Curso: PEA - Reorganização do Curso ("Planilhar") | e-Disciplinas
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Geral
Objetivo
Criei esse ambiente para que possamos elaborar cenários práticos de reorganização do curso do PEA, tendo em vista, além da necessidade de seguir as DCNs (diretrizes curriculares nacionais), a busca de atratividade do curso, sem perder o que considerarmos essencial e diferencial, e, principalmente, o cenário de redução gradativa do corpo docente.
O título "Planilhar" se refere à intenção de ter resultados que digam respeito à carga horária, número de créditos, sugestão de horário, em conjunto com as competências que aquele conteúdo desperta no aluno. Os princípios de identidade, missão, perfil do egresso e outros, gerais do curso estão sendo discutidos das reuniões de quinta às 9h, e se complementarão a este trabalho (ou vice-versa...). É como os dois "tatuzões" da obra do metrô. Um grupo faz o top-down e proponho fazermos bottom-up. Os grupos vão se encontrar em alguma parte do percurso, e o trabalho deve sair mais rápido, assim esperamos...
Tentaremos discutir o assunto da "planilhagem" sem a necessidade de reuniões síncronas, talvez conversas individuais, pois precisamos ter agilidade, para agora e para os tempos vindouros.
No aguardo do feedback de vocês.
Todos serão cadastrados como docente+estudante, para fazer edições e submeter tarefinhas (valem nota!!!!...rsrsr).
Abraços,
Milana
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Análise do conteúdo do 3o, 4o e 5o anos
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Lista de disciplinas, com ementa e bibliografia, do curso atual do PEA + Módulo vermelho do PEA
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Proposta "bottom-up" de reorganização do curso
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Com base no que é solicitado pelo MEC, foi feita uma primeira organização de disciplinas correlatas, por Milana. Esse quadro foi criado no Miro (Link AQUI).
Penso que a partir das disciplinas atuais, pode-se buscar, com base nas ementas atuais e nas novas novas necessidades (corpo docente, atratividade, inovação etc), quais as competências e conteúdos dos diversos grupos de disciplinas. Um próximo passo é organizar em termos de horas e semestre de oferecimento.
A partir do feedback de vocês a respeito da divisão em grupos de disciplinas, poderemos trabalhar em cada um dos grupos de forma paralela.
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Coloque aqui sua contribuição ao trabalho.
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