Programação

  • Aviso

    Caras e caros estudantes de IEB,

    Após reflexões pela Equipe e considerando que a categoria docente até o momento não se posicionou em relação à sua adesão à greve, informamos que a disciplina continuará ocorrendo. Entretanto, em respeito à decisão das e dos estudantes em aderir ao movimento, decidimos flexibilizar o planejamento e o cronograma de atividades. Assim, optamos por:

    - adiar a entrega das atividades propostas em duas semanas;

     - disponibilizar materiais de estudo de forma remota e assíncrona;

    - suspender a prova do dia 09/10;

    - manter os horários de aula regular como plantões da equipe para atendimento a estudantes. 

    Informamos que tais ações serão revistas semanalmente, de acordo com o andamento da greve dos estudantes e posicionamento das demais categorias.

    Nos colocamos à disposição para dialogar sobre  estes e demais assuntos.

    Abraços.

    Equipe de IEB


    Aula 7 - Avaliação (dia 25.09.2023) 

    exemplifica um "prova"

    Fonte: Livro “Avaliação da Aprendizagem” de autoria de Pricila Kohls dos Santos e Joelma Guimarães - Pág. 28


    Orientação geral

    - Realizar os estudos e a atividade proposta (construção de mapa conceitual). A frequência e a nota serão atribuídas a partir da entrega da atividade proposta. 

    - Plantão da equipe da disciplina - link: meet.google.com/zpg-gpep-xjh

    Objetivos

    - Sistematizar o que foi aprendido na aula anterior (Estratégias de Ensino)

    - Compreender as concepções de avaliação 

    - Valorizar a avaliação a favor da aprendizagem

    - Ter contato e analisar alguns instrumentos de avaliação, especialmente os mapas de conceitos

    - Compreender as características, as possibilidades e os desafios dos tipos de avaliação: diagnóstica, formativa, somativa, continuada. 


    Orientações de estudo 

    - Assistir e refletir sobre as duas video-aulas apresentadas a seguir, uma abordando aspectos gerais de avaliação (entrevista) e outra focando mais especificamente a avaliação no Ensino de Biologia. 

    1 entrevista ->   

    Aqui, a professora Vera Souza é entrevistada, reunindo discussões feitas a partir de sua vasta experiência como professora de diferentes níveis de ensino na rede pública estadual e municipal e como gestora e formadora de professores em exercício. Em sua fala, a professora assinala sistematicamente as questões sobre como e quando avaliar, explicando diferentes formas de avaliação da aprendizagem, assim como algumas possibilidades de instrumentos a serem mobilizados para tanto. Ela enfatiza a relação destes com a concepção de avaliação, priorizando-se a formativa, a qual tem como fim a aprendizagem, ou melhor, a regulação desta.

    2 aula -> 

    A Professora Suzana discute diversos aspectos sobre avaliações, como a orientação para aprendizagem, principais tipos, passos básicos para a "boa avaliação" e público envolvido no processo. Ainda, enfoca especificamente a avaliação no Ensino de Biologia, apresentando casos no qual tal processo foi problemático e outros com exemplos inovadores e/ou bem sucedidos

    - Se julgar importante conhecer mais sobre mapas conceituais, leia o texto sugerido.  OBS:  este seu julgamento sobre o quanto já sabe de um tema e identificação do que precisa compreender melhor é uma parte importante da aprendizagem (estando relacionada à Metacognição, que abordamos na última aula, sobre estratégias didáticas). 

    - Fazer a atividade em grupo de elaboração de mapa conceitual.

    - Explore o link "Para saber mais", visando aprofundar seus conhecimentos sobre Avaliação. 


    • Este texto apresenta pontos importantes sobre a lógica de criação e como elaborar um mapa conceitual. Indicamos para quem não tem familiaridade com o tema ou queira entendê-lo mais profundamente. 

    • Elaborar um mapa de conceito sobre a temática "Estratégias de Ensino e Avaliação " 

      - O exercício deve ser realizado pelo grupo (mesmo da Entrevista com Educador e Projeto Mídias), com apenas um membro do grupo enviando o produto via moodle. Não esqueçam de colocar o número do grupo, o período e nome de todos os integrantes. 

      - O texto de Nadia Aparecida de Souza e Evely Boruchovitch (disponibilizado no material da presente aula) é um apoio importante para elaboração do mapa, pois aborda os princípios e técnicas de construção. 

      - Sugerimos a inclusão dos conceitos a seguir, mas vocês são livres, inclusive para complementar com termos adicionais. 

      estratégia didática

      estudante 

      subsídeos

      conhecimentos prévios 

      entendimento 

      metacognição 

      metodologia dialética

      aula expositiva

      jogo

      modelo

      trabalho de campo

      debate

      aula pratica

      demostração

      avaliação

      diagnóstica

       formativa

       somativa

      continuada

      pontual

      prova

      portifólio

      trabalho

      mapa conceitual

      projeto

      - Dicas de programa que pode ser utilizado:

      https://creately.com/pt/lp/criador-de-mapas-conceitual/

    • Texto sobre avaliação. Recomendamos!