Topic outline


    • 1) Identificação dos diferentes espaços públicos de atenção à pessoa com deficiência e dos serviços educativos públicos que atendem ao público-alvo da educação especial;

      2) Mapeamento dos espaços e serviços em um determinado território;

      3) Reconhecimento da unidade educacional e da turma em que se realizará o estágio;

      4) Estabelecimento do projeto de estágio com base no currículo desenvolvido pela professora regente com a turma;

      5) Identificação das demandas por acessibilidade e elaboração de recurso didático;

      6) Elaboração de relatório e devolutiva sobre o estágio para a unidade educacional.

      Locais de estágio

      O estágio em docência deve ocorrer, necessariamente, em equipamentos do sistema educacional público ou no setor educativo de museus que trabalhem na perspectiva da educação inclusiva. 

      Não são aceitos estágios em instituições privadas ou sem fins lucrativos e/ou em instituições que realizem educação segregada (classes ou escolas especiais). 

      Os estágios podem ocorrer em qualquer na educação infantil, fundamental ou ensino médio, bem como em centros de educação de jovens e adultos, escolas bilíngues para surdas/os, escolas quilombolas do campo ou indígenas. 

      Para fins de Relatório de Estágio, discussões sobre caracterização do território, da unidade educacional, bem como levantamento bibliográfico, poderão ser desenvolvidas individualmente ou até em trios. Entretanto, a elaboração e a redação da articulação entre tais elementos e a experiência de acompanhamento do percurso escolar da turma acompanhada durante o estágio são, necessariamente, registros individuais. 

      Distribuição do tempo de estágio  

      2 horas - busca e definição de local de estágio

      3 horas - aproximação e mapeamento do território

      5 horas - visitas a equipamentos de atenção à pessoa com deficiência no território

      10 horas - apropriação da documentação pedagógica da unidade educacional e das estudantes público-alvo da educação na unidade

      5 horas - contato com o equipamento responsável pela organização da educação especial na rede de ensino 

      20 - contato com turmas, docentes e demais educadoras da unidade educacional

      5 - busca de literatura para subsidiar articulações teórico-práticas

      10 horas - elaboração das análises e confecção do relatório

      O relatório deve ser elaborado em arquivo google docs compartilhado  pela docente com cada estudante. 

      Avaliação

      Síntese, expressa numa escala numérica de 0 (zero) a 10 (dez), obtida em avaliação contínua sobre a participação do/a aluno/a em orientações de estágio e produção de relatório de estágio.


      Roteiro

      • Busca do local de estágio e aceite da unidade educacional
      • Mapeamento da rede de proteção social que envolve pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no entorno da unidade educacional;
      • Visita a equipamento responsável pela gestão da educação especial na rede. 
      • Caracterização da escola 
      • Caracterização do serviço de educação especial
      • Levantamento da literatura e de legislação sobre os aspectos de acessibilidade relacionados à turma acompanhada durante o estágio
      • Estudo de barreiras, elaboração e experimentação do recurso didático na unidade educacional
      • Registro contínuo das atividades e reflexões teórico-práticas em relatório. 

      Datas dos encontros 
      22/03/2023
      29/03/2023
      12/04/2023
      26/04/2023
      10/05/2023
      24/05/2023
      07/06/2023
      21/06/2023