Aperçu des sections
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Oii pessoal, tudo bom?
Algumas explicações para facilitar as coisas:
Temos sempre duas datas das aulas, pois aqui temos a turma de quarta e quinta-feira, isso posibilita que caso você não consiga ir no seu dia de aula, pode ir no da outra turma! Só não esquece de avisar a profe, para assinar na sua lista certinho e ficar com presença.
Atestados: Eles não abonam uma falta, o que pode ocorrer, no caso do aluno não atingir a frequencia minima, é possibilitar que seja ofertado uma atividade para "compensar".
Grupo do Whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LilypewMoLDFJgLtI8R88b
Notas: Relatório Final (5 pts), Comentários (4 pts), Participação (1 pt) -
Informações da Disciplina
Cronograma de Aulas
Datas de entregas
Sugestões dos Artigos e Filmes
Sugestões de temas para estágio e pesquisa
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O encontro será realizado remotamente e o link para participação será enviado nas listas de e-mails das estudantes nos dias dos eventos, uma hora antes do horário de cada encontro.
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Aula 3 (29/03 ou 30/03): A função social da escola e o direito à educação. Educação e cidadania. A relação Estado-Sociedade na construção do direito à educação. Igualdade e diferenças: as diversidades nas políticas educacionais.
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QUARTA 12/4 – NÃO HAVERÁ AULA. PROFESSORA PARTICIPARÁ DO SEMINÁRIO OFENSIVAS ANTIGÊNERO NA AMÉRICA LATINA, A OCORRER NO RIO DE JANEIRO, PROMOVIDO PELO OBSERVATÓRIO DE SEXUALIDADE E POLÍTICA.
Marqué -
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Aula 5 (20/4 (quinta) ou 26/4 (quarta)): A expansão da educação básica no Brasil e o Plano Nacional de Educação. Metas e indicadores de cobertura na educação escolar.
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CARREIRA, Denise; SOUZA, Ana Lúcia Silva. Indicadores da Qualidade na Educação – Relações Raciais na Escola. Ação Educativa, Unicef, Seppir, MEC, 2014, p. 11-16.
CARREIRA, Denise. O lugar dos sujeitos brancos na luta antirracista. SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos. Dossíê Raça e Direitos Humanos: movendo estruturas. São Paulo, Conectas Direitos Humanos, v. 15, n.28, dez.2018.
Legislação de apoio:
BRASIL. CNE. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana. Brasília, MEC/SEPPIR, 2004.
Vídeo: Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar - https://relacoesraciais.acaoeducativa.org.br/material/video-educacao-e-relacoes-raciais-apostando-na-participacao-da-comunidade-
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A função pedagógica do Conselho Escolar (Curso de Formação de Conselheiros Escolares do Ministério da Educação) -https://www.youtube.com/watch?v=wMVKmerqc-M&ab_channel=AcervoEducaPlayPR
Gestão em Foco – Conselho Escolar: https://www.youtube.com/watch?v=gQM4NrMeBS4&ab_channel=AcervoEducaPlayPR
Leitura dramática Conselho de Classe, de Jô Bilac – Cena 3: https://www.youtube.com/watch?v=DRrpWHdfVQM
Vídeo: Monitoramento participativo De Olho nos Planos -https://deolhonosplanos.org.br/monitoramento-participativo/
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Aula 10 : Anos 90: reformas educativas na América Latina e no Brasil, em contexto de globalização, neoliberalismo e reforma do Estado e seus impactos nos dias de hoje.
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GINDIN, Julian. Sindicalismo dos trabalhadores em Educaçao: tendências políticas e organizacionais. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 48, 2013, Editora UFPR.
NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. São Paulo, Educação e Pesquisa vol. 25, n. 1, jan./jun. 1999.
SOUSA, Sandra M. Z. L. Avaliação e carreira do magistério: premiar o mérito?Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, jan./dez. 2008, p. 81-93.
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Aula 15 (12/7 ou 13/7): Seminário de apresentação de trabalhos: principais aprendizagens dos estágios e pesquisas.