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EAE 0543 - Economia do Trabalho II (Instituições do Mercado de Trabalho)
Segundo Semestre de 2023
Professor Hélio Zylberstajn - FEA II, Térreo, Sala 16
hzy@usp.br - Fone: (11)97693-7685
Objetivo geral: Utilizar a teoria econômica para descrever e analisar as instituições do mercado de trabalho.
Objetivos específicos:
a) Utilizar o conceito de Sistema de Relações Industriais para avaliar a estratégia e a ação dos três atores: firmas, trabalhadores e governo
b) Desenvolver habilidades de cooperação, tolerância, argumentação, iniciativa e liderança.
Conteúdo geral e aquisição do conhecimento
Esta disciplina analisa o funcionamento do mercado de trabalho sob a perspectiva institucional e, para tanto, se vale do conceito de Sistema de Relações Industriais – SRI (também conhecido como Sistema de Relações de Trabalho e Emprego). Em um Sistema de Relações de Trabalho existem três atores: as empresas e seus representantes, os trabalhadores e seus representantes e o governo. Com a perspectiva tripartite, a disciplina examina (a) as instituições criadas pelas empresas, (b) as instituições criadas pelos trabalhadores e (c) as instituições criadas pelo governo.
Para oferecer esta disciplina, o professor utiliza a técnica da Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning – PBL). Nessa abordagem, os alunos são os atores principais do curso. Para cada aula, eles leem antecipadamente os textos designados e os utilizam para preparar a resolução do respectivo problema. Na aula, a classe se divide em grupos de até 6 alunos e cada grupo discute e resolve coletivamente o problema. O professor acompanha a discussão, esclarece dúvidas e ajuda o grupo a manter o foco. Ao final da aula, cada grupo submete sua solução à apreciação da classe e do professor, que sintetiza as soluções e oferece conclusões. Em cada aula, o grupo escolhe um líder para conduzir a discussão e um relator para o resultado à classe
No PBL os alunos assumem o papel ativo na aula e constroem o processo de aprendizagem. O modelo valoriza a participação, a colaboração, a iniciativa, a criatividade e a reflexão dos alunos, motivando-os para a aquisição dos conhecimentos e para a participação efetiva.
Atividades de avaliação
Participação: A participação dos alunos é avaliada em todas as aulas, de duas formas: a avaliação no grupo e a avaliação do grupo.
Avaliação no grupo: cada aluno avalia o desemprenho dos demais colegas de grupo, atribuindo-lhes uma nota de 1 a 3, na curva. A tabela abaixo apresenta como as notas devem se distribuir na curva, segundo o tamanho do grupo:
Avaliação
do grupo:
o professor observa e avalia a apresentação dos grupos e atribui notas de 1 a 3
para cada um, também distribuídas na curva.
A nota de cada aluno na aula é atribuída por meio da média da avaliação no e do grupo. Como estão previstas 30 aulas, o aluno pode acumular até 90 pontos pela sua participação. A pontuação total é transformada em uma nota de 0 a 10, proporcional à quantidade de pontos acumulados. As notas assim calculadas são transferidas para uma curva e nela distribuídas para obter a média final.
A nota em cada aula varia de zero a 3 pontos. Se o aluno estiver presente em todas as aulas e obtiver 3 pontos em cada aula, sua pontuação total será 30*3 = 90 pontos, que convertida em nota, resultará em nota 10 (Dez). O fator de conversão de pontos em nota é obtido dividindo-se a pontuação máxima (90) pela nota máxima (10) e resulta em 0,1111.
Nova oportunidade/substitutiva: Para melhorar sua nota final, os alunos poderão fazer uma avaliação complementar, na forma de um pequeno trabalho que o professor anunciará no final do semestre. Para estes alunos, a nota final será calculada por meio da média entre a nota obtida com a participação nas aulas e a nota do trabalho. Esta prova é, ao mesmo tempo: (a) prova de reavaliação para alunos com presença igual ou maior que a mínima e nota entre 3 e 4,9. e (b) prova substitutiva, para alunos que queiram melhorar sua nota final.
- Docente: Hélio Zylberstajn