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  • 4801700 - Educação Especial - Fundamentos, Políticas e Práticas Escolares (2023)

    Docente: Rosângela Gavioli Prieto

    Objetivos: 

    Tendo como premissa o direito de todos à educação escolar, com garantia de acesso e permanência a um ensino de qualidade que respeite as diferenças, esta disciplina tem como objetivos:

    - Propiciar à/ao estudante conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial.

    - Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação.

    - Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de estudantes com deficiência, TGD e altas habilidades ou superdotação.

    - Propiciar à/ao estudante contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.

    Programa da disciplina: 
    Princípios, conceitos e concepções do campo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva; políticas educacionais, legislação brasileira e declarações internacionais; planos, programas e ações de sistemas de ensino brasileiro para o atendimento educacional especializado; práticas pedagógicas, formação da/o professora/or e atuação da/o professora/or especializada/o em diferentes formas de provimento do atendimento educacional especializado. 

    Dinâmica de trabalho: 

    Aulas expositivas dialogadas, socialização de trabalhos e discussões acerca dos conteúdos a partir de leituras prévias e projeção/apreciação de vídeos, áudios, imagens, seguidos de debates.

    Critérios de Avaliação: 

    A avaliação será processual e contínua. 

    A aprovação na disciplina tem dois critérios: presença e desempenho nas atividades realizadas.

    A exigência legal é de 73% de presença, o que significa presença obrigatória em 11 das 15 aulas.

    Os instrumentos utilizados para a avaliação serão os seguintes:  1) desenvolvimento de cinco atividades escritas distribuídas ao longo do semestre (com nota máxima 5.0). O critério central para sua avaliação é atender ao(s) objetivo(s) propostos na atividade. Devem ser realizadas individualmente e terão o prazo de uma semana para sua postagem no ambiente virtual de aprendizagem (AVA); e 2) leitura na íntegra do livro: Educação inclusiva de bolso: os desafios de não deixar ninguém para trás (Liliane Garcez e Gabriela Ikeda) e elaboração do trabalho com quatro ideias centrais de um dos cinco capítulos previamente atribuídos a cada grupo de estudantes, incrementada com a sua fundamentação e apresentação em aula.

    Práticas com componentes curriculares (PCC): 

    A realização de atividades abaixo arroladas corresponderá a 20h:

    - Levantamentos bibliográficos extraclasse de produções a respeito de temas desenvolvidos na disciplina

    - Assistência a um filme que aborde a temática pessoa com deficiência

    - Pesquisa sobre recursos didáticos existentes na unidade educacional (na sala de recursos multifuncionais e/ou na classe comum e em outros espaços - biblioteca, aulas de educação física, por exemplo) e outros disponíveis no mercado (objetivo, indicações de uso, fabricante, preço)