Docente responsável -
Aulas ocorrem às terças-feiras, das 19h30min às 22h30min
Educação Especial - fundamentos, políticas e práticas escolares
Objetivos: Tendo como premissa o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças, esta disciplina tem como objetivos:
- Propiciar á/ao aluna/o conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial.
- Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de alunos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação.
- Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos/as com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
- Propiciar à/ao aluna/o contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.
Programa da disciplina: Princípios, conceitos e concepções do campo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; políticas educacionais, legislação brasileira e declarações internacionais; programas e ações de sistemas de ensino brasileiro para o atendimento educacional especializado; práticas pedagógicas, formação do/a professor/a e atuação do/a professor/a especializado em diferentes formas de atendimento educacional.
Dinâmica de trabalho: aulas expositivas dialogadas, socialização de trabalhos e discussões acerca dos conteúdos a partir de leituras prévias e projeção/apreciação de vídeos, áudios, imagens, seguidos de debates.
Critérios de Avaliação: a avaliação será processual e contínua. A exigência legal é de 75% de presença, o que significa presença em 11 das 15 aulas.
Avaliação:
Práticas com componentes curriculares: 20h
- Levantamentos bibliográficos extraclasse de produções a respeito de temas desenvolvidos na disciplina (5h)
- Assistência a um filme Sugestões disponíveis aqui (5h)
- Pesquisa sobre recursos didáticos existentes na unidade educacional (na sala de recursos multifuncionais e/ou na classe comum) e outros disponíveis no mercado (objetivo, indicações de uso, fabricante, preço) (10h)