Programação

  • Apresentação do curso

    • A ABENDI - Associação Brasileira de Ensaios Não-Destrutivos e Inspeção - é uma associação técnica que congrega os profissionais brasileiros que atuam na área de ensaios-não destrutivos e inspeção industrial. A associação promove cursos e eventos, além de publicar material técnico sobre ensaios não-destrutivos.

    • A  ASNT - The American Society for Non-destructive testing é a maior associação de profissionais dedicados aos ensaios não-destrutivos (NDT, sigla em inglês). A ASNT promove eventos, publica material técnico e desenvolve normas e procedimentos.

  • Fadiga

    • As aeronaves De Havilland Comet foram os primeiros aviões comerciais para transporte de passageiros com propulsão por motores à reação. Com poucos meses de operação, duas falhas catastróficas fizeram com que as operações fossem interrompidas e uma investigação sem precedentes foi iniciada para determinar a causa dos acidentes. 

      As conclusões da investigação apontaram para falha por fadiga iniciada em furos para instalação de rebites em uma região mais solicitada da fuselagem. 

      No arquivo anexo está o relatório original da investigação. 

      No link abaixo está um conjunto de slides apresentados numa conferência do Prof. Paul Withey (Univ. of Birmingham) sobre a aplicação de técnicas e teorias mais recentes para analisar o acidente. 

      Sugestão: Veja o vídeo antes de ler o relatório da investigação.

      https://www.fzt.haw-hamburg.de/pers/Scholz/dglr/hh/text_2019_01_24_Comet.pdf

      No link abaixo há um vídeo sobre a análise de falhas por fadiga nos aviões De Havilland Comet (mesmo conferencista do item anterior)

      https://youtu.be/K5HqEwbp4GA

      ESTE CASO DEVERÁ SER ESTUDADO POR TODOS OS ESTUDANTES


    • Fadiga em disco de compressor, com trinca não detectada em inspeção, provoca colapso de um motor de aeronave, com danos em sistemas sistemas hidráulicos e consequente perda da capacidade de controle. Voo UNITED 232. 

      O Link abaixo é de um vídeo com o resumo do acidente. Há vários documentários disponíveis na internet sobre este acidente. O documento anexado é do relatório do órgão de investigação dos EUA (NTSB). A leitura é sugerida para compreensão de como o acidente foi investigado, como as causas foram determinadas e quais as recomendações para o componente avariado.

      https://youtu.be/fG-6nHwfyts

    • Acidente aeronáutico com causa raiz em falha por fadiga de baixo ciclo no vínculo (rabo de andorinha) entre pá de compressor e cubo. A ruptura causou uma série de danos no motor e na aeronave provocando um pouso de emergência. O link abaixo é para um vídeo com a descrição resumida da emergência. 

      O Arquivo anexado contém o relatório final da investigação do acidente com as conclusões relativas à falha do componente por fadiga de baixo ciclo. 

      https://youtu.be/Ll3HnxBWDwM

    • Relatório de acidente com falha estrutural causada por fadiga associada à corrosão. 

      No link abaixo há um vídeo que resume as circunstâncias do acidente com o voo Aloha 243. O relatório completo do órgão de investigação dos EUA (NTSB) está anexo e sugerimos a leitura, em especial dos itens relativos à falha por fadiga.

      https://youtu.be/9-bBLr17KCc

    • Artigo científico para estudo de fadiga multiaxial de fadiga.


  • Estabilidade (Flambagem)

    • Flambagem de colunas esbeltas sob diferentes condições de contorno - Bi-apoiada e Engastada apoiada

      Notar a diferença na carga de flambagem e na linha elástica da estrutura deformada

    • Testes de flambagem em estruturas de paredes finas (corpos de foguetes lançadores)

      Grupo de ensaios de Flambagem (Buckling) Centro Marshall - NASA

    • Flambagem torcional de cantoneiras de paredes finas sujeitas à compressão. Notar que a cantoneira com maiores dimensões nos comprimentos dos lados tem carga de flambagem menor que a cantoneira de lados menores quando se considera este modo de flambagem.

      Comportamento contra-intuitivo

    • Viga em perfil I, sujeita à flexão, sofre flambagem em modo torcional (aba superior em compressão)

    • Simulação do experimento de Esslinger com a compressão de um cilindro de paredes finas. Há a flambagem local inicial, seguida de deformação plástica.

      Ver também - Colapso progressivo de tubos - https://youtu.be/i5qwvtEqC5o


    • Aula da disciplina PME3350 sobre o tema flambagem.

      Por favor, desconsidere qualquer anúncio sobre prova, entrega de trabalho ou mudança de calendário que esteja contido neste vídeo. São informações referentes a outro semestre

  • Falhas por Impacto

  • Tensões de Contato - Hertz

  • Dimensionamento - Eixos

  • Parafusos

  • Tópico 8

  • Tópico 9

  • Tópico 10