Diagrama de temas

  • A escola é nossa

    Objetivos

    ● Reconhecer a existências dos principais documentos norteadores da educação no Brasil. 

    ● Iniciar o desenvolvimento de um olhar crítico sobre o processo de proposição, elaboração e implementação do postulado desses documentos.

    ● Refletir sobre alguns impactos desses documentos em nosso cotidiano e no encaminhamento do país.

    ● Identificar, de forma introdutória, aspectos da inserção de Ciências e Biologia nesses documentos. 

    Roteiro de estudo

    --> Antes da aula presencial

    - Assistir as duas partes de uma aula disponível na internet. 

    Esta aula apresenta um contexto muito importante para a discussão que realizaremos em aula, pois aborda a legislação em nosso país, bem como um breve histórico de como ela tem se constituído e das tensões existentes no processo. 

    Parte 1


    Parte 2 


    - Realizar o quiz sobre Reforma do Ensino médio - reconhecendo seus conhecimentos prévios.

    - Você pode também realizar os outros exercícios propostos ao longo do vídeo. São atividades recomendadas, mas não obrigatórias: (i) tabela comparativa entre LDB e PNE; e (ii) análise da Inserção de seu assunto predileto da  Biologia na BNCC.

    - Faremos uma atividade na próxima aula e, posteriormente, disponibilizaremos aqui no ambiente materias complementares apra a profundamento do tema. 

    BOM ESTUDO!