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  • Primeira avaliação da disciplina

    A proposta da primeira avaliação da disciplina é a construção de um vídeo de divulgação científica para a comunidade externa. A divulgação ou popularização da ciência é uma forma de difundir o conhecimento produzido pelo método científico para um público não especializado, ou seja, disponibilizar informações de rigor científico em uma linguagem clara e acessível a comunidade.

    Para fazer essa avaliação, uma equipe de duas a quatro pessoas terá que construir um roteiro e gravar um vídeo utilizando um dos artigos deste link. A duração do vídeo deve ser no máximo de 3 minutos. E a escolha dos artigos será combinado entre os discentes da turma nesta planilha.

    O vídeo deve ser enviado para o email monitoriapsa1301@gmail.com até o dia 16 de junho de 2023. O roteiro produzido até dia 23 do mesmo mês.

    Orientação sobre produção de vídeo

    A seguir, estão descritas orientações de como produzir o vídeo para a avaliação. Não se trata de critérios de avaliação, mas te auxiliarão na produção do seu trabalho

    Planejamento inicial

                A primeira etapa do trabalho é construir um roteiro para o vídeo. Cada grupo, já possui sua referência-base, agora cabe vocês definirem:

    I) Para qual público o vídeo será direcionado?

    Para pais, professores, adolescentes, entre outros. Também pode ser para um público mais geral. Veja para quem seu tema seria interessante.

    II) Quais os tópicos relevantes para abordar no seu artigo?

    Elenque com o grupo as informações que seriam relevantes para o público compreender sua apresentação e serem informados sobre o tema.

    III) Qual a forma que o conteúdo será apresentado?

    É necessário a equipe definir qual será o recurso utilizado para passar as informações. Pode ser optado por um ou mais membros apresentarem o tema no vídeo, como também há possibilidade de outros recursos. Hoje em dia, é possível gravar o áudio e usar imagens para narrar seu tema. Existem bancos de imagens/vídeos gratuitos para serem utilizados como recursos narrativos. Exemplos:

    1. Banco de vídeos gratuitos: Pexels, Pixabay, Coverr;
    2. Banco de vídeos animados: RenderForest, A Progur Animation Tool, Powtoon;
    3. Banco de Imagens licenciadas: Canva, Unsplash, Rawpixel, FreePik, Naapy.

     

    Além disso, mesmo que vocês optem por gravar o vídeo, é importante manter a atenção de quem está assistindo e, para isso, pode-se usar recursos de textos, elementos ou imagens durante o vídeo para destacar alguma fala/frase ou apresentar algum exemplo.

     

    Construção do roteiro

    As principais orientações:

    1. Escreva do jeito que você fala e mantenha a fala informal. Não trate o roteiro como um texto acadêmico, nem como a fala de um seminário da faculdade.
    2. Escreva como se tivesse falando com alguém, buscando promover interações. Utilize “você(s)” e faça perguntas. Não use frases muito longas e elaboradas,
    3. Seja acessível: não utilize termos técnicos (se necessário, explique eles se usar), use exemplos ou metáforas que auxiliem na transmissão da informação.
    4. Faça uma chamada inicial apresentando seu vídeo. Utilize de manchetes que chame atenção, como perguntas (indicando que será respondida até o final do vídeo). É importante deixar bem claro o objetivo do texto neste início. Lembre que você deve instigar a pessoa a assistir, mas nada de fazer propaganda enganosa ou sensacionalista.
    5. É preciso que o roteiro tenha início, meio e fim. Apresente o tema, discuta e traga no final alguma indicação de como a discussão dessa temática é útil para a pessoa.
    6. Defina alguém do grupo para ser revisor. Esta pessoa não pode estar envolvida com a escrita do roteiro, mas com a construção da ideia de vocês. Assim, ela vai conseguir se atentar mais ao texto e as correções necessárias.
    7. Se optar fazer um vídeo mais interativo e dinâmico, faça um roteiro técnico.O roteiro técnico se refere ao que você gostaria que incluísse tanto na pós-produção como também na sua postura do vídeo. Por exemplo:

    ○      Se quiser destacar uma frase, indique no roteiro que você gostaria que incluísse a frase no vídeo. A mesma coisa com os roteiros tipo lista: indique a numeração, a parte que quer destacar, etc;

    ○      Se quer chamar atenção para um trecho, pense se isso poderia ser feito com acréscimos de efeitos sonoros, texto na tela ou com um zoom lento (aproximação). Indique qual o trecho.

    ○      Pense também no que você fará no vídeo: indique quando você tem que falar sério, apontar para algum canto da tela, acenar com a mão, se inclinar para algum lado.

     

    Gravação do vídeo

    A imagem de um vídeo vai auxiliar manter a atenção de quem assistem. Essas são as dicas sobre elementos importantes para a gravação, por isso é necessário que você o leia antes de gravar o vídeo. Para começar a gravar o vídeo, você precisa dar check nos critérios que serão explicados mais à frente, eles são: 1) Iluminação; 2) Enquadramento; 3) Ambiente; e 4) Áudio.

     

    1. Iluminação

    A iluminação é parte importante do vídeo. Se ela não estiver boa, seu rosto ou os elementos presentes ao seu redor podem ficar escuros e diminuir a qualidade do vídeo. Por isso, recomenda-se ter uma iluminação frontal quando for gravar o vídeo. Ou seja, fique de frente para a luz.

     

    1. Enquadramento

    O Enquadramento é fundamental para que você fique centralizado no vídeo e os editores possam inserir outros elementos. Além disso, vai ser um pouco estranho se a cada corte de edição do vídeo você aparecer em um canto diferente da tela.

    Não é difícil enquadrar um vídeo. As câmeras dos celulares possuem um elemento chamado Linhas de Grade nas configurações, use-o ao seu favor. As Linhas de Grade são utilizadas para melhorar o alinhamento dos elementos na imagem e podem servir de referência para sua posição na hora de gravar o vídeo. Então, lembre-se de se centralizar e deixar espaço para os elementos da edição. Além disso, não se esqueça de gravar o vídeo na vertical. Para fazer isso, utilize qualquer coisa a seu favor, como uma mesa, livros, caixas, etc. É importante que você possa olhar diretamente para a câmera e que você não utilize pessoas para gravar, visto que isso pode deixar a imagem instável.


    Nessa foto, podemos ver a centralização da pena usando as linhas de grade como referência para o enquadramento.

    3.     Ambiente

    O ambiente ao seu redor, ou o fundo do vídeo, são elementos importantes para a comunicação visual. É recomendado que o fundo do vídeo não seja bagunçado ou traga elementos que não tomem a atenção do que é principal (quem está falando ou elementos da edição). Também é importante que a cor da camisa seja diferente do ambiente.



    1. Áudio

    A qualidade de áudio é fundamental para um bom vídeo. Antes de entregar o vídeo, você precisa testar se a posição que você escolheu favorece a gravação de áudio. Se deu ruim, não se preocupe, existem algumas opções. Por exemplo, você pode

    1) Gravar o áudio com o próprio celular - essa opção pode resolver problemas relacionados a um áudio muito baixo com ou com muitos sons externos;

    2) Gravar o áudio com um fone de ouvido - nessa opção é necessário dar uma de ninja no fone. Nem sempre é possível esconder o fone completamente, mas quanto mais, melhor;

    3) Gravar o áudio com outro celular - Nessa opção, o outro celular precisa estar mais próximo de você do que o celular que está gravando e oculto no vídeo. Além de demandar mais um celular, você também precisará enviar ao editor os áudios com os cortes iguais ao do vídeo para que ele junte os dois.

    No entanto, independente da forma que você escolher, não esqueça de esperar 5 segundos antes de se mover para finalizar o vídeo. Isso é fundamental para a edição.

     

    Dicas especiais:

    ●      Utilize um aplicativo de prompt para facilitar sua fala. No Google Play tem um aplicativo chamado SpeechWay que possibilita que você coloque o roteiro/trechos do roteiro/palavras chaves/tópicos na tela da câmera, enquanto grava, para facilitar sua apresentação. Para ficar natural, coloque o balão de fala (o prompt) mais próximo da câmera, para que você possa ler ao mesmo tempo que olha em direção a câmera.

     

    Edição de vídeos

    Para te ajudar nesta etapa também, trouxemos sugestões de editores de vídeos e também de sites de músicas licenciadas.

    ●      Editores de vídeos: Inshot, Shotcut e Canva (Animotica);

    ●      Músicas licenciadas: Biblioteca de Músicas do YouTube, Dig CC Mixter, Vimeo Music Store.

     

    Se lembre de colocar os créditos no final do vídeo, indicando os envolvidos em cada etapa.

     

    Critérios de avaliação

    No Quadro 1 é apresentado os critérios de avaliação e suas respectivas pontuação que serão considerados para avaliar o vídeo.

     

    Quadro 1. Critérios de avaliação

    Itens

    Pontos

    Tempo de duração do vídeo foi atendido

    1,0

    Clareza na apresentação do tema

    2,0

    Criatividade na utilização de recursos narrativos e midiáticos

    2,0

    Apresentação dos resultados e sua aplicabilidade

    3,0

    Estabelecer relação entre o tema do artigo e a Psicologia do Desenvolvimento

    2,0

    Nota final

    10,0

    * O roteiro também será avaliado, mas será em outra fase.


    Segunda Avaliação

    Neste documento, será apresentado as instruções para a segunda avaliação da disciplina do PSA1301. Nele consta as instruções para a realização do trabalho, as orientações e os critérios de avaliação.

    Instruções do trabalho

    A proposta da segunda avaliação da disciplina é a construção de um ensaio que busque relacionar os conceitos da Teoria de Piaget e as pesquisas contemporâneas elencadas na primeira avaliação.

    Para fazer essa avaliação, uma equipe de duas a quatro pessoas terá que produzir um texto de 5 páginas utilizando o mesmo artigo que foi selecionado para produção da primeira avaliação. Cada texto deverá cumprir três tópicos:

    1.     Construção de conceitos da Epistemologia Genética: cada grupo deverá definir três conceitos principais que serão explorados nos textos. Estes conceitos devem ser definidos antes da data de entrega do trabalho final e devem ser enviados até dia 23 de maio para monitoriapsa1301@gmail.com. Este tópico deve ser explorado em até duas páginas.

    2.     Resumo do artigo selecionado: em somente uma página, a equipe terá que apresentar um resumo da pesquisa, explorando os principais pontos para compreensão e para dialogar com os conceitos selecionados.

    3.     Relação entre a pesquisa e os conceitos de Piaget: neste tópico, as equipes deverão apresentar, em até duas páginas, as convergências e divergências entre o artigo e os conceitos elencados.

     

    A nota máxima dessa avaliação é 10 pontos, sendo que este valor está distribuído em pesos diferentes. O primeiro tópico vale até 5 pontos, o segundo até 2 e o terceiro até 3 pontos.

    O trabalho deve ser enviado para o email monitoriapsa1301@gmail.com, em formato Word, até o dia 20 de junho de 2023. Para auxiliá-los, será realizado monitoria com cada grupo. Este encontro será agendado e terá a presença das monitoras e da professora Luciana.