Programação
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Notícias e avisos
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Coloque aqui o seu portfólio se ele foi elaborado de forma digital.
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Poste aqui seu portfólio até dia 14/07/2023.
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Aqui vocês vão encontrar as orientação para a elaboração do relatório de campo.
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Coloquem aquios relatórios de campo: apenas 1 integrante do grupo precisa postar a atividade.
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Consulte também.
ROSA, Vitor; SORRENTINO, Marcos; RAYMUNDO, Maria Henriqueta Andrade. (Coords.) Dossiê sobre o desmonte das políticas públicas de educação ambiental na gestão do governo federal: 2019-2022. Brasília: EAResiste, 2022 [ISBN 9786500414943].
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Ver Fazer um envio
Aqui vocês deverão postar as resenhas de dois texto escolhidos, dentre os que estão no programa da disciplina (texto de leitura obrigatório).
Escolha 2 textos e faça uma resenha crítica para cada um deles. Cada resenha deverá ser entregue na data especificada.
Leia as instruções sobre Resenha Crítica.
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Aqui estão os documentos que devem ser lidos e preenchidos para que vocês possam participar das aulas de campo no IGc.
Peço que tragam a ficha de informações de saúde, a declaração e a carteira de emergência devida preenchidas antes da 1a aula de campo.
Para quem já preencheu e entregou na Seção de Graduação, vale a pena relembrar o protocolo e verificar se está com a carteira de emergência.
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Apresentação da disciplina. Apresentação do E-disciplinas- Moodle e informações sobre o programa da disciplina. Resenhas, avaliações, portfólio e projetos.
Percepções sobre meio ambiente e as diferentes visões de Educação Ambiental. Reflexões sobre ambiente e natureza.
Objetivos de aprendizagem:
- Conhecer as concepções de meio ambiente do grupo
- Refletir sobre as concepções de meio ambiente do grupo
- Compreender que há diferentes concepções de meio ambiente presentes na sociedade
- Ouvir os colegas, suas experiências, vivências e seus relatos
- Interagir com os colegas
- Compreender o trabalho em grupo
Faça um desenho que represente sua percepção de meio ambiente.
Como você percebe o meio ambiente?
Na sua percepção há ligação entre meio ambiente e cultura?
Compare a sua resposta com a dos colegas ao lado. As visões são parecidas? Quais desenhos se assemelham? No que se diferem?
Qual a visão predominante de meio ambiente na classe?
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Concepções sobre meio ambiente e as diferentes visões de Educação Ambiental
Texto para leitura: SATO, M.; SILVA, R., JABER, M. Educação Ambiental – tessituras de esperanças. Capítulo 1.
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Objetivos de Aprendizagem:
- Conhecer as diferentes visões de natureza ao longo da histórica;
- Compreender as relações da sociedade e natureza e como ela foi mudando ao longo do tempo;- Refletir sobre a relação atual sociedade-natureza;- Entender o papel da mídia na disseminação de ideias e conceitos sobre natureza;- Discutir conhecimentos, valores éticos e ações ligadas ao ambiente.Nesta aula discutiremos as diferentes visões de natureza e meio ambiente, a partir da leitura dos textos indicados nas leituras complementares e assistindo a trechos de filmes comerciais. Abordaremos o papel da mídia na divulgação das concepções de ambiente e natureza para compreender que existem diferentes visões e que as relações sociedade e ambiente foram se alterando ao longo do tempo histórico.
Façam a leitura prévia do artigo:
Atividades:
1) Análise de trechos dos filmes:
Noé (filme épico norte-americano de 2014, dirigido por Darren Aronofsky, conta a história bíblica de Noé e a construção da Arca, no período do dilúvio)
10.000 AC (filme norte-americano, de 2008, que conta a história das civilizações e tribos antigas - dirigido por Roland Emmerich).
Avatar (filme de ficção científica norte americanos, de 2009, dirigido por James Cameron. O enredo é localizado no ano 2154 e é baseado em um conflito em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três planetas gasosos fictícios que orbitam o sistema Alpha Centaur. Em Pandora, os colonizadores humanos e os Na'vi, nativos humanoides, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa.
WALL-E (é um filme de animação americano de 2008 produzido pela Pixar Animation Studios e dirigido por Andrew Stanton. A história segue um robô chamado WALL-E, criado no ano de 2100 para limpar a Terra coberta por lixo.) No ano de 2805, a Terra virou um depósito gigante de lixo, com recursos naturais esgotados e sem condições para vida humana, como o resultado de décadas de consumismo em massa. Seu último habitante, Wall – E é um robô compactador de resíduos.
Das-Rad - é um filme de animação alemão escrito e dirigido por Chris Stenner, Arvid Uibel e Heidi Wittlinger, de 2003. 9 minutos.
O HOMEM – (Steve Cutts) 4:00-
Leitura complementar:
CARVALHO, I.C.M. Contemplando os aspectos históricos da construção da relação sociedade-natureza. Livro Educação Ambiental: a formação do Sujeito Ecológico. PARTE 1– Capítulo III. 2004.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. Companhia das Letras. 2019.
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Texto 1 (Leitura obrigatória): FERREIRA, J.G. Ambiente e sociedade. Contingência e resposta à crise ambiental. Capítulo 1. p. 15-40. (In: FERREIRA, J.G.; FIGUEIREDO, F.F.; SILVEIRA, R.M.C. Socioeconomia do Meio Ambiente e Política Ambiental. 1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022.
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Objetivos de aprendizagem:
•Conhecer as causas históricas e principais eventos do Movimento Ambientalista em âmbito internacional e nacional;•Relacionar o Movimento Ambientalista com outros temas;•Refletir sobre a importância histórica do Movimento Ambientalista e suas implicações para a Educação Ambiental;•Discutir e Sintetizar informações relacionadas ao tema da aula.A leitura do texto de Silva (2015). Reflexões acerca do ambientalismo: as Conferências Oficiais da ONU no Brasil nos deu um panorama das conferências sobre Meio Ambiente e os desafios que dela decorreram nas últimas décadas. As duas leituras recomendadas oferecem uma noção mais aprofundada do movimento ambientalista.
Leitura complementar:
LOUREIRO, C.F.B. (2003) - Capítulo 2 – O Ambientalismo. In: O Movimento Ambientalista e o pensamento crítico – uma abordagem política. Ed. Quartet - Rio de Janeiro. 2003.
SATO, M. et al. 2018. Capítulo 2 do Livro - Educação Ambiental - Tessituras de Esperanças - . EdUFMT. p. 28-42.
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Silva, Ana Carolina Aguerri Borges da (2015) Reflexões acerca do ambientalismo: as Conferências Oficiais da ONU no Brasil. In: Loureiro, C.F.B. et al (2015). Pensamento ambientalista numa sociedade em crise. NUPEM/UFRJ.Macaé, RJ. Páginas:19-36.
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Nesta aula abordaremos as políticas de EA no Brasil e a sua institucionalização.
Lei 9597/99 – Política Nacional de Educação Ambiental e Diretrizes Nacionais Curriculares para a Educação Ambiental.
Objetivos de aprendizagem:
- compreender a institucionalização da EA por meio de políticas públicas
- conhecer e discutir a PNEA e o PRONEA
- conhecer os projetos e programas de governo de EA
- sintetizar os principais conhecimentos sobre as políticas de EA
Leitura complementar:
Sorrentino, M.; Trajber, R.; Mendonça P.; Ferraro Junior, L.A. Educação ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 285-299, maio/ago. 2005
Programa Nacional de Educação Ambiental - ProNEA
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Objetivos de Aprendizagem:
- conhecer e compreender os principais documentos relacionados à Educação Ambiental;
- conhecer o processo histórico de construção dos documentos relacionados à Educação Ambiental;- conhecer as principais conferências ambientais e de educação ambiental em âmbito mundial e nacional;
- compreender os princípios e fundamentos da Educação Ambiental;
- discutir os documentos base da Educação Ambiental;- comparar as propostas presentes nos documentos por meio de seus princípios e objetivos
Apresentação dos Seminários-
Os documentos a serem estudados compreendem as principais contribuições ao campo da Educação Ambiental, compondo o histórico dos princípios e fundamentos elaborados para esta área, desde a década de 1970.
A atividade desta semana será a preparação de uma apresentação (pode ser feito de qualquer forma e com qualquer programa ou aplicativo), em grupos de estudantes.
Tempo de apresentação de no máximo 20 minutos.
Cada documento será estudado pelos grupos que fará a sua apresentação para a classe, sintetizando os principais aspectos contidos em cada um deles.
Cada grupo contém 3 ou 4 participantes e todos deverão participar da apresentação.
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Aula 6 - 04/05 - Principais documentos relacionados à Educação Ambiental - Apresentação dos seminários
Nesta aula os grupos apresentarão os documentos das Conferências sobre Meio Ambiente e Educação Ambiental.
O tempo de apresentação será de no máximo 20 minutos.
Coloquem os arquivos de apresentação no local indicado.
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Objetivos de Aprendizagem:
- discutir as diferentes correntes de educação ambiental;
- refletir sobre a própria concepção de educação ambiental;
- ampliar as concepções de educação ambiental.
(Texto 4: Leitura obrigatória): Sauvé, L. (2005) Cartografia das Correntes de Educação Ambiental In: SATO, M. e CARVALHO, I.C.M. (Org.) Educação Ambiental - pesquisa e desafios. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. v. 1. 232 p.
(Texto 5: Leitura obrigatória) LAYRARGUES, P.P & LIMA, G.F.C. (2014) As Macrotendências Político-Pedagógicas da Educação Ambiental Brasileira. Ambiente & Sociedade n São Paulo v. XVII, n. 1 n p. 23-40 n jan.-mar. 2014.
A atividade desta semana consiste em rever os conceitos de EA nos desenhos feitos por vocês na primeira aula. Com base nos dois textos lidos, vamos analisar seu desenho. Procurem, com base na categorização Sauv{e (2005), Silva (2007) e Layrargues e Lima (2014) classificar o seu desenho segundo as categorias. Justifique a sua escolha. Os desenhos estão disponíveis no arquivo abaixo.
Os alunos que não fizeram o desenho, podem escolher um desenho qualquer do arquivo.
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Esta tabela , elaborada por Silva (2010) representa as três categorizações de EA. Assim como em Layrargues e Lima (2014), a autora apresenta as características de cada tipo, sugerindo uma forma de análise para projetos e programas de EA.
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Ecopedagogia ou Pedagogia da Terra
Nesta aula vamos discutir e aprender mais sobre uma das correntes de educação ambiental.
De forma a promover um conhecimento mais aprofundado, recomenda-se a leitura de um dos artigos:
Texto 1: GADOTTI, M. (2001) Pedagogia da terra: Ecopedagogia e educação sustentável. CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. Capítulo de livro. 53 p.
Texto 2: GADOTTI, M. (2005) Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade. Revista Lusófona de Educação, 2005, 6, 15-29
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Educação Ambiental Crítica
Texto 6 (Leitura obrigatória): ARRAIS, A.A.M; BIZERRIL, M.X.A. A Educação Ambiental Crítica e o pensamento freireano: tecendo possibilidades de enfrentamento e resistência frente ao retrocesso estabelecido no contexto brasileiro. Revista Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Rio Grande, v. 37, n. 1, p. 145-165, jan/abr. 2020.
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Nesta aula retomaremos as discussões sobre o World Cafe, com a colheita dos dados. Em seguida vamos tabalhar a perspectiva crítica da Educação Ambiental, com a elaboração de um relato de experiência e de materiais a partir da aula de campo em Bertioga.
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Objetivos de Aprendizagem
- Compreender os conceitos de participação e pertencimento
- Relacionar os conceitos com valores e ações participativas da Educação Ambiental
- Conhecer metodologias participativas para Educação Ambiental
(Texto 7: Leitura obrigatória): JACOBI, P.R. (Participação) – pg 229-236
(Texto 8: Leitura obrigatória): MOURÃO SÁ, L. (Pertencimento) – pg 245-256.
Textos do livro Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores (BRASIL/MMA, 2005).
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Aula 13 - 21/06 Educação para a Redução de Riscos de Desastres – Palestra com Patrícia Matsuo (CEMADEN)
Leitura complementar: MATSUO, P.M.; SILVA, R.L.F. (2021). Desastres no Brasil? Práticas e abordagens em educação em redução de riscos e desastres. DOSSIÊ – Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e78161. -
Leitura de um dos textos abaixo como preparação para a aula.
Objetivos de Aprendizagem:
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Para esta aula, escolha um dos textos indicados para leitura.
Faremos as discussões sobre os temas em sala.
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