
Você pode aprofundar seus conhecimentos com:
- 3 video aulas sobre estratégias especificas;
- 1 capítulo de livro (indicamos este material como um bom material de estudo, inclusive para a prova);
- 6 artigos (sobre as estratégias específicas abordadas em aula)-
3 vídeo aulas sobre estratégias didáticas específicas