Aperçu des sections

  • Section 1

  • Section 2

    Conceituação e caracterização da aprendizagem - 28/03

  • Section 3

  • Section 4

    Aprendizagem por reestruturação - 18/04

  • Section 5

    Proposta de síntese: aprendizagem implícita e explícita - 25/04
  • Section 6

    Aula em 02/05 - Organização dos grupos e temas contemporâneos em Psicologia da Aprendizagem, que serão apresentados entre as aulas 10, 11 e 12.  

    • Boa tarde, turma! 

      Por gentileza, preencham na planilha disponível no link abaixo o nome completo dos componentes dos grupo de trabalho:

      https://docs.google.com/spreadsheets/d/1WSukJJZVYzSznm6biSA8L2r6pzQtezzWGUzxMLpP_3A/edit?usp=sharing

      Boa preparação, bons trabalhos, pessoal! 

      Se precisarem de alguma ajuda, nos procurem. 😉

  • Section 7

    Aprendizagem: o papel da hereditariedade e ambiente - 09/05

  • Section 8

     O papel da afetividade e da cognição na aprendizagem 16/05

  • Section 9

    A natureza do conhecimento cotidiano, escolar e científico 26/05

  • Section 10

    Apresentação Seminários - 30/05
    Temas contemporâneos em Psicologia da Aprendizagem 

    Grupo Tema Artigo base

    G13 22 ALMEIDA, Leandro da Silva; MIRANDA, Lúcia  e  GUISANDE, María Adelina. Atribuições causais para o sucesso e fracasso escolares. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2008, vol.25, n.2, pp. 169-176. 
    G9 57 Marisa Cosenza Rodrigues; Jaqueline Pereira Dias; Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas Resolução de problemas interpessoais: promovendo o desenvolvimento sociocognitivo na escola. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 15, n. 4, p. 831-839, out./dez. 2010.
    G4 76 Maltoni, J., Palma, P. de C., & Neufeld, C. B. (2019). Sintomas ansiosos e depressivos em universitários brasileiros. Psico, 50(1), e29213. 
    G5 86 Batista, G. de A., Silva, T. N. da ., Oliveira, M. R. de ., Diniz, P. R. B., Lopes, S. S., & Oliveira, L. M. F. T. de .. (2018). Associação entre a percepção da qualidade do sono e a assimilação do conteúdo abordado em sala de aula. Revista Paulista De Pediatria, 36(3), 315–321. 

  • Section 11

    Apresentação Seminários - 06/06
    Temas contemporâneos em Psicologia da Aprendizagem 

    06/06/2023
    Grupo Tema Artigo base
    G7 42 Vales, Lucas Duarte Ferreira Manhas dos, Fukuda, Marisa Tomoe Hebihara and Almeida, Sebastião Sousa Effects of acute stress on learning and memory processes of malnourished rats.Psicol. Reflex. Crit., Dec 2014, vol.27, no.4, p.784-793. 
    G10 56 Rosângela Gabriel; José Morais; Régine Kolinsky (2011). A aprendizagem da leitura e suas implicações sobre a memória e a cognição. Creative Commons 
    G2 36 Silva, Giselli Mara da. O processo de ensino-aprendizagem da leitura em uma turma de alunos surdos: uma análise das interações mediadas pela Libras. Rev. bras. linguist. apl., Dez 2014, vol.14, no.4, p.905-933. 
    G11 21 JOU, Graciela Inchausti de  e  SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2006, vol.19, n.2, pp. 177-185. doi: 10.1590/S0102-79722006000200003.
    G12 83 Pacheco, L. P., & Hübner, L. C. (2022). Qual é a relação entre o poder das fake news e o nível de compreensão profunda da leitura?. Signo, 47(90), 26-37. 

  • Section 12

    Apresentação Seminários - 13/06
    Temas contemporâneos em Psicologia da Aprendizagem 

    Grupo Tema Artigo base
    G1 68

    Osti, A. & Brenelli, R. P. (2019). Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, Bragança Paulista, 18(3), 417-426 

    G3 80 Juscislayne Bianca Tavares de Morais e Maria D'alva Macedo Ferreira (2019). Os desafios na escolarização de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida. Revista de Políticas Públicas UFMA, 23 (2), 621-639 
    G6 33 Moura, Raissa Gomes Fonseca et al. Prevalência dos fatores instrínsecos e extrínsecos do processo de aprendizagem em crianças com epilepsia. Rev. CEFAC, Abr 2014, vol.16, no.2, p.472-478
    G8 72 MEDAETS, Chantal. Crianças na economia familiar do Baixo-Tapajós (Pará): Ajudar, aprender, “se acostumar”. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.411-430. 

    • Icône Devoir
      Apresentações dos seminários - Grupos 1 a 14 Devoir
      Non disponible à moins que : Vous soyez membre de T-PSA1200-2023101
  • Section 13

    Fechamento da disciplina - 27/06

    Auto-avaliação e resolução de dúvidas.

  • Section 14

    Prova individual - 04/07
    Conteúdo: aulas e seminários

  • Section 15

    RECUPERAÇÃO - A combinar, conforme calendário do semestre.