Diagrama de temas
-
APRESENTAÇÃO DO CURSO
Docentes Responsáveis - Vera Paiva, Marcelo Afonso Ribeiro, Luis Galeão e Valéria Silva.
-
Paiva, V. (2013). Psicologia na saúde: sociopsicológica ou psicossocial? Inovações do campo no contexto da resposta brasileira à AIDS. Temas em Psicologia, 21(3), 531-549. https://doi.org/10.9788/TP2013.3-EE00-PT
Ribeiro, M. A. (2017). Psicossocial: continuum ontológico do processo relacional. In N. Silva Jr., & W. Zangari (Orgs.), A psicologia social e a questão do hífen (pp. 263-277). São Paulo: Edgard Blücher. https://openaccess.blucher.com.br/article-details/18-20474
-
-
PARA INSPIRAR A REALIZAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE PESQUISA: ÉTICA, DESIGUALDADE E OS DIREITOS HUMANOS
Docentes Responsáveis - Vera Paiva, Luis Galeão e Valéria Silva
Organização das Nações Unidas [ONU] (1948). Declaração universal dos direitos humanos. https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf
Exercício 1 para ser entregue
Elaboração da questão básica de pesquisa e dos objetivos (uma página)
Entrega do último projeto de pesquisa.
-
ÉTICA EM PESQUISA
Docentes Responsáveis - Marcelo Afonso Ribeiro, Vera Paiva
Leituras obrigatórias:
Conselho Nacional de Saúde – Brasil [CONEP] (2012). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
Conselho Nacional de Saúde - Brasil [CONEP] (2016). Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf
Material complementar:
Material sobre Ética em Pesquisa distribuído em aula (Resolução 466/12)
Assistir o filme “O Jardineiro Fiel” (https://vimeo.com/500237508)
Exercício 2 para ser entregue
a) 3 questões articulando a concepção multicultural de direitos humanos e a ética em pesquisa
b) Como a desigualdade pode afetar os cuidados éticos a considerar em sua pesquisa? Descreva em 2 parágrafos os cuidados éticos necessários para a realização de sua pesquisa.
-
O ENIGMA DA IGUALDADE & A CATEGORIA GÊNERO
Docentes Responsáveis: Vera Paiva e Valéria Silva
Leitura obrigatória:
Scott, J. W. (2005). O enigma da igualdade. Estudos Feministas, 13(1), 11-30. http://doi.org/10.1590/S0104-026X2005000100002
Leituras de referência (escolha 1 autor):
Barbieri, T. (1991). Sobre la categoria de gênero. Una introducción teórico-metodológica. In S. Azeredo & V. Stolcke (Orgs.), Direitos Reprodutivos (pp. 25-47). São Paulo: Carlos Chagas.
Weeks, J. (1999). O corpo e a sexualidade. In Louro, G. L. (Org.), O corpo educado - pedagogias das sexualidades (pp. 35-83). Belo Horizonte: Autêntica.
Rodrigues, A. M. (2005). Mulher e família entre operários e funcionários públicos. Uma comparação. In: Indivíduo, grupo e sociedade. Estudos de Psicologia Social (pp. 27-36). São Paulo: EDUSP.
Exercício 3 para ser entregue
A desigualdade de gênero é relevante para sua questão e pesquisa? Como? -
CLASSE SOCIAL, CONSCIÊNCIA DE CLASSE E HABITUS DE CLASSE
Docente Responsável - Marcelo Afonso Ribeiro
Leituras obrigatórias:
Markert, W. (2002). Trabalho e consciência de classe: mudanças na sociedade do trabalho e a reconstrução da teoria de classe. Tempo social, Revista de Sociologia da USP, 14(2), 19-36. https://doi.org/10.1590/S0103-20702002000200002
Santos, J. A. F. (2005). Uma classificação socioeconômica para o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 20(58), 27-45. https://doi.org/10.1590/S0102-69092005000200002
Thiry-Cherques, H. R. (2006). Pierre Bourdieu: teoria e prática. RAP, 40(1), 27-55. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6803
Exercício para ser entregue
Com base nos textos lidos sobre classe social, procure analisar como a questão da classe atravessa ou sobredetermina seu problema de pesquisa num texto de 400 palavras (narrativa semelhante a um resumo para um congresso).
-
RACISMO
Docente Responsável – Valéria Silva e Luis Galeão
Leituras obrigatórias:
Collins, P. H. (2017). Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, 5(1), 6–17. http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/559/506
Santos, A. de O. dos, Schucman, L. V., & Martins, H. V. (2012). Breve histórico do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnico-raciais TT - Brief history of Brazilian psychological thinking about ethnic/racial relationships TT - Breve histórico del pensamiento psicológico brasileño sobre relaciones étnic. Psicol. Ciênc. Prof, 32(spe), 166–175. http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32nspe/v32speca12.pdf
Leituras complementares:
Carone, I. & Bento, M. A. S. (2002). Psicologia social do racismo. Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes.
Scisleski et alli Racismo de Estado e Tanatopolítica: reflexões sobre os jovens e a lei [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922016000100084&lang=pt]
Costa, E S A e Scarcelli, I R. (2016) Psicologia, política pública para a população quilombola e racismo [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016005001101&lang=pt]
Lima, M. E, e Vala, J (2005) A cor do sucesso: efeitos da performance social e econômica no Branqueamento e na Infra-Humanização dos Negros no Brasil [http://www.scielo.br/pdf/pusp/v16n3/v16n3a08.pdf]
Schucman,L V; Nune S. S e Costa, E S (2017) A psicologia da Universidade de São Paulo e as relações raciais [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642015005032413&lang=pt]
-
REVISÃO DE LITERATURA: “Para inspirar a realização de um protocolo de pesquisa”
Revisão sistemática (realizada na Biblioteca pela Dra Imaculada e Valéria Silva)
Leituras obrigatórias:
Moreira, W. (2004). Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus, 1(1), 20-30. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/19/o/Revis__o_de_Literatura_e_desenvolvimento_cient__fico.pdf
Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 20(2), v-vi. https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=pt&format=pdf
Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11, 83-89. https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013
Exercício para trazer para a aula
- Identificar as palavras-chave para sua pesquisa.
- Identificar em quais bases de dados irá fazer sua revisão de literatura.
- Fazer uma primeira revisão de literatura, identificando quantas publicações apareceram e em que áreas do conhecimento.
Exercício 4 para ser entregue no dia 21/09
(a) Apresentar as palavras-chave de sua pesquisa (3 a 5).
(b) Escolher e indicar as bases de dados para a revisão de literatura.
(c) Indicar uma revista e um artigo, entre os que leu, como referência de narrativa para seu texto de dissertação ou tese.
(d) A partir da questão básica (objetivos), fazer um texto que sintetize uma primeira revisão da literatura, dos artigos achados com base na primeira busca mais sistemática que será a base da introdução do protocolo.
-
VULNERABILIDADE E DIREITOS HUMANOS
Docentes Responsáveis - Vera Paiva e Valéria Silva
Leitura obrigatória:
Paiva, V et al (2012). Cenas da Vida Cotidiana: Metodologia para Compreender e Reduzir a Vulnerabilidade na Perspectiva dos Direitos Humanos. In: Vera Paiva; José Ricardo Ayres; Cassia Maria Buchalla. (Org.). Coletânea: Vulnerabilidade e Recíprocidade.
Exercício para a aula:
Componha uma narrativa breve (3 parágrafos):
(a) até 2 parágrafos com uma cena densa que expresse que fatores SOCIAIS, INDIVIDUAIS & PROGRAMÁTICOS ampliariam a vulnerabilidade da população que você está estudando.
(b) busque nas bases de dados disponíveis na Internet para compor 1 parágrafo com números (%, proporções) que indiquem a vulnerabilidade diante do fenômeno que você quer estudar do segmento estudado; ou a relevância da questão básica não tratada nesses números. Use fontes como IBGE (CENSO/ Pnad), SEADE, Pesquisas sistemáticas no campo da educação, trabalho, de seu país/Estado ou de organismos das Nações Unidas.
-
QUALI vs. QUANTI e a PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS
Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Valéria Silva, Luis Galeão e Marcelo Ribeiro
Leituras obrigatórias:
Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: teoria e pesquisa, 22(2), 201-209. https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010
Minayo, C. & Sanches, O. (1993). Qualitativo e quantitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3), 239-262. https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt
United Nations (2019) Open Statement by the Special Rapporteur on the right of everyone to the enjoyment of the highest attainable standard of physical and mental health: Removing obstacles to liveable lives: A rights-based approach to suicide prevention, (online, 10 October 2019). https://www.ohchr.org/en/statements/2019/10/world-mental-health-day-10-october-2019
-
MÉTODO E PROCEDIMENTOS QUALITATIVOS
Docentes Responsáveis: Marcelo Ribeiro e Valéria Silva
Leitura obrigatória:
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2006). Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In O planejamento da pesquisa qualitativa (pp. 15-41). Porto Alegre: Artmed.
Exercício para ser entregue e ser usado na aula:
Refaça seu protocolo incluindo a questão básica na forma de “objetivos” e um rascunho do método (sujeitos, instrumentos, procedimentos). Lembre de pensar na ética da sua pesquisa.
-
Métodos e procedimentos qualitativos
Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Marcelo, Valéria Silva e Marcelo Ribeiro
Leitura obrigatória:
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2006). Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In O planejamento da pesquisa qualitativa (pp. 15-41). Porto Alegre: Artmed.
Exercício para ser entregue e ser usado na aula:
Refaça seu protocolo incluindo a questão básica na forma de “objetivos” e um rascunho do método (sujeitos, instrumentos, procedimentos). Lembre de pensar na ética da sua pesquisa.
-
Pesquisa Online
Docente Responsável: Valéria Silva
Leituras obrigatórias:
CEP/USP. Diretrizes para pesquisas em ambiente virtual. https://cep.ib.usp.br/images/arquivos/2022/Carta_Circular_n%C2%BA_1-2021-_Orienta%C3%A7%C3%B5es_para_procedimentos_em_pesquisas_com_qualquer_etapa_em_ambiente_virtual.PDF
Deslandes, S., Coutinho, T., Galli, J., & Donnell, O. ’. (2000). Pesquisa social em ambientes digitais: questões teórico-metodológicas. https://ciaiq.org/wp-content/uploads/2019/03/PainelDiscussao15_CIAIQ2019_PesquisaSocialAmbDigitais_PT_DeslandesCoutinhoODonell.pdf
-
Análise dos resultados e interpretação
Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Marcelo Afonso Ribeiro, Luis Galeão e Valéria Silva
Leituras Obrigatórias
de Souza Minayo, M. C. (2012). Análise qualitativa: Teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, 17(3), 621–626. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007
Schmidt, M. L. S. (2006). Pesquisa participante: Alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP, 17(2), 11–41. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200002
Leitura complementar
Minayo, M. C. de S. (2014). Fase de análise do material qualitativo. In O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Hucitec editora, 299-303 (Vol. 5, Issue 2).
Avanzi, M. R., & Malagodi, M. A. S. (2005). COMUNIDADES INTERPRETATIVAS. In Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. -
Discussão dos protocolos de pesquisa produzidos
Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Marcelo Afonso Ribeiro, Luís Galeão, Valéria Silva
Exercício 8 para ser entregue
Refaça o protocolo contendo TÍTULO, INTRODUÇÃO (com a revisão de literatura consolidada), OBJETIVO (sua questão básica, evite colocar objetivos específicos, preste atenção no verbo!), MÉTODO (desenho do estudo, população bem definida, procedimentos com roteiro dos instrumentos de pesquisa em anexo) e REFERÊNCIAS (escolha já se ABNT, Vancouver...).
-
Discussão das pesquisas produzidas
Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Marcelo Afonso Ribeiro, Luís Galeão, Valéria Silva
Exercício 9 para ser entregue
Uma página com resultados esperados
-
-
-
-
-
-