Diagrama de temas

  • Aula 1 - A Interação Médico Paciente

    A Interação Médico Paciente 

    Objetivos:

    •Compreender os fatores relacionados na Interação com o Paciente
    •Compreender a base de estruturação da Anamnese
    •Habilidades de comunicação necessárias para a Interação com o Paciente
    •Compreendendo o Guia Calgary-Cambridge para o processo de comunicação entrevista médica
    •Entender os Enfrentamentos dos Estudantes na Iniciação da Semiologia


    Referências:

    1) BATES, Barbara; BICKLEY, Lynn S.; SZILAGYI, Peter G. Bates propedêutica médica. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, c2010. 965 p.

    2) PORTO, Celmo Celeno. Semiologia médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2009. 1308 p.

    3) Guia Calgary-Cambridge – Communication Process Skills


  • Aula 2- Anamnese (História Clínica)

    Anamnese (História Clínica) 


    Objetivos de Aprendizagem:

     

    Compreender os Objetivos da História Clínica

    A estruturação da História Clínica 

    As etapas do Interrogatório sobre os diversos aparelhos(revisão de sistemas) 

    Conhecendo os principais Roteiros de Anamnese 

    Compreender as estratégias do diagnóstico clínico 



     Referências: 

    1) BATES, Barbara; BICKLEY, Lynn S.; SZILAGYI, Peter G. Bates propedêutica médica. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, c2010. 965 p. 

    2) PORTO, Celmo Celeno. Semiologia médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2009. 1308 p.

    3) Guia Calgary-Cambridge – Communication Process Skills 

    4)Apostila de Propedêutica FMUSP. Disponível em: http://www2.fm.usp.br/gdc/docs/ema_56_apostila_ema.pdf

  • Aula 3 - Estruturação da Anamnese

    Estruturação da Anamnese


    Objetivos de Aprendizagem:

     

    A estruturação detalhada da História Clínica 

    Compreender as estratégias do diagnóstico clínico 

    Conhecer estratégias de abordagem prática durante a execução da História Clínica



     Referências: 

    1) BATES, Barbara; BICKLEY, Lynn S.; SZILAGYI, Peter G. Bates propedêutica médica. 10. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, c2010. 965 p. 

    2) PORTO, Celmo Celeno. Semiologia médica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2009. 1308 p.

    3) Guia Calgary-Cambridge – Communication Process Skills 

    4)Apostila de Propedêutica FMUSP. Disponível em: http://www2.fm.usp.br/gdc/docs/ema_56_apostila_ema.pdf


    Leitura Complementar Recomendada:

    CARRIÓ, Francisco Borrel. Entrevista Clínica: Habilidades de Comunicação para Profissionais de Saúde. Artmed. 2012.