Diagrama de temas

  • 1ª aula (01/08)

    APRESENTAÇÃO DO CURSO

    Docentes Responsáveis - Vera Paiva, Marcelo Afonso Ribeiro, Luis Galeão e Valéria Silva.


  • 2ª aula (08/08)

    PARA INSPIRAR A REALIZAÇÃO DE UM PROTOCOLO DE PESQUISA: ÉTICA, DESIGUALDADE E OS DIREITOS HUMANOS

    Docentes Responsáveis - Vera Paiva, Luis Galeão e Valéria Silva


    Leituras obrigatórias:

    Organização das Nações Unidas [ONU] (1948). Declaração universal dos direitos humanos. https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf

     

     Exercício 1 para ser entregue

    Elaboração da questão básica de pesquisa e dos objetivos (uma página)

    Entrega do último projeto de pesquisa.


  • 3ª aula (15/08)

    ÉTICA EM PESQUISA

    Docentes Responsáveis - Marcelo Afonso Ribeiro, Vera Paiva

    Leituras obrigatórias:

    Conselho Nacional de Saúde – Brasil [CONEP] (2012). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

    Conselho Nacional de Saúde - Brasil [CONEP] (2016). Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf

     

    Material complementar:

    Material sobre Ética em Pesquisa distribuído em aula (Resolução 466/12)

    Assistir o filme “O Jardineiro Fiel” (https://vimeo.com/500237508)

     

    Exercício 2 para ser entregue

    a) 3 questões articulando a concepção multicultural de direitos humanos e a ética em pesquisa

    b) Como a desigualdade pode afetar os cuidados éticos a considerar em sua pesquisa? Descreva em 2 parágrafos os cuidados éticos necessários para a realização de sua pesquisa.

     


  • 4ª aula (22/08)

    O ENIGMA DA IGUALDADE & A CATEGORIA GÊNERO

    Docentes Responsáveis: Vera Paiva e Valéria Silva

    Leitura obrigatória:

    Scott, J. W. (2005). O enigma da igualdade. Estudos Feministas, 13(1), 11-30. http://doi.org/10.1590/S0104-026X2005000100002

    Leituras de referência (escolha 1 autor):

    Barbieri, T. (1991). Sobre la categoria de gênero. Una introducción teórico-metodológica. In S. Azeredo & V. Stolcke (Orgs.), Direitos Reprodutivos (pp. 25-47). São Paulo: Carlos Chagas.

    Weeks, J. (1999). O corpo e a sexualidade. In Louro, G. L. (Org.), O corpo educado - pedagogias das sexualidades (pp. 35-83). Belo Horizonte: Autêntica.

    Rodrigues, A. M. (2005). Mulher e família entre operários e funcionários públicos. Uma comparação. In: Indivíduo, grupo e sociedade. Estudos de Psicologia Social (pp. 27-36). São Paulo: EDUSP.

     

    Exercício 3 para ser entregue
    A desigualdade de gênero é relevante para sua questão e pesquisa? Como?

  • 5ª aula (29/08)

    CLASSE SOCIAL, CONSCIÊNCIA DE CLASSE E HABITUS DE CLASSE

    Docente Responsável - Marcelo Afonso Ribeiro

    Leituras obrigatórias:

    Markert, W. (2002). Trabalho e consciência de classe: mudanças na sociedade do trabalho e a reconstrução da teoria de classe. Tempo social, Revista de Sociologia da USP, 14(2), 19-36. https://doi.org/10.1590/S0103-20702002000200002 

    Santos, J. A. F. (2005). Uma classificação socioeconômica para o Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 20(58), 27-45. https://doi.org/10.1590/S0102-69092005000200002  

    Thiry-Cherques, H. R. (2006). Pierre Bourdieu: teoria e prática. RAP, 40(1), 27-55. https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/6803

     Exercício para ser entregue

    Com base nos textos lidos sobre classe social, procure analisar como a questão da classe atravessa ou sobredetermina seu problema de pesquisa num texto de 400 palavras (narrativa semelhante a um resumo para um congresso).


  • 6ª aula (12/09)

    RACISMO

    Docente Responsável – Valéria Silva e Luis Galeão

    Leituras obrigatórias:

    Collins, P. H. (2017). Se perdeu na tradução? Feminismo negro, interseccionalidade e política emancipatória. Parágrafo, 5(1), 6–17. http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/559/506

    Santos, A. de O. dos, Schucman, L. V., & Martins, H. V. (2012). Breve histórico do pensamento psicológico brasileiro sobre relações étnico-raciais TT  - Brief history of Brazilian psychological thinking about ethnic/racial relationships TT  - Breve histórico del pensamiento psicológico brasileño sobre relaciones étnic. Psicol. Ciênc. Prof, 32(spe), 166–175. http://www.scielo.br/pdf/pcp/v32nspe/v32speca12.pdf

    Leituras complementares:

    Carone, I. & Bento, M. A. S. (2002). Psicologia social do racismo. Estudos sobre branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes.

    Scisleski et alli Racismo de Estado e Tanatopolítica: reflexões sobre os jovens e a lei [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922016000100084&lang=pt]

    Costa, E S A e Scarcelli, I R. (2016) Psicologia, política pública para a população quilombola e racismo [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016005001101&lang=pt]

    Lima, M. E, e Vala, J (2005) A cor do sucesso: efeitos da performance social e econômica no Branqueamento e na Infra-Humanização dos Negros no Brasil [http://www.scielo.br/pdf/pusp/v16n3/v16n3a08.pdf]

    Schucman,L V; Nune S. S e Costa, E S (2017) A psicologia da Universidade de São Paulo e as relações raciais [http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642015005032413&lang=pt]


  • 7ª aula (19/09)

    REVISÃO DE LITERATURA: “Para inspirar a realização de um protocolo de pesquisa”

    Revisão sistemática (realizada na Biblioteca pela Dra Imaculada e Valéria Silva)

    Leituras obrigatórias:

    Moreira, W. (2004). Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus1(1), 20-30. https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/19/o/Revis__o_de_Literatura_e_desenvolvimento_cient__fico.pdf

    Rother, E. T. (2007). Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem, 20(2), v-vi. https://www.scielo.br/j/ape/a/z7zZ4Z4GwYV6FR7S9FHTByr/?lang=pt&format=pdf

    Sampaio, R. F., & Mancini, M. C. (2007). Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, 11, 83-89. https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

    Exercício para trazer para a aula

    - Identificar as palavras-chave para sua pesquisa.

    - Identificar em quais bases de dados irá fazer sua revisão de literatura.

    - Fazer uma primeira revisão de literatura, identificando quantas publicações apareceram e em que áreas do conhecimento.

     

    Exercício 4 para ser entregue no dia 21/09

    (a) Apresentar as palavras-chave de sua pesquisa (3 a 5).

    (b) Escolher e indicar as bases de dados para a revisão de literatura.

    (c) Indicar uma revista e um artigo, entre os que leu, como referência de narrativa para seu texto de dissertação ou tese.

    (d) A partir da questão básica (objetivos), fazer um texto que sintetize uma primeira revisão da literatura, dos artigos achados com base na primeira busca mais sistemática que será a base da introdução do protocolo.


  • 8ª aula (24/10)

    VULNERABILIDADE E DIREITOS HUMANOS

    Docentes Responsáveis - Vera Paiva e Valéria Silva

    Leitura obrigatória:

    Paiva, V et al (2012). Cenas da Vida Cotidiana: Metodologia para Compreender e Reduzir a Vulnerabilidade na Perspectiva dos Direitos Humanos. In: Vera Paiva; José Ricardo Ayres; Cassia Maria Buchalla. (Org.). Coletânea: Vulnerabilidade e Recíprocidade.

    Exercício para a aula:

    Componha uma narrativa breve (3 parágrafos):

    (a) até 2 parágrafos com uma cena densa que expresse que fatores SOCIAIS, INDIVIDUAIS & PROGRAMÁTICOS ampliariam a vulnerabilidade da população que você está estudando.

    (b) busque nas bases de dados disponíveis na Internet para compor 1 parágrafo com números (%, proporções) que indiquem a vulnerabilidade diante do fenômeno que você quer estudar do segmento estudado; ou a relevância da questão básica não tratada nesses números. Use fontes como IBGE (CENSO/ Pnad), SEADE, Pesquisas sistemáticas no campo da educação, trabalho, de seu país/Estado ou de organismos das Nações Unidas.


  • 9ª aula (31/10)

    QUALI vs. QUANTI e a PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS

    Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Valéria Silva, Luis Galeão e Marcelo Ribeiro

    Leituras obrigatórias:

    Günther, H. (2006). Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão? Psicologia: teoria e pesquisa22(2), 201-209. https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000200010

    Minayo, C. & Sanches, O. (1993). Qualitativo e quantitativo: oposição ou complementaridade? Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, 9 (3), 239-262. https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt

    United Nations (2019) Open Statement by the Special Rapporteur on the right of everyone to the enjoyment of the highest attainable standard of physical and mental health: Removing obstacles to liveable lives: A rights-based approach to suicide prevention, (online, 10 October 2019). https://www.ohchr.org/en/statements/2019/10/world-mental-health-day-10-october-2019


  • 10ª aula (07/11)

    MÉTODO E PROCEDIMENTOS QUALITATIVOS 

    Docentes Responsáveis: Marcelo Ribeiro e Valéria Silva

    Leitura obrigatória:

    Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2006). Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In O planejamento da pesquisa qualitativa (pp. 15-41). Porto Alegre: Artmed.

     Exercício para ser entregue e ser usado na aula:

    Refaça seu protocolo incluindo a questão básica na forma de “objetivos” e um rascunho do método (sujeitos, instrumentos, procedimentos). Lembre de pensar na ética da sua pesquisa.


  • 11ª aula (14/11)

    Métodos e procedimentos qualitativos

    Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Marcelo, Valéria Silva e Marcelo Ribeiro

    Leitura obrigatória:

    Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2006). Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In O planejamento da pesquisa qualitativa (pp. 15-41). Porto Alegre: Artmed.

     Exercício para ser entregue e ser usado na aula:

    Refaça seu protocolo incluindo a questão básica na forma de “objetivos” e um rascunho do método (sujeitos, instrumentos, procedimentos). Lembre de pensar na ética da sua pesquisa.


  • 12ª aula (21/11)

    Pesquisa Online

    Docente Responsável: Valéria Silva

    Leituras obrigatórias:

    CEP/USP. Diretrizes para pesquisas em ambiente virtual. https://cep.ib.usp.br/images/arquivos/2022/Carta_Circular_n%C2%BA_1-2021-_Orienta%C3%A7%C3%B5es_para_procedimentos_em_pesquisas_com_qualquer_etapa_em_ambiente_virtual.PDF


    Deslandes, S., Coutinho, T., Galli, J., & Donnell, O. ’. (2000). Pesquisa social em ambientes digitais: questões teórico-metodológicas. https://ciaiq.org/wp-content/uploads/2019/03/PainelDiscussao15_CIAIQ2019_PesquisaSocialAmbDigitais_PT_DeslandesCoutinhoODonell.pdf



  • 13ª aula (28/11)

    Análise dos resultados e interpretação

    Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Marcelo Afonso Ribeiro, Luis Galeão e Valéria Silva 

    Leituras Obrigatórias

    de Souza Minayo, M. C. (2012). Análise qualitativa: Teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, 17(3), 621–626. https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007

    Schmidt, M. L. S. (2006). Pesquisa participante: Alteridade e comunidades interpretativas. Psicologia USP, 17(2), 11–41. https://doi.org/10.1590/S0103-65642006000200002

    Leitura complementar 

    Minayo, M. C. de S. (2014). Fase de análise do material qualitativo. In O Desafio do Conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Hucitec editora, 299-303 (Vol. 5, Issue 2). 

    Avanzi, M. R., & Malagodi, M. A. S. (2005). COMUNIDADES INTERPRETATIVAS. In Encontros e caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores.


  • 14ª aula (05/12)

    Discussão dos protocolos de pesquisa produzidos  

    Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Marcelo Afonso Ribeiro, Luís Galeão, Valéria Silva

    Exercício 8 para ser entregue

    Refaça o protocolo contendo TÍTULO, INTRODUÇÃO (com a revisão de literatura consolidada), OBJETIVO (sua questão básica, evite colocar objetivos específicos, preste atenção no verbo!), MÉTODO (desenho do estudo, população bem definida, procedimentos com roteiro dos instrumentos de pesquisa em anexo) e REFERÊNCIAS (escolha já se ABNT, Vancouver...).




  • 15ª aula (12/12)

    Discussão das pesquisas produzidas   

    Docentes Responsáveis: Vera Paiva, Marcelo Afonso Ribeiro, Luís Galeão, Valéria Silva

    Exercício 9 para ser entregue

    Uma página com resultados esperados




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