Programação

  • Aula 2 EE - 21-03-2023 - Conquista de direitos

    Os objetivos da aula são: conhecer a história da constituição dos direitos das pessoas com deficiência, discutir a concepção de educação como direito humano.

    Atividade:

    Considerando o vídeo e os dois textos de apoio à aula, reflita e faça anotações para nortear a discussão na aula sobre: educação como direito humano e direitos das pessoas com deficiência como conquistas. Não é atividade para entrega e sim para subsidiar as discussões em aula.

    Vídeo:

    Café Filosófico com Isabel Mayor. 

    Textos:

    DHESCA. Direito humano à educação. São Paulo: DHESCA e Ação Educativa, 2011. 

    MAIOR, I. M. M. L. Movimento político das pessoas com deficiência: reflexões sobre a conquista de direito. Inc. Soc., Brasília, DF, v. 10 nº 2, p. 28-36, jan./jun. 2017. 

    Referências complementares

    Texto:

    LANNA JÚNIOR, M. M. História do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil.  Brasília: Secretaria de Direitos Humanos. Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010.

    Artigos não utilizados em 2023-2:

    BRASIL, Guilherme Maciulevicius Mungo; URQUIZA, Antonio Hilario Aguilera. O que são direitos humanos? Uma proposta de alteridade, Pluralismo, interculturalidade e descolonialidade. Revista Videre, Dourados, v. 12, n. 24, , maio/ago., 2020. 

    CALIXTO, Angela Jank; AMORIM, Renata Alves. Controle de convencionalidade e ativismo judicial: o papel do Judiciário como garantidor de direitos humanos. Revista Videre, Dourados, v. 12, n. 23, p. 36 a 59, jan./abr., 2020. 

    Vídeo: 

    História do Movimento Político das Pessoas com Deficiência no Brasil