Programação
-
-
Prezados alunos e alunas
Informo que as notas serão disponibilizadas até o dia 21/07/2023.
Entre os dias 22/07 a 26/07/2023 serão realizadas as avaliações de recuperação do 1º semestre.
Atenciosamente
Joana
-
-
Olá alunas e alunos
Para a próxima aula pesquisem diferentes mitos sobre a origem do mundo, do conhecimento e da técnica.
Passeiem por vários povos, culturas e territorialidades.
Anotem os aspectos principais para conversarmos em sala e aula.
Ótima atividade!
-
Avaliação 1 _ Produção de Vídeo Tarefa
Considerando os conteúdos abordados na aula sobre teorias raciais, convido-os a produzirem um pequeno vídeo que destaque os impactos das teorias raciais no Brasil.
Organizados em grupo vocês deverão buscar fontes diversas para construírem um texto apresentando os principais impactos das teorias raciais no Brasil. O texto deverá ser narrado pelos integrantes do grupo, tendo como pano de fundo imagens variadas. O objetivo é construir um pequeno vídeo sobre o tema proposto. O tempo sugerido é de no máximo dez minutos.
O vídeo deverá ser postado no campo específico à atividade no edisciplina por todos os integrantes do grupo até o dia 09 de julho de 2023.
Qualquer dúvida poderá ser enviada ao e-mail joanadarcoliveira@usp.br
-
-
-
Olá alunos e alunas
Para a aula do dia 13 de abril, vamos analisar o texto de P. Descola, outras naturezas, outras culturas. Não deixem de ler.
Abraços
-
-
-
Segundo o historiador Jefferson Evandro Machado Ramos (1994), dentre as invenções que marcaram a Idade Média, ele destacou algumas na listagem abaixo. Como exercício, solicito que vocês confiram a listagem, apontando a data e o nome do responsável pela invenção, conferindo também, se elas são fruto da Idade Média.
- Óculos
- Relógio mecânico.
- Guindaste para uso em porto.
- Guindaste portuário flutuante.
- Ferradura para cavalos.
- Imprensa (impressão por tipos móveis), criada por Johannes Gutenberg no século XV.
- Técnicas arquitetônicas para construção de castelos e igrejas.
- Técnica de pintura a óleo.
- Arado pesado (puxado por bois).
- Relógio de areia.
- Alto forno (usado em metalurgia)
- Poço artesiano.
- Sistema de aquecimento central.
- Compasso astronômico.
- Compasso seco (usado como sistema de orientação em navegação).
- Marca d’água em papel (para evitar falsificações).
- Universidade
- Tear horizontal
- Botão de camisa
- Estribo (aro de metal usado para segurar os pés do cavaleiro).
- Jogo de xadrez
- Espelho
- Colher e garfo
- Imã
- Ratoeira
- Sabonete pastoso (semilíquido).
- Armas e instrumentos de guerra: armadura metálica, canhão, balista e arbalesta.
- Carrinho de mão
- Jogo de cartas
- Vitrais usados em igrejas.
- Sistema agrícola de rotação de culturas.
- Banco e sistema bancário (na final da Idade Média)
- Caravela (embarcação de fundamental importância na época das Grandes Expansões Marítimas).
-
-
Boa Ventura de Souza Santos
-