Programação
-
Sejam bem-vindos a disciplina PRO 5824 / EAD 6044 – Organizações orientadas a projetos.
Bibliografia base:
CARVALHO, M. M.; RABECHINI Jr, R. Fundamentos em Gestão de Projetos: Construindo Competências para Gerenciar Projetos. São Paulo: Editora Atlas, 5ª edição, 2018.
Livro disponível para a comunidade USP em:
Usar login USP e senha única
Bibliografia Complementar:Notas de aula e outros textos indicados ao longo do curso.
Artigos diversos de periódicos acadêmicos indexados
Critério de avaliação:
MF = 0,1 Fichamentos+0,2*Resenha+0,20* Atividades em aula+ 0,50* Artigo individual.
- Elaboração de uma resenha de um artigo, atribuído pela professora de acordo com a temática do dia, conforme instruções.
- Trabalho em aula (duplas): Em todos as aulas haverá uma dinâmica relacionada a uma revisão sistemática de literatura, sobre um tema relacionado a GP.
- Entregar em todas as aulas o fichamento dos artigos a serem debatidos em sala, conforme formulário padrão.
- Elaboração e apresentação de um artigo individual que aborde um tema relacionado com o conteúdo da disciplina, o qual deverá ser submetido ao término da disciplina para veículo de publicação orientado pela professora e em coautoria.
-
Vídeo aulas do curso só poderão ser acessadas pelo e-mail USP.
Se for primeiro acesso criar uma conta.
Nesse ambiente virtual há vários cursos gratuitos, procure o curso de Gestão de Projetos.
-
Introdução:
Plano geral do curso
Tópicos
Critérios de avaliação
Entregas:
- Grupo e tema do trabalho.
- Escolha da resenha.
-
Conceitos-chave
Aboradagens de Gestão de Projetos
Abordagem Contingencial
Sucesso em projeto
Estudo dirigido:
A) Leia capítulos 2, e 19 do livro-texto
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aulas 2 - Conceitos Básicos de Gestão de Projetos.
C) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 2.
-
Estratégia
Governança
Gestão de Portfolio
- Seleção
- Priorização
- Balanceamento
- Alocação de Recursos
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 15 e 18 do livro-texto
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 5.
C) Assista as vídeo aulas nos links na área da aula 5.
-
Gestão do Conhecimento
Gestão da Comunicação
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 4 e 10 do livro-texto
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 5.
-
Gestão de Stakeholders
- Identificação
- Mapeamento
- Engajamento
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 13 do livro-texto
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 5.
C) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aula 3 - Ambiente do gestor de projeto
-
Competências comportamentais
Resiliência
Cultura nacional & projeto
Diversidade cultural & projetos
-
Escritórios de Gestão de Projetos (PMO)
Estruturas de GP
Ecossistemas de projeto
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 15 do livro-texto
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 4.
-
08/09/23 – Prazo final para submissão
https://www.igdp.org.br/cbgdp2023/submissoes
-
Gestão de Riscos e Incertezas
Resiliência e riscos
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 11 do livro-texto e assista às vídeo-aulas sobre o tema.
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 8.
-
Entrega - Proposta de Trabalho Individual
Entregue a proposta do artigo individual com as seguintes informações:
- Objetivo do artigo
- Métodos de pesquisa
- Referências iniciais
-
Sustentabilidade em Gestão de Projetos
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 13 do livro-texto e assita às video-aulas sobre o tema.
B) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 10.
-
Abordagens adaptativas
Gestão Ágil de Projeto
Gestão Lean de Projeto
Estudo dirigido:
A) Leia capítulo 20 do livro-texto
B) Assista na plataforma Veduca, disciplina de Gestão de Projetos (acesso gratuito), os vídeos da aula 11 - Gestão de Ágil.
C) Leia o material complementar disponibilizado na área da aula 3
-
Aluno responsável pela resenha
· Escolher uma aula para apresentação (caso haja conflito será arbitrado pela professora)
· Fazer a resenha do artigo alocado, (~1000 palavras), conforme contador do MS_Word, contendo os seguintes tópicos: síntese do quadro teórico (principais autores e construtos), as hipóteses/proposições, as conclusões do(s) autor(es), seguido dos comentários do aluno.
· Elaborar uma apresentação em MS_PowerPoint de aproximadamente 20 minutos (~ 20 slides)
· Comprimir (zipar) os dois arquivos doc e ppt e fazer o upload dos por esse site, identificando-os da seguinte forma: 2023_PRO5824_Resenha + sobrenome do aluno
· Entregas em pdf não serão aceitas, somente arquivo editáveis. Todas as entregas devem ser encaminhadas até 1 hora antes do início da aula.
Observações Gerais:
· Qualquer alteração de cronograma deve ser negociada com a professora e com os colegas de turma para eventuais trocas e com pelo menos 15 dias de antecedência. A ausência do aluno no dia previsto para apresentação da resenha anulará a nota da resenha.
· A nota levará em consideração o conteúdo dos dois arquivos o texto da resenha e a apresentação em sala.
Obs: No dia em que o aluno é responsável pela resenha ele está dispensado de fazer os fichamentos.
Todos os demais alunos fazem o fichamento
· Entregar em todas as aulas o fichamento do(s) artigo(s) a serem debatidos em sala (ver formulário). Fazer o upload dos fichamento da aula até 1 hora antes do início da aula, pelo site da disciplina (Depois não será aceito). Dois alunos serão alocados como debatedores de cada artigo no início da aula para puxar a discussão.
Alocação das resenhas
Data
Assunto
Responável
04/jul/23
Gestão de Projetos: abordagens, tipologias e sucesso em projeto
Felipe - Resenha
Ika, LA and Pinto, JK. 2022. The re-meaning of project success: Updating and recalibrating for a modern project management. International Journal of Project Management, (7) , pp.835-848
https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2022.08.001
11/jul/23 Estratégia, Governança, Gestão do portfólio
Luciana - Resenha
van Marrewijk et al. 2022. Shaping interorganizational strategic projects through power relations and strategic practices International Journal of Project Management Volume 40, Issue 4, May 2022, Pages 426-438
18/jul/23
KM, capabilities, e Comunicação
Ana - Resenha
Singh et al. 2023. Reconceptualization of absorptive capacity as potential and realized absorptive capacity for project-based organizations. International Journal of Project Management, 41 (2)
25/jul/23
Gestão de
Yaney - Resenha
Yang, XT; Wang, LZ; (...); Muller, R. 2022. Prior and governed stakeholder relationships: The key to resilience of inter-organizational projects, International Journal of Project Management, 40 (1) , pp.64-75
01/ago/23
Competências comportamentais e aspectos culturais
Ivan - Resenha
Goetz, N and Wald, A 2022. Similar but different? The influence of job satisfaction, organizational commitment and person-job fit on individual performance in the continuum between permanent and temporary organizations, International Journal of Project Management, 40 (3), pp.251-261
https://doi.org/10.1016/j.ijproman.2022.03.001
15/ago/23
Estruturas, PBO, Escritórios de Gestão de Projetos e Ecossistema
Rosangela - Resenha
Hadi et al. 2022, Transcending the silos through project management office: Knowledge transactions, brokerage roles, and enabling factors. International Journal of Project Management Volume 40, Issue 2, Pages 142-154
22/ago/23
Gestão de Riscos e Incertezas
Sonia - Resenha
Iao-Jorgensen, J2023. Antecedents to bounce forward: A case study tracing the resilience of inter-organisational projects in the face of disruptions. International Journal of Project Management, 41 (2)
29/ago/23
Sustentabilidade em Gestão de Projetos
Lucas - Resenha
Daniel, P.A. 2022, Multi-level perspective framework in macro project studies: Towards a complex project organizing approach to sustainability transitions. International Journal of Project Management, 40, Issue 8, Pages 865-870
05/Set/23
Abordagens adaptativas: Gestão Ágil e Lean de Projeto
Ana Luisa - Resenha
Hofman, M., Grela, G., & Oronowicz, M. (2023). Impact of Shared Leadership Quality on Agile Team Productivity and Project Results. Project Management Journal, 54(3), 285–305. https://doi.org/10.1177/87569728221150436
-
Escolher um dos 4 temas sugeridos (caso haja conflito será arbitrado pela professora) a seguir:
Temas NUSP Nome do Aluno 1. Project based organizations (PBO) Ana
Felipe
Luciana2. Resilience Luca Ivan 3. Communities Yaney Sonia 4. Leadership Ana Luiza Rosangela Formatação do Artigo:
- Fazer um artigo de revisão de literatura (seguindo a mesma formatação do ENEGEP), que será revisado e submetido em coautoria com a professora.
- As bases científicas de referência são: ISI (https://www.webofscience.com/wos/woscc/basic-search) e Scopus (https://www.scopus.com/search/form.uri?display=basic#basic).
- O software Bibliometrix/ Biblioshiny é o indicado
- Para o dia da apresentação:
- Elaborar uma apresentação em MS_PowerPoint de 20 minutos (aproximadamente 20 slides).
- Fazer o upload dos arquivos (artigo em doc, apresentação e planilha de metadados, arquivos Sitkis e Ucinet) no site da disciplinas. O nome dos arquivos deve ser da seguinte forma: 2021_PRO5824_tema do trabalho.
- Entregas em pdf não serão aceitas. Todas as entregas são aceitas até 1 hora antes do início da aula.
- Abordagem metodológica, seguir a estrutura de revisão sistemática de literatura dos templates em aula.
Carvalho, M.M. ; Fleury, A; Lopes, A.P. An overview of the literature on technology roadmapping (TRM): Contributions and trends. Technological Forecasting & Social Change Volume 80, Issue 7, September 2013, Pages 1418–1437
Fleury, A.L.; Stabile, H.; Carvalho M.M., 2016. An Overview of the Literature on Design Thinking: Trends and Contributions. International Journal of Engineering Education Vol. 32, No. 4, pp. 1704–1718.
Takey, S.M., Carvalho M.M., 2016. Fuzzy front end of systemic innovations: A conceptual framework based on a systematic literature review. Technological Forecasting and Social Change, Volume 111, October 2016, Pages 97-109
-
Fazer o upload de todos os arquivos, artigo, planilhas e outros arquivos de trabalho.
-
Elaboração e apresentação de um artigo de análise de conteúdo, usando o NVivo, derivado do trabalho em duplas. Cada aluno selecionará uma temática derivada do trabalho em duplas para a análises de conteúdo, o qual deverá ser submetido ao término da disciplina para veículo de publicação orientado pela professora e em coautoria. Alternativamente, alun@s que desenvolvem temas de pesquisa na área de projetos podem fazer o artigo alinhado a sua temática desde que acordado com a professora.
Formatação do artigo:
O artigo completo deve ter no mínimo 5000 palavras e no máximo 8000, escrito em Word for Windows e configurados para página A4, com todas as margens 2,5 cm. Utilizar fonte Times New Roman 12 e espaçamento entre linhas simples. A primeira página deve apresentar a seguinte estrutura: título, resumo (usar modelo estruturados de abstract) e palavras-chave (mínimo 3). O corpo do trabalho deve ter as seguintes seções: introdução, revisão da literatura, método, resultados, discussão e conclusões, seguido das referências e apêndices. Não devem ser utilizadas notas de rodapé. Os títulos das sessões do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, e numerados com algarismos arábicos e os apêndices em letras). As figuras e tabelas devem ser legendadas abaixo das mesmas. O artigo pode ser feito em português ou inglês.
· Entregar os arquivos (artigo e arquivos de apoio - planilhas e dados) pelo site, identificando-os arquivos da seguinte forma: Ex: 2023_PRO5824_Artigo_SANTOS.doc
· Entregas em pdf não serão aceitas. Todas as entregas são aceitas até 1 hora antes do início da aula programada.
Importante: Para os trabalhos com potencial, a professora revisará sugerindo veículo de publicação. Nesse caso, a publicação será em coautoria com a professora.
-
Fazer o upload de todos os arquivos, artigo, figuras em formato editável, planilhas e outros arquivos de trabalho.
-