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EDA0101 - Fundamentos Econômicos da Educação (2023)
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EDA
EDA0101-2023
Indice degli argomenti
Introduzione
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(24/03) Apresentação da disciplina e programa
Programa da disciplina
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(31/03) Linha de base da disciplina
MARSHALL, Thomas Humphrey. Os direitos sociais do século XX
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Vídeo
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(14/04) Palestra com Vitor Henrique Paro: “O Capital para Educadores ou para aprender e ensinar com gosto a teoria científica do valor”
Texto: Pitacos teóricos de Vitor Paro
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(28/04) O pensamento liberal e a educação: Adam Smith, John Stuart Mill e Alfred Marshall
Texto obrigatório: SMITH, Adam. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996.
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Texto recomendado: MATTOS, Laura Valladão de Mattos. Rumo a uma Sociedade Melhor: Uma Análise da Agenda de Reformas Econômicas de J. S. Mill. Estudos Econômicos, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 293-317. abr.–jun. 2008.
URL
Texto recomendado: MATTOS, Laura Valladão de Mattos. Alfred Marshall, o capitalismo e sua utopia social. Economia e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 3, p. 637-659, dez. 2011.
URL
Texto recomendado: Educação, qualificação, produtividade e crescimento econômico: a harmonia colocada em questão (LINS, 2011)
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Slides da aula
Cartella
(05/05) O fetichismo da mercadoria de Karl Marx.
Texto obrigatório: MARX, Karl. O fetichismo da mercadoria. In: O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996.
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Slides da aula
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Questões da prova 1
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Dicionário Marxista - Bottomore
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(19/05) A “‘revolução’ marginalista” e a resposta keynesiana.
Texto obrigatório: FONSECA, P. 1981. Clássicos, neoclássicos e keynesianos: uma tentativa de sistematização. Perspectiva Econômica. 11:35-64.
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Texto recomendado: Arthmar, R., Brady, M. E., & Salles, A. O. T.. (2010). Dos clássicos aos hereges: Keynes e a economia de seu tempo. Revista De Economia Contemporânea, 14(Rev. econ. contemp., 2010 14(2)), 359–393.
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Vale. Daniellen do. Controvérsias sobre o papel do Estado. Ipea: 2014 . Ano 10 . Edição 80
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(26/05) O Estado de bem-estar social keynesiano.
Texto obrigatório: SPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do welfare state. Lua Nova, n. 24, p. 85-116, set. 1991.
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Texto recomendado: MARSHALL, Thomas Humphrey. Os direitos sociais do século XX. In: Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967, p. 87-106.
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(02/06) A resposta neoliberal.
Texto obrigatório: ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, E.; GENTILI, P. (Orgs.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático, p. 9-23. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
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Texto recomendado: ANDRADE, Daniel Pereira. O que é o neoliberalismo? A renovação do debate nas ciências sociais. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v.34, n. 1, jan-abr 2019, p. 211-239.
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Texto recomendado: DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. Neoliberalismo e subjetivação capitalista. Revista O Olho da História, Bahia, n. 22, abr. 2012.
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Questões da prova 2
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Slides da aula
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Prova 1
Vespertino
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Noturno
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(16/06) A teoria do capital humano.
Texto obrigatório: Schultz, Theodore William. Capítulo 3: Investimentos em capital humano. In: O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971, p. 31-52.
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Texto recomendado: ARAÚJO, A.; SILVA NETTO JUNIOR, J. ; SIQUEIRA, L. Estrutura familiar e dinâmica educacional entre gerações. Revista Brasileira de Estudos de População, v. 39, p. e0192, 2022.
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Texto recomendado: BRESSER-PEREIRA, L. C.. DEPOIS DO CAPITALISMO, O GERENCIALISMO DEMOCRÁTICO. Revista de Administração de Empresas, v. 61, n. Rev. adm. empres., 2021 61(3), p. e0000–0012, 2021.
URL
(30/06) A teoria do Capital Humano, o Estado de Bem-Estar Social e o Neoliberalismo.
Texto obrigatório: MARTINS, André. Capítulo 4 - A nova agenda do capital humano: reformulações neoliberais. In: Do planejamento educacional à gestão por incentivos. Dissertação (Mestreado em Educação) – Faculdade de Educação, 2018.
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Making Schools Work
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Slides André
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