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A disciplina tem o objetivo de apresentar, discutir e pesquisar os principais elementos condicionantes das estratégias de prospecção e exploração (exploration & exploitation) de novos produtos e processos e suas relações de influência com os respectivos desempenhos obtidos pelas nestas atividades. A disciplina trabalha com literatura pertinente que busca fazer análises de relações associativas e correlacionais entre os principais antecedentes e condicionantes que influenciam os desempenhos de empresas nas duas estratégias de inovação (prospecção e exploração) bem como em termos da gestão ambidestra da inovação. A Busca Local (exploitation innovation) tem sido apontada como a responsável pela grande geração de resultados econômico-fincanceiros na medida em que permite que a empresa explore inovações com base nas tecnologias existentes, empregando e lançando mão dos sistemas de gestão e das técnicas de qualidade no processo e também no design, bem como o mapeamento e melhorias de processos produtivos e melhorias incrementais na cadeia de valor e distribuição dos produtos. As atividades inovativas de exploração (exploitation) são conduzidas geralmente de forma mais rápida e com menores níveis de risco, permitindo com que a empresa expanda as linhas de produtos (para atender a diferentes requisitos e necessidades em nichos consolidando tecnologias e fortalecendo as famílias de produtos) através de melhorias incrementais nos produtos e processos produtivos que acabam por e sustentar e aprofundar ainda mais as plataformas e rotas tecnológicas atuais. Buscas fora dos paradigmas tecnológicos (exploration innovation) são, por outro lado, estratégias de inovações disruptivas que tendem a consumir volumes muito maiores de investimentos, sob níveis maiores de riscos, necessitando de mais tempo devido à necessidade de se desenvolver e acumular os conhecimentos sobre a nova trajetória tecnológica através de muitas análises e experimentações tanto sobre a nova rota como, posteriormente, em relação ao emprego da nova rota tecnológica em novos produtos e processos produtivos revolucionários. Apesar de um maior grau de incerteza em relação ao sucesso e em relação à rentabilidade, é somente com o engajamento e investimentos em atividades de prospecção de novas tecnologias de processo produtivo e de produtos revolucionários que a empresa pode garantir não só a sobrevivência nas transições tecnológicas e ciclos inovativos mas o desenvolvimento de novas rotas tecnológicas para aproveitar oportunidades tecnológicas disruptivas.
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